Como redecorar a casa após o divórcio

Passar por qualquer processo de divórcio nunca é algo fácil, seja recente ou daqueles difíceis de superar. Nesse momento, trocar os móveis, pintar a casa ou alterar o tamanho do closet são mudanças que acabam sendo necessárias.

Embora nem todo divórcio seja tratado de forma 100% negativa, entender que a nova fase exige mudanças é um processo que leva tempo, por isso, muitas pessoas aproveitam para mudar a casa nesse período. 

Se você decidiu continuar na mesma residência, redecorar o ambiente pode ser uma forma de seguir em diante e descobrir suas novas particularidades.

Separamos algumas dicas que podem reduzir impulsividades e permitir que você deixe a casa com a sua cara, o que pode ajudar no processo de recuperação após uma separação complicada. Confira no texto a seguir.

Plantas ajudam a renovar qualquer ambiente

As plantas e flores têm o poder de transformar qualquer tipo de ambiente, adicionando cor, texturas e vibração que fazem total diferença se você quer ressignificar a sensação de estar em um determinado espaço.

Experimente colocar um pouco de verde pela casa, com plantas pendentes nos corredores, vasos na varanda e até no quarto. A presença das plantas ajuda a renovar as energias, e você pode encontrar um novo hobby ao ter que dedicar um tempo regular para cuidar delas.

Aposte em uma boa faxina e mude as coisas de lugar

O processo de divórcio envolve aceitar que muitas das coisas antes presentes na rotina não estarão mais lá. Que tal fazer uma faxina em casa, separando roupas, livros e móveis que podem ser substituídos por outras coisas? 

A mesa de jantar de muitos lugares pode dar lugar a um balcão menor, te dando espaço para ser aproveitado de outras formas.

No quarto, mude a cama de lugar, use partes vazias de armários com objetos de decoração de sua preferência, e aos poucos vá entendendo como você pode ocupar os ambientes e se perceber em cada um deles.

Troque os móveis e pinte o seu quarto

O quarto talvez seja o ambiente mais difícil de ser redecorado, especialmente se o divórcio ou término foi turbulento. Tome o tempo que for necessário para processar todos os acontecimentos, mas priorize as mudanças no quarto quanto antes. 

Isso não significa que você precise abrir mão da cama de casal, mas talvez experimentar outro tamanho de colchão, trocar os jogos de cama e investir em um tapete mais moderno.

Paredes novas podem fazer total diferença e dar um novo significado ao ambiente. Que tal experimentar aquele azul cobalto que você tanto ama na parede do fundo da cama? Ou talvez testar uma textura nova no corredor para o banheiro. 

Qualquer mudança é válida, e a vantagem é que se não der certo, você sempre pode cobrir com uma nova cor ou papel de parede.

Invista em espelhos e espaços vazios

Parece estranho sugerir espaços vazios na casa após um divórcio, mas, na verdade, criar esses locais é uma forma de estimular o seu cérebro a usar estes ambientes de outras formas. 

Os espelhos são excelentes para compor qualquer tipo de espaço na casa, pois adicionam a sensação de amplitude sem alterar o espaço. Ademais, eles podem ser colocados em diversos locais, por exemplo:

  • Sala;
  • Quarto;
  • Banheiro;
  • Corredor;
  • Entre outros.

Aos poucos você vai entendendo como ocupar esses locais da casa da melhor forma, e criando ideias de como redecorar cada cantinho conforme a sua nova rotina dentro da casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *