Como escolher uma raquete?

Existem várias questões que influenciam na escolha de uma raquete. Vamos trazer alguns deles para que você tenha mais conhecimento e possa tomar a decisão certa na hora da compra.

Como escolher uma raquete? Pontos Chaves para uma Boa Raquete

Tipo de swing

Poderá apreciá-lo nos ralis, no jogo da rede. O tipo de swing é determinado pelo peso e equilíbrio da raquete.

Existem três tipos de swing:

  • Golpe curto: Auxiliam na execução dos golpes com precisão e força.
    Swing médio : Adapta-se ao jogo de qualquer tenista.
    Golpe longo: Oferece grande potência nos golpes com pouco esforço.

Tamanho da cabeça 

O tamanho da cabeça pode ser encontrado escrito na raquete, como outros dados. Pode ser expresso em centímetros quadrados ou polegadas quadradas.

Quanto maior o tamanho da cabeça, mais força a raquete terá para bater, mas o controle sobre a bola é perdido.

As raquetes de grandes dimensões, a partir de 105 polegadas quadradas, são ideais para iniciantes, pois significam menos erros de rebatidas. Além de mais força no golpe, mas menos controle.

As raquetes tradicionais de tamanho médio são usadas por aqueles que já são jogadores com um tamanho entre aproximadamente 90 e 105 polegadas quadradas.
A cabeça menor oferece mais controle e estabilidade, mas o jogador precisa gerar mais energia sozinho.

Comprimento
O comprimento tradicional da raquete é de aproximadamente 27 a 28 polegadas, mas existem raquetes com uma polegada mais longa.

Quanto mais longa a raquete, maior será a alavancagem e, portanto, maior será a força ao acertar a bola, além de ter maior alcance. No entanto, há menos controle sobre a bola e a agilidade nos movimentos é perdida.

Pelo contrário, quanto menor o comprimento, mais agilidade você terá e melhor controle sobre a bola.

Perfil
O perfil é a altura em milímetros da estrutura da raquete em cada lado da cabeça. Se o perfil for pequeno, você terá maior controle da bola, a força dos rebatidas será menor. Com uma raquete de tênis de perfil largo, haverá menos controle sobre a bola, mas a força de seus arremessos será maior.

Peso e balança
O peso está escrito na raquete expresso em gramas. Quanto mais pesada a raquete, mais controle você terá sobre a bola, mas menos potência.
Raquetes mais leves significam que você tem que bater mais forte e isso pode interferir na precisão e no controle.

Muitas raquetes são feitas de grafite, pois são leves, mas também fornecem boa potência e controle.

Equilíbrio

Equilíbrio é o ponto em que a raquete de tênis está em equilíbrio e é expresso em cm. Dependendo do comprimento e do equilíbrio, você perceberá se está equilibrado ou se tem mais peso no cabo ou na cabeça. Quando você pega a raquete tem que perceber como o peso está equilibrado.

Se tiverem mais peso na cabeça, pode ser usado para quem joga na linha de saque. Geram mais força na hora de rebater, mas o controle sobre a bola diminui, por outro lado, se tiver mais peso na alça, pode ser usado para quem joga mais perto da rede ou do vôlei. Oferece mais controle e aqueles que já são jogadores geram a energia por si próprios.


Raquete muito pesada: mais de 320 gramas
Raquete pesada: 300 – 319 gramas
Raquete padrão: 280 – 299 gramas
Raquete leve: 260 – 279 gramas

O tamanho da empunhadura (Grip)

O tamanho da empunhadura de um adulto varia de 4 a 5/8, expresso em polegadas e coincidindo com o tamanho da alça. Lembre-se de que é do tamanho certo, nem muito pequeno nem muito grande.


Se você hesitar entre dois tamanhos, é aconselhável escolher aquele que é um pouco menor, pois a circunferência pode ser aumentada adicionando um overgrip.

Tensão das cordas

Mais tensão das cordas significa mais controle de puxar e virar, então é melhor se você estiver tentando melhorar sua precisão. Strings mais folgadas significam mais potência, mas menos controle. Jogadores mais experientes tendem a jogar alto.

O preço

Se você decidiu jogar tênis com frequência e leva isso a sério, é preferível investir em uma boa raquete e tirar o máximo proveito dela, sem limitações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *