Como aprender direção defensiva?

Atualmente, a direção defensiva está cada vez mais em evidência, já que a responsabilidade e a consciência dentro do trânsito são fatores determinantes para que não ocorra acidentes graves. 

Mortes por decorrência de acidentes de trânsito são ocorrências muito comuns em todos os estados brasileiros, e a direção defensiva tem grande valor para diminuição desse índice de acidentes.

Se você usa carro para trabalhar ou até se usa apenas aos finais de semana, você sempre deverá prestar atenção no trânsito, e qualquer descuido será fatal para a sua vida.

O que é direção defensiva?

Podemos definir a direção defensiva como um conjunto de medidas de prevenção que tem o objetivo de prevenir ou diminuir os acidentes e suas consequências dentro do trânsito. 

Por lei, o curso de direção defensiva é exigência dentro do Brasil desde 2004 para a realização e renovação da carteira de habilitação.

Preparamos um artigo com sete dicas sobre a direção defensiva, e assim, o motorista poderá ter maior atenção dentro do trânsito.

Então, pegue uma caneta e um papel e anote as dicas que vamos lhe passar:

1) Posição do corpo adequada

A primeira coisa a se fazer quando vai dirigir é conferir se as condições de direção do carro são as mais adequadas para você, e isso começa pela posição do corpo.

Quando você ajustar a sua posição no banco será ideal que você fique com os braços e pernas ligeiramente dobrados e com as costas no encosto com um ângulo de 90 graus. 

Após, estique os seus braços na direção ao volante, o seu pulso deve tocar o alto do volante.

Com um mau posicionamento ao volante, você pode ter dificuldade de enxergar, dificultando e atrapalhando a sua visão periférica. A postura é algo que costuma ser muito negligenciada pelos motoristas, e por isso, indicamos que você sempre dê valor a ela.

2) Itens de segurança

Sempre que você ingressar dentro do carro, a primeira coisa a se fazer é apertar o cinto de segurança. O cinto de segurança pode salvar a sua vida em um acidente de carro.

É ideal sempre checar os itens de segurança: cinto de segurança, freios, estepe e triângulo de sinalização, esses itens sempre devem ser essenciais.

3) Mão no volante e atenção no trânsito

O ideal é sempre manter as mãos ao volante e somente tirá-las para trocar a marcha. Se por um acaso você sofra algum risco de acidentes você deverá estar apto a manobrar o carro rapidamente.

Você jamais deve segurar o seu celular quando estiver dirigindo, ele tira a sua atenção e o seu reflexo.

4) Manter uma distância segura dos outros veículos

O acidente mais comum é a colisão traseira, ela é um resultado da negligência do motorista em não manter a direção adequada do motorista da frente. Você nunca será capaz de agir se estiver muito perto do carro da frente.

Quando o veículo da frente freia, você terá um tempo de resposta para perceber e assim frear o seu carro. Por causa disso, sempre fique atento à distância adequada que você deve manter do veículo à sua frente.

5) Faça revisões periódicas

A saúde do veículo tem grande importância para prevenir um acidente, com o carro preparado à resposta, os resultados serão maiores. 

Por isso, sempre faça revisões do seu veículo e sempre fique atento com a integridade dos pneus, freios, suspensão e as luzes de sinalização.

A manutenção do veículo sempre deve estar em dia, ela tem grande fator para a diminuição de acidentes. No momento que você perceber algum problema com o carro, procure um profissional de confiança e capacitado.

A calibragem, rodízio dos pneus, troca de óleo, freios e as luzes são itens que devem fazer parte da rotina de um motorista, podendo ser fatores importantes para a saúde do veículo e aumentando a segurança do motorista.

6) Conheça o seu veículo

Um bom motorista conhece muito bem o seu veículo, conhece o melhor ângulo dos retrovisores para garantir a melhor visão e assim diminuir o seu ponto cego. Conhece o toque do acelerador e a altura da embreagem.

É sempre bom prestar atenção nas alterações de sons do seu carro, e assim identificar rapidamente o problema e repará-lo. As mudanças dentro do carro podem significar algum problema no motor ou na parte elétrica do carro.

7) Sempre leia sobre as leis de trânsito

A sinalização é a amiga do motorista, e com ela, o motorista saberá o que pode e o que não pode fazer no trânsito. 

Com a sinalização, o motorista saberá o local certo para estacionar, sobre a pista certa, sobre a velocidade, etc. A sinalização é essencial para deixar o motorista ciente sobre as manobras a se fazer.

Você nunca deve ultrapassar pela direita ou em lugares que não é permitido, jamais coloque a sua vida em risco ou a de terceiros. Sempre trafegue na velocidade permitida da pista e na faixa correta. 

Quando trocar de faixa, antes verifique se ela está livre e se você está numa distância adequada dos carros.

Sempre fique atento quanto às mudanças de farol dentro da cidade e em rodovias.

Estando atualizado, o motorista sempre estará cuidando da sua vida e da vida dos demais. E para se atualizar, indicamos que você estude por um curso online com certificado.

Depois de ler sobre os tópicos sobre como aprender direção defensiva, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir, e se quiser, compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *