Como escolher a cor certa para seu ambiente

Saber como escolher a cor certa para cada ambiente da casa faz toda a diferença na decoração, principalmente, na sensação que o cômodo irá transmitir para moradores e visitantes.

Se você escolher uma cor que não combine muito com os seus móveis, por exemplo, vai acabar sobrecarregando o ambiente. 

Quando nós falamos sobre combinar, não é escolher tudo da mesma cor, mas, sim, tons que façam sentido uns com os outros. 

Por isso, nós separamos algumas dicas para não errar na escolha do tom para os cômodos da sua casa. Confira!

1. Escolha um tom contrastante com os móveis

Uma dica de como escolher a cor certa para cômodo é optar por um tom contrastante ao do seu mobiliário. 

Vamos supor que o buffet da sala seja preto ou cinza escuro, uma parede branca ou palha irá combinar super bem com o mobiliário. 

Se você tiver um criado mudo de cor branca no seu quarto, por exemplo, vale a pena investir em uma parede mais escura, como um azul marinho. 

Esse tipo de contraste vai criar um equilíbrio no visual, deixando sua decoração bem mais harmônica. 

2. Veja o seu estilo para então escolher a cor 

Outra dica importante de como escolher a cor certa é analisar o seu próprio estilo. Vamos supor que você tenha um rack bem moderno na sala de estar, um sofá de cor vibrante, objetos decorativos em metal, algo bem contemporâneo. 

Se você optar por uma paleta de cores muito clássica, como um bege ou salmão, provavelmente a sua decoração não fará sentido. 

O ideal para o cenário acima, seria uma paleta mais clean, com gelo ou cinza. Outra opção, são as cores vibrantes, já que o seu mobiliário tem essa pegada mais criativa. 

3. Muito cuidado com a cor do ano

Muita gente gosta de basear a cor do ambiente da sala na cor do ano. É só a Pantone anunciar o tom escolhido para determinado período que a pessoa corre para repintar algum cômodo da casa. 

Isso é um problema? Não necessariamente, mas você precisa ter atenção ao fazer isso. 

É muito comum que as pessoas acabem enjoando da cor, porque ela não é necessariamente uma que elas gostam. 

Ou pior, elas pintam o cômodo e só depois reparam que o tom não faz sentido nenhum para o estilo de decoração. 

Você pode usar a cor do ano no seu ambiente? Sim! Mas o ideal é deixar ela para algum objeto de decoração que seja fácil de ser trocado, como um vaso. 

Lembre-se que a pintura é um investimento de médio prazo. Ninguém quer ter que trocar toda a tinta do cômodo anualmente, apenas para se manter dentro da tendência do período. 

4. Verifique a luminosidade do ambiente

Além da decoração, você também precisa analisar outros fatores para escolher a cor certa para o seu ambiente. 

Vamos supor que você adorou um tom de cinza escuro que viu na loja de tintas, mas o cômodo em questão recebe pouquíssima luz natural. 

Se você usar esse tom nas paredes, o espaço vai ficar ainda mais escuro. O mesmo vale se o seu espaço tiver muita entrada de luz natural, e você escolher uma cor bem clara. 

Provavelmente em alguns momentos do dia a luminosidade vai ficar quase insuportável. 

Então, verifique com calma a luz que entra no ambiente, e só então escolha uma cor. 

5. Use a tecnologia a seu favor para saber como escolher a cor certa

Mais uma das dicas de como escolher a cor certa para o seu ambiente é usar a tecnologia a seu favor. Atualmente, existem vários aplicativos que usam realidade aumentada para simular mudanças em um ambiente.

Ou seja, você pode usar esse tipo de recurso para ter uma visão mais clara de como a cor vai ficar na sua parede. 

O melhor de tudo, é que existem vários aplicativos de marcas de tinta que já indicam até mesmo o nome/código da tinta, e até o lugar mais próximo onde você pode comprar. Então vale a pena usar. 

Agora que você sabe como escolher a cor certa para o seu ambiente, não deixe de colocar as dicas em prática. Você verá como elas farão toda a diferença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *