Como consultar nome sujo e sair das dívidas?

Você sabe como consultar nome sujo e dívidas inscritas no seu CPF? Infelizmente, o endividamento é um problema sério no Brasil.

O problema da inadimplência pode ter origem em diversos motivos, como desemprego, taxas de juros abusivas e falta de planejamento financeiro.

Dessa forma, considerando que muitos brasileiros estão com o nome negativado e não fazem ideia, é muito importante saber como consultar nome sujo, não somente para ter conhecimento da sua situação financeira, mas também para negociar as dívidas e sair do vermelho.

Quer saber como consultar a situação do seu CPF e buscar a renegociação das dívidas? Acompanhe a leitura!

O que significa estar com o nome sujo?

Para além do nome sujo na praça, ficar com o CPF negativado é um problema sério na vida financeira dos consumidores.

Isso acontece porque, ao ficar inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, o consumidor é visto pelo mercado como alguém que não honra com seus compromissos financeiros. Ou seja, é considerado alguém que não paga suas contas.

Por consequência disso, quem está com o nome sujo não pode aproveitar uma série de oportunidades, como:

  • pedir linhas de crédito no seu banco ou aumento de limite;
  • solicitar empréstimos, financiamentos e consórcios;
  • assumir concurso público na área bancária;
  • dentre outros.

Imagine a seguinte situação: você precisa com urgência comprar um computador para trabalhar e seu cartão está sem limite. Na loja que você encontrou o melhor preço, o vendedor oferece a linha de crédito, porém seu nome está negativado e você não poderá ser aprovado.

E como posso saber que meu nome está sujo?

A melhor forma de saber se seu nome está inscrito nos órgãos de proteção ao crédito ou não é realizando a consulta. Principalmente porque, com o hábito de consultar seu CPF e pontuação do score, é bem menos provável que você seja pego de surpresa por um nome negativado indevidamente.

Importante lembrar que há uma diferença clara entre estar com o nome sujo e ter uma dívida inscrita nos órgãos de proteção ao crédito.

Isso acontece porque muitas empresas inscrevem a dívida atrasada tanto para pressionar o pagamento quanto para oferecer acordos. Porém, isso não quer dizer que seu nome está sujo.

Portanto, consultar seu nome sujo deve sim fazer parte da sua rotina financeira e a consulta pode ser feita de forma totalmente online, seja através do Serasa, Boa Vista SCPC ou Quod.

Como consultar nome sujo no Serasa Experian?

Para consultar seu CPF no Serasa Experian, basta acessar o site Serasa e realizar o cadastro, começando pelo seu CPF até a confirmação dos seus dados pessoais.

Importante lembrar que o Serasa também oferece oportunidades de negociação de dívidas, como Serasa Limpa Nome, e o score de crédito, numeração que empresas de crédito usam para oferecer melhores cartões de crédito e aumento de limite.

Outro ponto importante é que a consulta é online e gratuita, apesar da plataforma oferecer outros serviços pagos.

Posso consultar meu nome sujo no Boa Vista SCPC?

Boa Vista SCPC ou consumidor positivo, também funciona da mesma maneira que o Serasa, onde a consulta do CPF é feita de maneira online e gratuita, além de oferecer outros serviços pagos.

Para fazer a consulta, basta acessar o site https://www.consumidorpositivo.com.br/ e começar o cadastro com seu CPF.

Também posso consultar meu nome sujo na Quod?

A Quod é outra alternativa para consultar seu CPF e dívidas ativas em seu CPF de forma online. No entanto, o diferencial também está no valor, já que é cobrada uma taxa de R$ 0,99 para cada consulta em seu CPF.

Como nas outras plataformas, basta acessar o site https://www.quod.com.br/ e começar o cadastro.

Consultei meu CPF e descobri que meu nome estava por uma dívida que não fiz

Infelizmente pode acontecer do seu CPF ser cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito sem que você esteja devendo. Calma, nós explicamos.

Nome negativado indevidamente é quando uma empresa comete o erro de sujar seu nome por uma conta que você já pagou, um acordo já quitado, um serviço já cancelado, por golpes ou fraudes, dívidas vencidas há 5 anos ou por um serviço nunca contratado.

Mesmo que seja por engano, o consumidor que for vítima de nome negativado indevidamente sofrerá no mercado financeiro da mesma maneira que os demais inadimplentes. 

Por isso, a justiça brasileira determina que, ao passar por isso, a empresa que fez a negativação indevida deverá indenizar o consumidor prejudicado e limpar seu nome imediatamente.

Quer saber como ser indenizado e limpar seu nome? Basta verificar grátis agora mesmo! 

Consultei meu CPF e descobri que tenho dívidas com propostas de acordo

Se você está endividado, considere a consulta do seu CPF uma ótima oportunidade para sair da inadimplência.

Isso acontece porque, geralmente, as plataformas online de consulta oferecem também acordos vantajosos para os consumidores.

Por isso, ao consultar seu CPF e descobrir um acordo, já reflita e faça as contas se a oferta cabe em seu orçamento.

Lembre-se que a melhor maneira de fazer isso é através do planejamento financeiro, tendo pleno controle do que entra e do que sai.

Além disso, também será fundamental para negociar suas dívidas boas oportunidades de negociação, que podem não estar disponíveis no Serasa ou Boa Vista, mas somente em empresas especializadas em acordos.

Quer negociar suas dívidas com desconto e sair da inadimplência? Verifique as ofertas aqui.

E aí, gostou de saber como consultar nome sujo e sair das dívidas de uma vez por todas? Não deixe de continuar acompanhando nossas dicas sobre saúde financeira, direito do consumidor e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *