Benefícios da meditação para aliviar o estresse

A meditação nunca foi um tema tão comentado durante a pandemia. Assim como fazer um plano odontológico é de grande importância para a garantia do cuidado diário com a saúde bucal, a meditação pode trazer vários benefícios para a mente. 

São vários os exercícios que envolvem a saúde mental. As ferramentas para esse “controle” das emoções são importantes para garantir um melhor desempenho diário.

Entender como lidar com os problemas do dia a dia e enxergar com mais clareza estes problemas são um dos principais pontos dos benefícios de quem é praticante. 

Como ocorre o processo de descanso e relaxamento 

São várias as formas de efetuar o processo de relaxamento, sendo uma delas a respiração. Saber controlar a respiração em um momento de ansiedade ou euforia é essencial para que não percamos a calma. 

Em um momento de angústia ou de raiva, a respiração se faz essencial para baixar os níveis de estresse, o que impede que ocorra alterações maiores nas nossas perspectivas sobre as situações, fazendo com que enxergamos melhor cada ponto de determinados momentos. 

As dificuldades em se concentrar também podem diminuir com essa prática, pois a capacidade de estar consciente e aberto a novas perspectivas é o que torna mais fácil enfrentar as questões diárias.

A prática do mindfulness tem feito sucesso durante o período de pandemia, pois esse método envolve a busca por autoconhecimento, que é essencial para alcançar um estado de atenção e plenitude para encarar qualquer situação.

A terapia do silêncio também atua como grande aliada para o entendimento das questões internas, proporcionando a economia de energia vital, reduzindo as questões musculares, além de “limpar a mente” de alguma maneira.

Exercícios para diminuir o estresse 

Para diminuir o estresse e ansiedade em determinados momentos é necessário investir na prática de alguns exercícios, pois é uma forma de dispersar as energias e diminuir o circuito de pensamentos. 

Quando “cansamos” o corpo de alguma forma, fica mais fácil que a mente possa discernir e organizar tudo que venha causar um estresse.

A natação, por exemplo, pode ser uma grande aliada nesse processo, pois exige concentração  e coordenação, se configurando em uma verdadeira orquestra funcional, tendo como foco cada movimento. 

Uma corrida causa a maior produção de endorfina, além de deixar a mente mais forte para enfrentar o dia a dia.

Estudos mostram que o contato com a natureza, quando as corridas são feitas em parques, por exemplo, também ajuda a reduzir as tensões, sendo um esporte que contribui para o relaxamento. 

Para quem gosta de andar de bicicleta, skate ou patinete essa é a oportunidade de transformar a prática em aperfeiçoamento dos valores internos.

Nunca é tarde para tentar algo novo, e uma nova forma de encarar os desafios passa por fazer coisas que demandam tempo e maior empenho.

Esse tipo de atenção atrai um maior equilíbrio pela persistência, o que trará uma norma forma de observar os problemas, tornando tudo mais fácil e tranquilo para o coração. 

O tai chi chuan também é outra prática de relaxamento que está em alta. Essa modalidade envolve o controle da respiração com movimentos coordenados, que aliviam o estresse do cotidiano.      

Fazer atividades em grupo, além de ajudar na socialização, promove um grande bem estar, pois a ajuda mútua em esportes coletivos auxiliam o relaxamento, além de fortalecer vínculos. 

Seja qual for a modalidade escolhida, todas irão promover a melhora do bem estar e diminuir as tensões. Buscar algo que goste é de grande importância, por se tratar do alto controle diário, tendo o objetivo de melhorar a qualidade de vida a partir de uma atividade que estimule outras áreas do nosso organismo. 

 

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