academia

Como montar uma academia de sucesso

O hábito de frequentar a academia vem crescendo entre os brasileiros. Não é por menos, a busca pela boa forma física vem acompanhado também de outros fatores como aumento da auto-estima , beleza e ganho de saúde.

Assim, um negócio nesse segmento se torna um bom investimento, pois é um espaço que é frequentado por diversas pessoas, garantindo o sucesso.

Para uma academia ter sucesso é preciso ter atenção a uma gama de pontos importantes, como a confecção de uniformes para empresas para identificação dos personal trainers, o investimento em equipamentos de qualidade e, claro, uma boa gestão administrativa.

No decorrer deste artigo iremos falar sobre pontos importantes para que o negócio da academia seja um grande sucesso, garantindo saúde para os usuários e lucro para os empreendedores.

Planejando à abertura da academia

Investir no setor da academia pode ser bastante lucrativo, mas para que isso ocorra é importante planejamento, afinal, sem isso os seus investimentos podem ser feitos de forma errada e o negócio não ir para frente.

Assim, abaixo falaremos de pontos importantes a serem considerados para o desenvolvimento de uma academia de sucesso.

Um dos primeiros pontos para o desenvolvimento de uma academia de sucesso é a procura de um local estratégico. Esse local é que permitirá que a instalação de catraca de academia e o acesso dos frequentadores, assim como os demais equipamentos seja facilitado.

O local também precisa ser seguro, assim, é importante optar por locais com grande movimentação e com acesso fácil as ruas principais e avenidas.

O segundo ponto é atentar para o perfil dos clientes. Que tipo de clientes você quer atrair para sua academia? Jovens, idosos, pessoas com alto ou baixo poder aquisitivo, tudo isso precisa ser considerado.

Conheça o público que você quer atingir pois isso impactará na gestão da empresa, seja na definição da camisa polo para uniforme dos funcionários, ou no tipo de equipamentos que estarão disponíveis e as ações de marketing que serão adotadas.

Por fim, é importante que o seu empreendimento cumpra com todas as exigências legais, como o registro na Junta Comercial, a associação à Entidade Sindical Patronal, o registro do estabelecimento no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e o aval do Corpo de Bombeiros para o funcionamento do local.

Invista em equipamentos e profissionais

Todos os pontos que tratamos anteriormente fazem alusão à uma parte mais “burocrática” do processo de abertura de uma academia.

Agora iremos falar de uma parte mais operacional, que envolve o investimento em equipamentos, que vai desde esteiras até bike para iniciantes – e que exige planejamento – e na contratação de profissionais que darão suporte à todo serviço prestado e a própria estrutura da academia.

1. Invista em profissionais eficientes

Para abrir uma academia não e preciso ser educador físico, porém, existem leis para que profissionais registrados pelo CONFEF fiquem no estabelecimento para prestar assistência aos clientes.

Uma academia que preza a qualidade investe na contratação de educadores físicos que ajudam os frequentadores no desenvolvimento de treinamentos para pessoas iniciantes.

Para que esses profissionais tenham a devida remuneração, procure estabelecer metas de produtividade e assiduidade com a instalação do relógio de ponto biométrico. 

Além dos educadores físicos é preciso investir em outros profissionais como:

  • Auxiliares de serviços;
  • Atendentes;
  • Assistentes administrativos;
  • Ajudante de serviços gerais.

2. Tenha equipamentos de qualidade

Uma das maiores partes do investimento no negócio de academia é na compra de equipamentos para musculação, aeróbico e também de equipamentos para a administração como computadores, telefones e armários.

Quanto aos equipamentos da academia, a aquisição e modelos podem variar de acordo com o tipo de academia que você está montando.

Isso porque há academias mais específicas e academias mais gerais. Alguns dos equipamentos que podem ser adquiridos são:

  • Cross trainers;
  • Pull Over;
  • Bicicleta importada;
  • Máquina flexora;
  • Abdmonial com carga;
  • Leg Press;
  • Colchonetes;
  • Cordas;
  • Bebedouros.

3. Estrutura da academia

A estrutura da academia é essencial para a definição do fluxo e também para que os serviços sejam feitos com qualidade.

A estrutura da academia também deve ser composta por uma recepção, sala de avaliação física, espaço para ginástica, além de vestiários masculinos e femininos.

Assim, entendemos que para montar uma academia com qualidade é preciso o desenvolvimento de um planejamento eficiente e bastante correto.

Mais ainda, é preciso cuidado com as compras de equipamentos e contratação de uma equipe especializada. Só assim é possível o desenvolvimento de um negócio de sucesso e que seja lucrativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *