Apartamentos para alugar: perca o medo agora mesmo!

Mudar de casa, ou até sair da casa dos seus pais, pode não ser a tarefa mais fácil do mundo. Afinal, além de lidar com todos os processos de mudança há burocracias, principalmente quando você opta pelo aluguel.

Se você está em busca de apartamentos para alugar, mas sempre sente que a insegurança está te travando, este post é para você! Continue lendo e veja as dicas que preparamos para que você perca o medo de alugar um apartamento.

  • Fiador

  • Incerteza profissional não é obstáculo

  • Você tem a Lei a seu favor

  • Alugar pode ser o primeiro passo antes de comprar

  • Conte com profissionais experientes durante o processo

Fiador

O grande medo da maioria das pessoas que estão procurando apartamentos para alugar é ter que encontrar, também, um fiador. Aquela pessoa que ficará responsável pelo imóvel se, de alguma forma, você faltar com os compromissos previstos no contrato.

Apesar de ser uma prática que ainda está em vigor no mercado, existem muitas outras maneiras de assegurar o proprietário do apartamento. Por isso, se você não tiver alguém para ser o seu fiador, existem opções como o seguro fiança, pagamento de calções ou título de capitalização que podem substituir e tornar todo o processo mais rápido.

Também existem as imobiliárias que dispensam a comprovação de renda e reduzem algumas burocracias nos aluguéis, te dando até a opção de colocar todos os seus gastos no cartão de crédito.

Incerteza profissional não é obstáculo

Sabemos que decisões a longo prazo são mais difíceis de serem tomadas diante de um momento de incerteza profissional. Mas, alugar um apartamento não pode ser encarado como empecilho nessas horas.

Sabe por que? Os contratos de locação estão extremamente flexíveis, e mesmo que você esteja passando por uma fase de instabilidade profissional, poderá alugar sem se preocupar.

Isso porque há possibilidade de encontrar apartamentos para alugar que não cobram multa pela rescisão de contrato, nos casos em que o locatário precisa mudar para outra cidade, por exemplo.

Você tem a Lei a seu favor

Os contratos de aluguel são indispensáveis! Se você encontrar apartamentos para alugar que não exijam a assinatura de um contrato, desconfie! Porque alugar um imóvel com o respaldo desse documento profissionaliza o acordo e garante maior responsabilidade aos envolvidos.

Mas além do contrato há uma lei que estabelece as obrigações dos locadores e locatários. É a Lei do Inquilinato (nº 8.245, de 18 de Outubro de 1991) que direciona a conduta de cada uma das partes durante o processo de locação e de permanência no imóvel. Por isso, se você tiver problemas contratuais ainda terá o amparo da lei.

Alugar pode ser o primeiro passo antes de comprar

Muitas pessoas sonham em ter o próprio imóvel e nem cogitam em morar de aluguel durante um tempo. Alugar um apartamento é uma boa oportunidade para ter um bom embasamento sobre o mercado imobiliário da sua cidade, o que pode te servir de base para posteriormente você assumir compromissos a longo prazo.

Alugar também te dá uma ideia de como é um bairro que você sonhava em morar. Você pode acabar se surpreendendo negativamente, e terá a possibilidade de se mudar para conhecer outras regiões antes de finalmente comprar o seu imóvel.

Conte com profissionais experientes durante o processo

Mas o que te dará mais segurança na hora de alugar o seu imóvel é contar com profissionais que já atuam e entendem o mercado. Por isso, como dica final, antes de procurar os apartamentos para alugar, encontre uma imobiliária que possa te amparar!

Além de ficar responsável por toda a parte burocrática, uma empresa estará presente intermediando sua relação com o locador, o que pode facilitar na hora de resolver qualquer tipo de problema que você tiver quando firmado contrato.

Texto: Rafaela Roque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *