Como tornar o seu e-commerce personalizado e atrair o público correto?

A pandemia de coronavírus potencializou o e-commerce. Os hábitos de consumo migraram para o on-line por conta do isolamento social.

Com tanta concorrência, como fazer a gestão do sistema do seu comércio virtual se tornar mais eficiente e elaborar marketing para atrair o público certo? Aqui, você verá como isto funciona!

Para se ter uma ideia, o faturamento do e-commerce brasileiro aumentou 81% em abril, e o cenário é bastante otimista em 2020.

 

Durante a quarentena, as vendas on-line se tornaram a única fonte de receita de muitos negócios. De acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce ganhou mais de quatro milhões de novos consumidores. 

Isso mostra a expansão do e-commerce por conta da pandemia e reforça a expectativa de que, mesmo no pós-pandemia, as compras on-line continuem em alta.  Por isso, confira as nossas dicas para personalizar o seu e-commerce e atrair o público certo:

Defina a sua persona e personalize o seu e-commerce

A melhor maneira de personalizar o seu e-commerce é pesquisar e definir a sua persona. Quem é o seu cliente ideal? Faça uma pesquisa de mercado, avalie os concorrentes e o público do seu segmento para determinar qual é a sua clientela em potencial no ramo. 

Assim, você pode definir a sua persona. Este termo representa a personificação do cliente ideal do seu negócio. Formatando a sua persona, você terá uma série de informações importantes para usar como base na definição de linguagem, abordagem e identidade visual para deixar o seu e-commerce personalizado. 

Monte uma estrutura de e-commerce funcional 

Não é preciso montar uma estrutura de e-commerce gigante se a sua empresa ainda não possui essa capacidade. Procure por soluções funcionais e escaláveis. Sistemas de gestão e plataformas na nuvem são ótimas opções para começar a vender pela internet. 

Soluções escaláveis são a melhor opção para quem está buscando um bom custo-benefício. Assim, você não precisa montar uma estrutura gigante, sendo que o seu público ainda é pequeno. Dependendo do seu caso, apostar em vendas pelo WhatsApp, Instagram ou por meio de marketplaces também pode ser uma excelente opção. 

Fortaleça canais de comunicação virtual 

Com as compras on-line em alta, é preciso fortalecer os canais de comunicação virtuais do seu negócio. Onde sua persona está? Pesquise sobre as redes sociais mais acessadas pelos seus clientes em potencial e fortaleça o seu negócio nestes sites. 

Dessa forma, você estará no lugar certo e poderá utilizar das informações sobre a sua persona para atrair uma audiência cada vez maior. A presença nas redes sociais e a criação de conteúdo para ranqueamento no Google são fundamentais para conquistar mais clientela e aumentar a sua taxa de conversão. 

Faça ações promocionais 

Muitas pessoas estão economizando por conta da pandemia. Alguns porque perderam o emprego ou tiveram cortes consideráveis em sua renda mensal, outros porque preferem se resguardar nesse momento de incerteza. Então, para atrair estes clientes, é preciso fazer algo mais do que apenas apresentar a sua marca. 

Uma boa maneira de lidar com isso é apostar em ações promocionais para a conquista e a fidelização dos clientes. Primeiro, você deve dividir suas ofertas entre esses dois grupos. Assim, você consegue atrair novos clientes e manter aqueles já fiéis ao seu negócio. 

Ofereça promoções exclusivas para fidelizados e ofertas atrativas para conquistar novos clientes. As redes sociais e o e-mail marketing são ótimas maneiras de divulgar estas ofertas para fechar mais vendas. 

Criar um hotsite para promoções específicas em datas comemorativas, por exemplo, pois, esta é uma ótima forma de promover seu e-commerce. 

Texto: Gear Seo

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