Bomba Hidráulica: O Que é e Como Funciona

Em uma indústria, diversas máquinas e dispositivos são utilizados diariamente como parte de processos de produção, sendo que a bomba hidráulica é um deles. 

Mas afinal, o que é uma bomba hidráulica? Parece uma pergunta básica, mas muitas pessoas que trabalham nesta indústria ainda não sabem a sua função.

Por isso, continue acompanhando este artigo e descubra tudo o que você precisa saber a respeito deste dispositivo.

Bombas hidráulicas 

As bombas hidráulicas são dispositivos responsáveis por converter a energia mecânica do motor principal em energia hidráulica para uso do sistema. 

Energia hidráulica é a combinação de pressão e fluxo exigida pelos atuadores para executar um trabalho útil. 

É importante entender que a energia hidráulica é combinada tanto com pressão quanto com fluxo, porque uma sem a outra não pode realizar trabalho. 

As bombas hidráulicas normalmente são alimentadas por gás ou eletricidade, embora também sejam utilizadas bombas acionadas manualmente e por ar. 

Basicamente, elas são capazes de empurrar grandes quantidades de óleo por meio de cilindros hidráulicos ou motores hidráulicos.

E como funciona a bomba hidráulica?

A bomba hidráulica transporta óleo ou quaisquer outros fluidos do reservatório/tanque para outras partes do sistema. 

O funcionamento da bomba hidráulica é baseado no princípio de deslocamento, ou seja, qualquer objeto, imerso total ou parcialmente em um fluido, é impulsionado por uma força igual ao peso do fluido deslocado pelo objeto.

Tanto a entrada quanto a saída da bomba hidráulica contêm diferentes válvulas de retenção. 

A válvula de retenção localizada na entrada empurrará o fluido do tanque/reservatório para dentro da bomba e a válvula localizada na saída bombeará fluido para outras partes do sistema.

O vácuo criado empurrará o fluido para dentro da entrada da bomba. As pás do impulsor localizadas no eixo e os fluidos ao redor girarão com o movimento do eixo.

Um vácuo é criado dentro do cilindro quando o pistão é puxado. O vácuo criado fechará a válvula de retenção de saída e abrirá a válvula de retenção de entrada. 

Em seguida, o fluido do tanque ou reservatório entra na bomba e enche parcialmente o cilindro. 

Quando o pistão é empurrado, as moléculas de fluido se aproximam e a válvula de retenção de entrada se fecha. Isso abrirá a válvula de retenção de saída e o fluido passa por meio dela.

Importância

As bombas hidráulicas são um dos componentes mais importantes em uma variedade de equipamentos de construção, fabricação e usinagem. 

Elas são responsáveis ​​pela precisão de uma máquina e por sua eficiência, e qualquer pequeno defeito pode afetar o desempenho de todo o sistema. 

Por isso, uma grande variedade de materiais é usada em bombas hidráulicas, para minimizar o desgaste e fornecer desempenho confiável. 

Além disso, outra questão relevante é sobre o tipo de material que a bomba é produzida.

Os tipos de material dependem das pressões e temperaturas que o sistema hidráulico encontrará. 

Diversas borrachas sintéticas, ligas de aço e plásticos são utilizados ​​na fabricação de bombas hidráulicas.

Sendo assim, ao selecionar uma bomba, é essencial considerar a pressão, temperatura e frequência de operação. 

Isso porque, bombas menos caras e de baixa pressão são soluções aceitáveis ​​para aplicações que exigem pressões mínimas, mas não devem ser consideradas para operações industriais pesadas. Portanto, atente-se a isso!

Agora você já está por dentro de tudo o que envolve as bombas hidráulicas. Se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe um comentário logo abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *