Como escolher acessórios para cada tipo de corpo

Acessórios são capazes de criar uma ilusão sobre a percepção do próprio corpo, podendo dar altura, definir cintura ou desviar atenção de algumas áreas que a gente queira disfarçar, além de transformarem looks completamente. 

Ou seja, saber como escolher acessórios é essencial para um look que expressa personalidade e valoriza quem o usa. Por serem tão importantes, trouxemos um guia de estilo sobre como escolher acessórios que façam diferença na hora de montar o look.

Veja acessórios para alongar a silhueta

Para a escolha dos acessórios, partimos com base no perfil de ampulheta, aquele em que o diâmetro da cintura é menor do que o do ombro e quadril.

Isso é importante de ser dito, pois em alguns estilos, com o minimalista ou o vintage, o padrão de silhueta pode ser muito diferente. Alguns estilos buscam caimentos mais retos e masculinos, outros têm modelagens que sempre focam nos ombros. 

Caso o seu interesse seja alcançar a ilusão do corpo ampulheta, e não importa se você quer usar os acessórios com blusas femininas para uniforme ou blusas para o happy hour, este guia de moda vai te indicar os acessórios certos!

Ampulheta (ou cintura fina)

Há bastante liberdade de escolha para corpos do tipo ampulheta, e os acessórios acabam sendo definidos pelo estilo, pois não é necessário tirar a atenção ou focar em nenhuma área específica do corpo.

Caso haja desejo de não ressaltar a barriga, acessórios que ajudam a definir a cintura são sempre interessantes, sejam cintos ou corsets

Colares um pouco mais compridos, que fiquem pela altura dos seios, também ajudam a manter a cintura em destaque, sem destacar nada indesejado.

Triângulo: tirando atenção dos quadris

Este tipo de corpo tem a largura dos ombros menor que a do quadril e, por isso, pode ser chamado de tipo pêra. 

Para alcançar o tipo ampulheta é interessante escolher acessórios que valorizem o colo e marquem a cintura, desviando, assim, a atenção dos quadris para a parte superior do corpo.

Para este fim, vale investir em lenços e colares que chamem a atenção para o busto e pescoço, como maxi colares que vão de um ombro a outro, esta combinação com uma blusa branca feminina vai ficar um arraso. 

Bolsas de alças menores também são interessantes, pois ficam junto ao tronco e trazem atenção para a parte de cima do corpo.

Triângulo invertido: como disfarçar ombros e busto

Também chamado de tipo maçã, este tipo de corpo é o contrário do anterior, com os ombros de diâmetro maior que o quadril, área para onde deve ir o destaque.

Para o tipo triângulo invertido, a orientação de como escolher acessórios é na aposta em colares mais longos ou gargantilhas. Nada em tamanho médio que possa chamar atenção para busto ou ombros.

Outras opções são pulseiras chamativas e bolsas com alças mais compridas. Aproveite também que as pochetes têm se mantido tendência para montar looks casuais.

Caso esteja se sentindo particularmente ousada, alguns sapatos podem chamar a atenção e ajudar a equilibrar a diferença entre ombros e quadril, por exemplo:

  • Botas;
  • Coturnos;
  • Creepers; 
  • Entre outros modelos.

Trazer a atenção para as pernas é interessante também para a mulher que busca um estilo esportivo ou urbano.

Retângulo: demarcando a cintura

Este tipo de corpo, que apresenta tamanhos similares para ombros, cintura e quadril, foi padrão nos anos 20, com os famosos vestidos sem cintura marcada, voltando com os ícones de moda que apostavam em um visual andrógino dos anos 60 e nas modelos heroin-chic dos anos 90.

Para alcançar o tipo de corpo ampulheta, o tipo retângulo precisa marcar a cintura ou criar foco de atenção nos ombros e quadris, pensando sempre qual parte do corpo você se sente mais confortável em destacar.

Isso pode ser feito combinando também a modelagem da roupa ao acessório. Um exemplo seria uma calça flare ou pantalona, que crie volume para a região das pernas, uma blusa social e um maxi colar, dando a impressão que a cintura é mais fina.

Outra opção de acessório muito interessante para este tipo são as body chains, pois elas criam um foco na altura da cintura e marcam discretamente quadril e ombros.

Oval

Para o tipo oval, as orientações são bem parecidas às do tipo retângulo. O objetivo também é definir a cintura e criar destaque para ombros e quadris.

Dessa forma, colares de tamanho médio, que chamem atenção para rosto e pescoço são uma boa aposta, assim como as mencionadas body chains.

Vale ressaltar que o mais importante ao ensinar como escolher acessórios é dar autonomia à mulher de escolher o que mais combina com ela, respeitando seu próprio estilo e o que deseja ressaltar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *