Como realizar pesquisa e busca de documentos e certidões na Itália

Se você está pretendendo requerer a cidadania italiana, então é preciso realizar uma pesquisa e busca de documentos na Itália.

Essa é uma etapa crucial para que você possa saber se, realmente, possui o direito a se tornar um cidadão italiano, pois é necessário conhecer a história dos seus antepassados.

Assim, ao verificar a documentação dos seus ascendentes, bem como os documentos de descendentes italianos, você saberá se tem ou não direito a requerer a cidadania.

E como é possível realizar a busca de documentos e a pesquisa de certidões na Itália?

Para saber a resposta a essas perguntas, não deixe de acompanhar esse texto até o final, pois aqui você ficará por dentro de tudo sobre esse importante assunto. Boa leitura!

Importância da busca pelo “Antenato”

Interessado em, enfim, realizar a entrada com o pedido de requerimento da sua cidadania italiana?

A primeira coisa a se fazer é uma busca completa pela certidão de casamento ou de nascimento do seu antepassado italiano, chamado de “Antenato”.

Essa pesquisa de certidões deve ocorrer diretamente na Itália. Entretanto, antes mesmo de fazer a busca de documentos na Itália, seu percurso deve começar através das informações conseguidas com seus familiares, como pais, tios, avós e, se possível, bisavós.

Com isso, ficará mais fácil para você saber qual a data, o local e o nome completo do cidadão italiano que lhe dá o direito à cidadania italiana.

Tendo essas informações em mãos, também se torna mais fácil encontrar o local onde, possivelmente, os documentos ou as certidões estão localizadas.

Montagem da sua árvore genealógica

É por conta disso, que antes de ir realizar a busca de documentos na Itália, é interessante você montar sua própria árvore genealógica.

Através dessa montagem linear, será possível ter uma maior noção referente às informações necessárias para encontrar seu “Antenato”, bem como local onde ele nasceu ou se casou.

Na montagem da árvore genealógica, você deve levar em consideração, na separação de cada certidão:

  • Nome da pessoa;
  • Local e data onde nasceu;
  • Local e data onde casou;
  • Local e data onde faleceu.

Caso você não tenha a data, ou mesmo o ano exato do evento, é importante que tenha pelo menos uma ideia de aproximação.

Se você realizar a busca de documentos na Itália ou no Brasil com informações genéricas ou vagas, dificilmente irá obter resultados produtivos.

Busca de informações qualificadas

Para conseguir realizar uma boa busca de documentos na Itália, você deve começar qualificando as informações ainda aqui no Brasil.

Muitas pessoas já desejam começar a busca pelos antepassados mais distantes, o que pode dificultar achar a certidão necessária.

Comece pela sua própria certidão, pois ao encontrar o local onde ela foi lavrada, será possível, muito provavelmente, achar a de casamento dos seus pais e, até mesmo, dos seus avós.

Além disso, torna-se essencial que você sabia que é preciso tomar cuidado com nomes e sobrenomes italianos, pois muitas vezes esses cidadãos “aportuguesaram” as informações ao chegarem no Brasil.

Assim, se seu avô era italiano e se chama José, o mais provável é que o nome de origem dele fosse Giuseppe, então é preciso que você informe as variações na busca pelas certidões.

Para saber mais sobre a origem dos sobrenomes italianos, clique aqui!

Pesquisa ou busca de certidões

Ao realizar busca de documentos na Itália ou no Brasil, você deve saber a diferença exata entre buscar ou pesquisar.

Isso irá facilitar que você possa pesquisar, no local certo, as certidões que deseja e, assim, encontrá-las.

A pesquisa ocorre quando você não tem os dados exatos da certidão que precisa, em especial do local onde ela foi lavrada, o que atrapalha encontrá-la.

Por outro lado, a busca é quando ou você conhece os dados exatos da certidão ou ainda possui uma cópia dela, podendo realizar a busca pela 2ª via.

Certidões na Itália: Onde encontrar

A sua busca por documentos na Itália precisa passar pelo conhecimento sobre onde se encontram as certidões no país.

É lá onde você, mais provavelmente, conseguirá encontrar a certidão de casamento ou de nascimento do seu antepassado italiano.

Quando não se sabe, com exatidão, o local de nascimento, de batismo ou de casamento do antepassado, você deve realizar a pesquisa do registro, como explicado.

Já ao saber o local com exatidão, você fará a busca da certidão, o que é mais fácil na hora de encontrar.

Com a maior parte dos italianos vieram para o Brasil entre a metade e o final do século XIX, as certidões são antigas e nem sempre fáceis de encontrar.

Em ocasiões como essa, fica mais fácil contratar uma empresa especializada na busca de documentos na Itália.

Para isso, você pode contar com Doc Force, especializada na busca de documentos e certidões em diversos países!

Conclusão

Como você viu, a busca de documentos na Itália faz parte do processo de requisição da cidadania italiana, sendo essencial para determinar se realmente existe o direito.

Neste texto, você pôde entender como realizar a pesquisa e a busca de documentos de descendentes de italianos, de modo a garantir, com maior exatidão, a facilidade para encontrar o que precisa.

Caso deseje ter menos trabalho, a dica é procurar por uma empresa que realize esse processo, contratando-a para tal!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *