finanças

Como o empreendedor pode organizar suas finanças e se preparar para os imprevistos?

Conheça algumas dicas sobre organização das finanças e esteja sempre preparado para enfrentar os imprevistos do dia a dia.

Empreender com sucesso exige determinadas habilidades que nem sempre são fáceis de desenvolver. E uma das principais é a organização financeira. 

Por isso, vamos te dar dicas sobre como o empreendedor pode organizar as suas finanças para estar sempre preparado para os imprevistos do cotidiano que podem aparecer. Vamos conferir? 

Tenha o controle da suas finanças

Todo empreendedor deve manter um rígido controle das finanças do seu negócio. 

É preciso saber onde cada centavo foi empregado, bem como estar a par do valor de toda a receita da empresa. 

Um bom controle financeiro permite uma visão mais clara de quanto o negócio está gastando e quanto ele está arrecadando. Fazer um curso de coaching é uma ótima alternativa.

Não se preocupar com as finanças ou não fazer questão disso, pode trazer muita dor de cabeça para o empresário. 

Faça uma planilha de receitas e despesas mensais, conte com a tecnologia para te auxiliar com isso ou até com profissionais especializados em finanças. Só não deixe de manter um bom controle financeiro da sua empresa. 

Fundo de reserva é necessário

O empreendedor que não tem uma reserva financeira de emergência pode se enrolar lá na frente, quando aparecer algum imprevisto. 

Quem faz parte do mundo organizacional sabe muito bem que, quando menos se espera, os imprevistos financeiros acabam aparecendo e podem complicar a vida de quem não está preparado para enfrentá-los. 

Sendo assim, que tal começar a fazer uma reserva financeira para se precaver contra os possíveis imprevistos que podem fazer parte da rotina do seu negócio? 

Estipule uma quantia mensal em dinheiro que será destinada para o fundo de reserva emergencial da sua empresa. 

Esse montante só deverá ser usado em casos de imprevistos ou gastos extras inesperados. Pode acreditar, eles acontecem, mais cedo ou mais tarde. 

Pague sempre à vista

Uma outra forma de deixar a saúde financeira do seu negócio em dia é pagar sempre à vista. 

Quando o empreendedor paga as contas da sua empresa dessa maneira, ele pode pagar mais barato, já que muitos fornecedores concedem descontos atrativos para quem paga à vista. 

O pagamento à vista sempre deve ser a primeira opção para quem deseja manter um bom controle financeiro. Saiba o que é resiliência significado.

Outra vantagem de pagar à vista é que a sua empresa evita os temidos parcelamentos, que costumam ter juros altíssimos. 

Pagar parcelado sempre deve ser a última opção para o empreendedor, já que ele acaba pagando mais caro. 

Sem mencionar o fato que o empresário pode acabar se enrolando com diversas contas parceladas, principalmente se aparecer algum imprevisto financeiro no meio do caminho. 

Negocie contas atrasadas

Muitos empreendedores, seja por falta de planejamento ou mero esquecimento, acabam atrasando o pagamento das contas. E isso pode prejudicar a saúde financeira do negócio. 

Se você está passando por isso, recomendamos negociar todos os débitos em atraso relativos à sua empresa, o mais depressa possível. Ficar devendo na praça jamais é o mais recomendado. 

Procure os fornecedores e negocie todas as contas que estão em atraso. 

Dívidas pendentes, se não forem quitadas, acabam virando uma grande bola de neve. 

Faça a opção pelo pagamento à vista, mas caso isso não seja possível, procure pagar tudo que está em atraso em um menor número de parcelas. 

Só não vale negligenciar as contas em atraso, combinado? Ter um coaching financeiro pode te ajudar.

Estipule metas financeiras

Você sabia que ter metas financeiras pode ser uma excelente alternativa para deixar o empreendedor em paz com as finanças do seu negócio? É verdade! 

Quando você estabelece metas desse tipo, poderá ficar bem mais motivado a trabalhar mais e da melhor forma. 

Sem mencionar que as metas, quando são cumpridas, nos deixam mais perto do nosso objetivo profissional

Por isso, comece a estipular metas financeiras para a sua empresa. Lembre-se de que elas devem ser possíveis de serem alcançadas, caso contrário, podem gerar frustração. 

Por exemplo, você pode planejar quanto vai economizar todos os meses ou estabelecer uma data para quitar todas as suas dívidas. Isso pode ajudar muito a deixar suas finanças em dia. 

Cuidado com os gastos supérfluos

Tem muito empreendedor por aí que anda gastando demais com coisas supérfluas e se enrolando no final do mês. 

Se você é daqueles que gastam dinheiro com algo que não está precisando no momento, é melhor rever isso. 

Os gastos supérfluos podem acabar com a saúde financeira de qualquer negócio, por isso, devem ser evitados. Aprenda a ter inteligência financeira.

Mesmo que isso ou aquilo seja uma tentação e que você ache que precisa comprar, analise com bastante calma se a compra é realmente necessária. 

Além disso, saiba qual será a frequência de uso do produto e se ele oferece um custo-benefício interessante. 

Comprar alguma coisa somente pelo fato de que poderá precisar algum dia na vida, está bem longe de ser algo sensato e pode fazer o empreendedor se enrolar com dívidas. 

Nunca deixe de pechinchar

Antes de investir o dinheiro da sua empresa em algo, faça uma boa pechincha no mercado. Não bata o martelo com a primeira oferta que aparecer logo de cara. 

Existem fornecedores que praticam preços atrativos, por isso, muita calma para não pagar caro demais em algum produto ou serviço. Conheça a instigante história de Chris Gardner.

O ideal é ter uma boa noção do preço daquilo que você está interessado em comprar. 

Depois, comece a pechinchar, sempre buscando preços competitivos. Tenha em mente o valor do dinheiro da sua empresa, por isso, não pague caro demais. 

Agora é seguir nossas dicas e deixar a saúde financeira do seu negócio sempre em dia. Boa sorte! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *