Como cuidar dos bichos de pelúcia dos filhos (e os seus)?

Os bichos de pelúcia são um sucesso entre as crianças. Inclusive, é importante e necessário dizer que não há uma casa com elas que não tenha vários animaizinhos de brinquedo simpáticos e fofos.

Em inocentes baleias, ursos e hipopótamos de pelúcia podem estar algumas ameaças sérias, por isso é tão importante cuidar deles, em especial na lavanderia de pelúcias, que deve ser regular.

As diferentes formas das fibras nos tecidos dos brinquedos podem se tornar depósitos de todo tipo de sujeira no dia a dia das brincadeiras e a poeira acumulada por falta de lavagem, além dos temidos ácaros.

Neste artigo, separamos as principais dicas para cuidar dos brinquedos de pelúcia, preservar a qualidade e a vida útil deles, deixar a família tranquila e as crianças sempre felizes!

1 – Guarde os bichos de pelúcia em ambientes ventilados

Brinquedos de pelúcia normalmente são dispostos em locais bastante específicos, por exemplo:

  • Camas;
  • Bancadas;
  • Dentro de berços;
  • Prateleiras para que as crianças possam brincar com eles.

Por outro lado, a pelúcia é um tecido que atrai poeira e infelizmente pode se tornar uma colônia de ácaros, como as cortinas [link para 003-009]. Por esses motivos, a ventilação do ambiente é essencial – ela é inimiga dos microrganismos e do acúmulo de poeira.

2 – Não coloque bichos de pelúcia em locais altos

Sempre devemos lembrar que os pequenos, de repente, lembram de seus amigos de pelúcia e querem brincar com eles. Mas se colocarmos em prateleiras altas de armários e estantes, vamos criar uma dificuldade grande.

Ou pior: incentivar o filho a escalar mesas, escadas e outros objetos para chegar no brinquedo felpudo – e sabemos como uma criança é criativa quando quer! Portanto, preserve a segurança deixando o elefante de pelúcia em lugares baixos. 

Existe um outro ótimo motivo para essa medida: na altura dos nossos olhos, a sujeira acumulada aparece e nos lembra de lavar os bichos de pelúcia regularmente.

3 – Evite que o bicho de pelúcia fique no chão ou em contato com paredes

Essa é uma dica importante, mesmo sabendo como é complicado evitar os ursos de pelúcia no chão quando a criançada brinca animada. Porém, é preciso ter atenção ao máximo.

A pelúcia é um tecido que suja e encarde facilmente em contato com sujeira no chão, em solados de calçados e até em tapetes não higienizados. [link para 003-043] Resíduos acumulados nas fibras, em especial dos bichos mais felpudos, atraem insetos e ácaros.

Colocar os animais de pelúcia encostados em paredes pode causar mofo na peça devido à umidade presente nelas. Os lugares ideais são as cadeiras, mesas, camas, bancadas e prateleiras baixas com forro no fundo.

4 – Lave o bicho de pelúcia regularmente

Higienizar bichos de pelúcia é fundamental para livrar os brinquedos de uma série de ameaças que podem prejudicar não só a qualidade deles, mas também a saúde das crianças (e dos adultos).

Você pode lavar pelúcias na máquina, porém isso exige uma série de cuidados, especialmente com as peças que compõem o brinquedo – roupinhas, botões, partes bordadas, grampos e outras. 

Além disso, o tecido é sensível e acumula muita sujeira, portanto precisa ser lavado da forma correta para garantir que não seja danificado durante a lavagem. Outros dois pontos importantes são:

  • Só é possível levar pelúcias pequenas em máquina;
  • O enxágue, que deve retirar completamente os resíduos de sabão;
  • A secagem deve ser à sombra e completa antes de voltar a usar ou guardar.

Você não quer perder aquele golfinho de pelúcia que seu filho ganhou de presente ou o Mickey que te lembra a viagem de adolescência, não é mesmo? Por isso, a melhor opção é entregar o brinquedo de estimação aos serviços de lavanderia profissional.

Em empresas especializadas em lavagem de pelúcias como a BonaSecco, os profissionais cuidam de todos os detalhes individualmente – afinal, cada objeto tem as suas características próprias.

Como podemos ver, cuidar de bichos de pelúcia não é uma tarefa simples, não só pelo tecido do brinquedo como pelo uso intenso que as crianças fazem deles. Na lavagem, é mais seguro contar com os serviços de uma lavanderia profissional.

Com a BonaSecco, você não ficará preocupada se a lavagem em casa está correta e nem com o risco de deformar o bicho de pelúcia e poderá ver seus filhos brincarem felizes com ele e se sentir tranquila!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *