sites

A importância de ter um certificado SSL para sites

Sabemos o quão grande é a internet, e nela, estão incontáveis arquivos. Todavia, no meio disso tudo, é notável a existência de arquivos e sites maliciosos.  Por esse motivo, medidas no meio digital são tomadas para poder se resguardar diante desse cenário que existe hoje.

O que é um “Certificado SSL”, afinal?

Certificado SSL (Secure Socket Layer), também conhecido como “https”, que é aquele “comecinho” dos links na internet. Este fator se trata de um protocolo global de segurança que funciona baseado em criptografia de dados.

Além disso, essa denominação diz respeito à segurança de um website e, por isso mesmo, quando se navega pela internet e algum cadeadinho verde é apresentado, o certificado em questão significa que aquela conexão é segura.

Qual é a diferença entre HTTP e HTTPS em sites?

Como já vimos anteriormente, o HTTPS, com a letra “s” no final, significa uma conexão segura. Mas, é o HTTP? 

Pois bem, essa outra denominação se trata de um protocolo padrão da Web (Hypertext Transfer Protocol) e, por meio dele, são feitas requisições de endereços que são entregues novamente em forma de dados. 

Porém, o que se deve atentar, é que o formato padrão HTTP, é transmitido em texto. Ou seja, essa forma acaba possibilitando que os dados sejam interceptados no meio do caminho, e é aqui que mora o perigo.

Alguns muitos problemas de furtos digitais ocorrem por conta dessa questão de interceptações. Domínios não seguros são vulneráveis e tendem a ser desvalorizados pelo Google.

Mas os sites sem certificado são desmerecidos?

 

Bom, de certa forma, sim. Ter um certificado é o que demonstra que não há perigos (no uso do site em questão) de interceptações mal intencionadas de terceiros.

Além disso, desde de 1º de julho de 2018, o Google Chrome lançou uma atualização que desfavorece de vez os domínios sem SSL pois, eles perdem rankeamento na pesquisa do Google e, esse ranqueamento, é essencial para uma página aparecer mais acima nas buscas.

Não parando aí, os sites cujas hospedagens não tenham consigo o https, o navegador Google Chrome aponta eles como não seguros juntamente com o nome do site, dessa forma:

Como resolver esse problema?

Para poder obter um certificado SSL, existem algumas empresas que podem fornecer essa segurança para os sites. Além disso, existem empresas que vendem já incluída, em Sites Administráveis, a proteção SSL integrada. Dessa forma, não é necessário providenciar separadamente o protocolo de proteção.

Empresas essas como por exemplo, a BrasilStream. Ela atende Emissoras de Radiodifusão e Televisão, e é uma empresa com pacotes de serviços que já possuem SSL integrado no pacote.

Enfim, com tais informações, acaba ficando bem claro o porquê é tão importante possuir uma proteção SSL no meio de um oceano tão cheio de dados, que é a internet. Com isso fica claro também como muitas pessoas saem perdendo sem às vezes nem mesmo saber, no meio digital