Como adaptar a decoração para quarto de casal pequeno

Muitas pessoas possuem dificuldade para decorar um quarto de casal pequeno. Inclusive, essa dificuldade não se encontra apenas nesse cômodo, como também em vários outros que possuem um tamanho menor. 

Nesse sentido, as pessoas acreditam que por ser um ambiente menor, não é possível fazer uma boa decoração. Para quem está mudando de casa, e precisa adaptar a decoração para o quarto de casal pequeno, fique tranquilo, vamos te ajudar com isso! 

Mesmo que muitos sonhem com um quarto grande e espaçoso, um quarto pequeno também pode suprir as idealizações e oferecer uma ótima possibilidade para decorá-lo.

Sendo assim, nós trouxemos algumas dicas para adaptar a decoração para quarto de casal pequeno. Com essas dicas, você vai poder deixar o seu quarto do jeitinho que você sonhou sem perder nada na decoração por conta do tamanho do cômodo.

8 dicas para decorar um quarto de casal pequeno

Para decorar um quarto de casal pequeno é preciso alinhar conforto, beleza e funcionalidade. 

Sendo assim, é necessário criar soluções inteligentes para não só personalizar o cômodo, como também otimizar o espaço e deixar o ambiente adequado para as suas necessidades e gostos pessoais. 

Pensando desta maneira, nós trouxemos 8 dicas para te ajudar a decorar o seu quarto de casal pequeno!

1 – Defina o estilo de decoração do quarto

Definir o estilo da decoração do quarto de casal é essencial para a personalização do ambiente. Você pode optar por um estilo de decoração moderna, rústica, clássica, neutra e muitos outros. A definição do estilo da decoração influencia nos detalhes do ambiente como:

  • A escolha dos móveis;
  • A pintura das paredes;
  • A roupa de cama;
  • Outros objetos decorativos.

Um quarto de casal pequeno com estilo de decoração moderno é bem característico por utilizar móveis minimalistas e estampas geométricas. Já nos casos de decoração com estilo clássico, os contornos se fazem presentes nos móveis e objetos provençais. 

Por fim, temos o estilo rústico, que possui uma decoração rica em detalhes em madeira, parede de tijolinho e outros detalhes em fibras naturais. Contudo, não importa qual o estilo que você vai definir para a decoração do seu quarto de casal pequeno. 

É sempre possível praticar as dicas a seguir em qualquer estilo escolhido. Basta conciliar de forma harmônica as cores, a iluminação e adicionar os móveis corretos para tornar o cômodo bonito e confortável.

2 – Invista em cores claras

As cores utilizadas na decoração de um quarto pequeno são fundamentais para a ampliação visual do ambiente. 

O branco, bege e tonalidades claras são perfeitas para a decoração de um quarto pequeno, pois além de ampliar visualmente o ambiente, também são ótimas aliadas de um bom projeto de iluminação.

É claro que você também pode usar cores mais vibrantes e escuras na decoração, mas é necessário pensar bem na harmonização dos outros detalhes da decoração com essas cores. 

Na escolha das cores, você também deve pensar nos detalhes do quarto como o jogo de cama, almofadas, nichos e móveis, e em como essas cores vão ser utilizadas nestes detalhes.

Além disso, você também pode escolher uma única parede do quarto para se destacar na decoração, utilizando uma cor de tinta ou um papel de parede estampado ou colorido. 

Contudo, neste caso o ideal é manter todas as outras paredes em uma cor clara e neutra para evitar que o ambiente fique sobrecarregado.

3 – Dê atenção à iluminação

Um bom projeto de iluminação é fundamental para a decoração de qualquer ambiente, e um quarto de casal pequeno não fica de fora dessa. 

A iluminação do ambiente torna o cômodo mais aconchegante e permite que o espaço iluminado fique com uma sensação de maior amplitude.

É interessante fazer uso da iluminação natural que entra pelas janelas do quarto e é necessário investir em luminárias e lustres. Além disso, você pode fazer uso das fitas de led embutidas em prateleiras e nichos, tornando o ambiente bem iluminado, amplo e incrível.

4 – Espelhos são boas opções

Os espelhos são ótimas opções para utilizar na decoração de um quarto pequeno de casal. Assim como as cores claras e um bom projeto de iluminação, os espelhos também ajudam a deixar o espaço visualmente mais amplo. 

Contudo, é necessário usá-los com cuidado, pois o excesso de reflexos dentro de um ambiente pequeno pode criar uma decoração desagradável. 

Você pode posicionar um espelho na parede atrás da cabeceira da cama ou optar até mesmo por um guarda-roupa com porta de correr espelhada. 

5 – Escolha bem os móveis

A escolha dos móveis também é muito importante para compor a decoração de um quarto de casal pequeno. É necessário pensar em como ter uma cama, um guarda-roupa, um criado-mudo, uma poltrona e outros móveis em um espaço tão compacto.

A melhor solução para quartos pequenos é investir em um quarto planejado com móveis feitos sob medida. Dessa forma, é possível aproveitar o ambiente pequeno e ter todos os móveis que deseja, fazendo o aproveitamento correto do espaço disponibilizado.

Além disso, um quarto planejado com móveis feitos sob medida também garante móveis funcionais e com divisórias específicas conforme as necessidades do casal.

Contudo, se os móveis planejados forem caros para o seu orçamento, você também pode optar por comprar móveis prontos para decorações simples e para ambientes pequenos. É fundamental optar por móveis funcionais para garantir uma otimização do espaço.

6 – As paredes podem ser aproveitadas

Para aproveitar ainda mais o espaço, você também pode usar e abusar das paredes. Saber utilizar o espaço vertical pode ser uma ótima opção para garantir um aproveitamento e otimização do espaço de um quarto de casal pequeno. 

Sendo assim, invista em nichos e prateleiras nas paredes para guardar livros e outros objetos de decoração.

7 – Tenha atenção ao tamanho da cama

O tamanho da cama é um fator que deve ser muito bem pensado. Apesar de muitas pessoas terem vontade de colocar camas enormes nos quartos, é necessário pensar no tamanho do cômodo e como uma cama grande pode prejudicar o aproveitamento do espaço.

Para um quarto de casal é possível encontrar tamanhos de cama distintos, por exemplo:

  • Cama casal comum: 188cm de altura X 138cm de largura;
  • Cama king size: 193cm de altura X 203cm de largura;
  • Cama queen size: 198cm de altura X 158cm de largura;
  • Entre outras.

Tire as medidas do quarto e escolha a cama que mais se adeque ao tamanho do cômodo. Contudo, na maioria dos casos de quarto de casal pequeno é recomendado optar por uma cama de casal comum.

8 – Organizadores

Investir em organizadores também é fundamental para a organização do ambiente, além de tornar o quarto bonito, funcional e bem arrumado. 

Você pode utilizar organizadores de gavetas e armários para organizar as coisas do quarto criando mais espaço dentro das gavetas e do guarda-roupa. Dessa forma, tudo fica organizado, por dentro e fora dos móveis, mantendo um ambiente agradável.

Agora que você sabe como adaptar a decoração para quarto de casal pequeno pode começar a planejar a decoração do seu quarto. 

Com certeza, seguindo essas 8 dicas você vai conseguir personalizar seu quarto do jeitinho que sempre quis e ainda obter funcionalidade, otimização do espaço e amplitude.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. 

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre Dieter Rams, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse, dicas de decoração e muito mais.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *