Comprar imóveis na planta: quais os cuidados?

Se você está em busca de imóveis para comprar, seja ele uma casa ou apartamento, a ideia de comprar um ainda na planta já deve ter passado pela sua cabeça, não é?

Isso é completamente comum, pois adquirir um local para chamar de seu é o sonho de muitos brasileiros, e em meio a essa empolgação você pode deixar alguns detalhes passarem. 

Por isso preparamos esse post, com tudo o que você deve saber antes de tomar a decisão de adquirir um imóvel na planta. Continue lendo! 

Antes de mais nada, é preciso definir um objetivo

Você deve analisar com cuidado se o imóvel é o que realmente você procura, um imóvel na planta é um investimento tão grande quanto um apartamento ou casa já prontos para morar. Se você está pretendendo morar com sua família, verifique se a região é segura, se há escolas, hospitais e outros serviços básicos para que você tenha mais praticidade, conforto e qualidade de vida. 

Hora de analisar a planta

Verifique o formato da planta e o compare com outros projetos da construtora, observe como estão distribuídos os cômodos e a posição do imóvel em relação ao sol, pois esse é ponto que pode te fazer economizar energia elétrica. Leve em consideração os pontos de gás e eletricidade, que em possíveis reformas eles serão pontos de atenção. 

Pesquise sobre a construtora 

Esse é um passo básico para quem está em busca de imóveis na planta. É de fato vasculhar o passado da empresa, identificando se houve falhas em outros empreendimentos, e isso você pode fazer facilmente com a ajuda da internet. Em sites como o Reclame Aqui ou Procon você terá acesso a reclamações e nas redes sociais você consegue verificar se existem menções negativas sobre a construtora.

Outra dica é conversar com compradores antigos para ver o que eles têm a dizer sobre a construção dos imóveis, atrasos ou falhas na obra, por exemplo.  

Pendências com a Prefeitura 

Ainda no assunto sobre a construtora do imóvel, um detalhe muito importante é descobrir se a planta do projeto foi aprovada ou não pela prefeitura da sua cidade, pois dependendo da situação pode ser que ele nem saia do papel e você fique com o prejuízo. 

Há muitos corretores que estão mais preocupados em vender os imóveis e acabam não dando detalhes sobre o andamento do projeto, e isso pode se tornar um problema. Por isso, todo cuidado é pouco!

Vá até a prefeitura e além de se certificar de que o projeto está aprovado, veja se o terreno está sujeito a contaminação, ou se a prefeitura tem planos de desapropriação. Pois, mesmo que o empreendimento seja erguido esses fatores podem desvalorizar o imóvel e comprometer uma venda posterior. 

Documentação

Não tem como fugir da burocracia porque ela é a melhor maneira de se certificar dos seus direitos de compra de um imóvel, nossa dica é ter em mãos tudo o que for necessário judicialmente para estar preparado caso haja algum problema, pois tendo os documentos que comprovam a negociação tudo fica mais fácil. 

Para isso, peça sempre uma cópia do memorial de incorporação da obra, onde você encontra todos os itens minuciosos do projeto. Também tenha a prova de propriedade do terreno, o cálculo exato da área do imóvel, o registro do projeto no cartório e o documento que comprova a aprovação da prefeitura. 

Visite a obra 

Decidido a compra do imóvel na planta, quando as obras começarem você não deve fingir que nada está acontecendo! Para garantir que o resultado saia exatamente como no projeto, você deve acompanhar o andamento. Visitas à obra são de suma importância para verificar que tudo está saindo de acordo com o que foi estipulado, nas mesmas dimensões e metragens descritas. 

Fazer esse tipo de vistoria dá margem para saber o tempo de entrega, se haverá atrasos ou qualquer outro problema que comprometa os seus planos. 

Não dependa da entrega do imóvel

É muito comum fazer planos a longo prazo mas, não condicione a entrega do imóvel a outros planos que você tenha. 

Pense nas coisas separadamente, se pretende mudar de emprego, casar ou investir seu dinheiro, tente distanciar esses planejamentos da entrega do imóvel. O que você deve fazer é se antecipar aos riscos de uma obra, que pode ser influenciada por diversos eventos e acabar atrasando. 

Nossa última dica para quem quer comprar imóveis na planta é: guarde os folhetos de propaganda obra! Pois caso haja discrepâncias no valor depois de construído, ou comecem cobranças indevidas, você terá provas em mãos. 

O que achou das nossas dicas sobre comprar imóveis na planta? Conte para a gente nos comentários, e se tiverem dúvidas deixem aqui embaixo também! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *