Como evitar que os sapatos estraguem na hora de limpar

Para manter os calçados bonitos por mais tempo, é preciso limpá-los da maneira correta.

Os sapatos são paixão nacional: os mais esportivos preferem investir em um bom tênis; as mais fashionistas, por sua vez, divertem-se com modelos diferentes de botas, sandálias e coturnos.

O que nem todos sabem é que cuidar dos sapatos exige certo conhecimento: a depender do material, eles demandam um tipo de limpeza específica que, quando não é feita, pode fazer com que os calçados durem muito menos tempo do que poderiam, fiquem manchados e até mofem.

Neste artigo, daremos dicas para fazer a higienização correta dos seus sapatos, de maneira a permitir que fiquem mais bonitos e tenham extensa durabilidade. Confira!

Como limpar corretamente os sapatos?

Sabe o que ajuda a ter calçados mais duráveis? Colocá-los em local arejado, mas não exposto diretamente ao Sol, pois, a luz solar pode queimar o material, o que também não é desejado.

Quando ficam guardados por muito tempo, em especial, em lugares onde há pouca circulação de ar, os sapatos ficam mais suscetíveis a agentes nocivos, como bactérias e fungos. Assim, podem mofar.

Na hora de começar a higienização, também lembre-se de retirar e lavar tanto os cadarços, quanto as palmilhas: se estiverem sujos, os cadarços comprometerão a beleza do calçado recém-lavado. Caso estejam sujas, as palmilhas não atrapalham o visual, mas ajudam a manchar meias e podem colaborar para o surgimento de mau cheiro.

Abaixo, listamos formas possíveis de limpar sapatos de materiais específicos. Confira.

Couro

Como um dos materiais preferidos dos que trabalham em escritórios ou locais mais sérios, o couro exige cuidados especiais: o excesso de sujeira deve ser removido com o auxílio de uma escova macia ou uma flanela limpa.

Não utilize sabonetes abrasivos nem escovas de cerdas duras. O ideal é fazer a limpeza de forma delicada, com um pouquinho de água morna e sabão próprio para roupas, de preferência, de boa qualidade.

Ao finalizar a limpeza, engraxe com produtos específicos, voltados para a conservação de artigos de couro. A secagem, que não deve demorar, afinal, como já comentamos, você não precisa usar muita água, deve ser feita na sombra.

Plástico

Calçados de plástico, como as sandálias da moda, têm um problema: se não forem higienizados com certa frequência, utilizados com o auxílio de talco ou produtos preventivos, podem ficar bastante mal cheirosos.

Assim, o ideal é fazer a limpeza dos sapatos de plástico com um pouco mais de frequência. Para tal, utilize água, um pouco de sabão neutro e uma escova de cerdas macias. Caso não a tenha, pode utilizar uma escova de dentes antiga. 

A secagem deve ser feita fora do Sol e em local arejado, que também colabora para a diminuição de odores. Não utilize o sapato se ele estiver úmido, pois, isso ajuda a proliferação de micro-organismos.

Verniz

Assim como os sapatos de couro, os de verniz exigem cuidados especiais: a sujeira deve ser removida com flanela limpa e pouca água, de preferência, morna. Caso seja necessário, pode colocar um pouco de sabão neutro, próprio para roupas.

Evite esfregar, pois, isso pode fazer com que os sapatos fiquem riscados. Retire a sujeira delicadamente, sempre com o auxílio do pano, e aplique um lustrador de verniz ao finalizar. Caso queira, após a secagem, pode fazer o polimento do sapato com outra flanela limpa, inteiramente seca.

Camurça

Sapatos de camurça são estilosos e podem ser utilizados em ocasiões distintas. Dada a característica do tecido que utilizam, no entanto, não devem ser molhados. A limpeza, por tanto, deve ser feita a seco, com o auxílio de uma escova de dentes antiga ou própria para calçados, de cerdas macias.

Caso o sapato esteja bastante sujo, vale fazer o seguinte: molhe suavemente a escova em uma solução de água morna e sabão neutro, própria para roupas delicadas. Tire o excesso de água e, então, escove as suas peças. Ao finalizar, limpe os sapatos com uma toalha macia e coloque-os em local arejado, sem incidência direta de luz solar. 

Se você tem o costume de utilizar sapatos de camurça no dia a dia, lembre-se de utilizar impermeabilizantes: desta forma, caso você seja surpreendido por chuva ou poças de água, não correrá riscos de perder as suas peças preferidas.

Texto: Gear Seo