8 dicas na hora de colocar seu imóvel a venda

Para muitas pessoas, chega um momento que é necessário se desfazer de coisas importantes, como uma casa. Seja devido a uma mudança de cidade ou mudança para uma casa melhor, colocar o imóvel à venda se torna necessário.

Nesse sentido, é normal que muitas pessoas se desesperem ao ter a necessidade de vender seu imóvel. Isso acontece pelo medo de não conseguir vendê-lo ou devido à preocupação com as burocracias e possíveis problemas no processo.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo, pois nós estamos aqui para te ajudar a colocar o seu imóvel à venda. Para te ajudar com isso, nós trouxemos 8 dicas importantes que vão facilitar muito este processo para você.

 1- Faça alguns reparos e invista na pintura

Antes de vender seu imóvel é importante deixá-lo em bom estado, para agradar mais pessoas. Nesse sentido, é necessário fazer reparos no imóvel. Problemas visíveis como infiltração, pintura descascada e rachaduras devem ser reparados para valorizar o imóvel.

Ademais, também é importante pensar em outras frentes antes de vender um imóvel, por exemplo:

  • Repor azulejos quebrados;
  • Cobrir furos nas paredes;
  • Rebocar paredes;
  • Trocar lâmpadas e tomadas;
  • Resolver entupimentos. 

Além disso, uma nova pintura pode valorizar ainda mais o imóvel, melhorando sua aparência e tornando-o mais atraente.

2- Cuide da limpeza

Ah, a limpeza também é importante para a venda de um imóvel, aliás um lugar sujo não é nada atraente, não é? Dê uma geral na casa e se ela já estiver esvaziada lavá-la é uma boa opção.

Além disso, se o imóvel tiver um jardim, limpá-lo, aparar a grama e cuidar das plantas pode ser uma boa atitude para atrair mais compradores. Jardins são lindos e muitas pessoas se atraem por esse requisito nas casas. 

No entanto, jardins abandonados podem apenas desanimar os compradores, então mão na massa!

3- Revise a documentação

Agora que a casa está em bom estado para ser apresentada, é necessário rever a documentação do imóvel. Nesse sentido, você deverá se certificar de que está tudo certo com os pagamentos, escritura, contas e impostos do imóvel. 

Assim, você e o futuro comprador ou locatário terão menos problemas e dores de cabeça na negociação do imóvel.

4- Procure a ajuda de um corretor

Um corretor te ajudará a colocar seu imóvel à venda, pois ele avaliará o seu imóvel e junto a você definirá um preço. Se você não quer mergulhar de cabeça no processo de venda do imóvel, procurar um corretor pode ser uma ótima opção para você.

Como o corretor conhece mais sobre o mercado imobiliário, ele poderá avaliar as ofertas e inserir o seu imóvel no mercado, além de ajudar nas negociações. Além disso, colocar o seu imóvel em uma imobiliária poderá facilitar o processo de divulgação e venda do seu imóvel.

5- Cadastre o imóvel em um site seguro

Se você deseja cadastrar seu imóvel em um site de divulgação, precisa se certificar de que este site é seguro. Cadastrar seu imóvel em um site ajuda a vendê-lo mais rápido e de forma mais prática. Além disso, você não precisa de um corretor ou imobiliária para isso.

Ao cadastrar seu imóvel em sites de divulgação, você pode atingir um público maior e colocar mais características sobre seu imóvel, além de não ter toda a burocracia de fazer isso com uma imobiliária. Mas lembre: é ideal que o site seja seguro e de confiança, para não ter problemas.

6- Capriche na descrição

Na hora de vender o seu imóvel é necessário descrevê-lo de forma caprichada para atrair e conquistar possíveis compradores. Por isso, é necessário fazer uma descrição especificando os detalhes principais do imóvel.

Ninguém melhor para fazer isso do que você mesmo, não é? Como você é a pessoa que mais conhece seu imóvel, pode mandar ver e escrever uma boa descrição do seu imóvel.

Nesse sentido, é importante incluir na descrição do imóvel detalhes como a metragem, número de cômodos, se existem ou não áreas externas, se há áreas de lazer, etc. 

Além disso, para tornar o imóvel ainda mais atrativo, você pode falar também sobre o bairro, a vizinhança, pontos comerciais próximos, os meios de transporte, a segurança e outros detalhes que possam interessar os compradores.

7- Tire boas fotos

Para divulgar seu imóvel e atrair compradores não é necessário apenas cadastrá-lo em um site e escrever uma boa descrição. Nesse sentido, o mais importante é tirar boas fotos para anexar ao cadastro do imóvel no site.

As fotos são fundamentais para despertar o interesse no comprador, pois com as fotos ele terá uma ideia prévia de como é o imóvel, gerando um maior interesse para visitá-lo e conhecê-lo.

De preferência, tire fotos do imóvel durante o dia, com luz natural e em ângulos que favorecem cada cômodo do imóvel. Além disso, você deve evitar que outras pessoas ou objetos pessoais apareçam nas fotos tiradas.

Nada de cadastrar o imóvel com fotos desfocadas, tremidas, escuras ou com o local desorganizado, pois isso pode passar uma imagem ruim para quem se interessar no seu imóvel, fazendo com que perca o interesse.

8- Negocie e analise as ofertas

Analise as propostas e ofertas dos compradores e esteja aberto a negociações. Isso é importante para que ambas as partes envolvidas na negociação saiam do negócio satisfeitas. 

Ao analisar as ofertas você deve procurar entender a situação do possível comprador e entrar em um acordo que seja bom para os dois.

Muitos compradores podem tentar pechinchar para pagar um valor menor ou em outras formas de pagamento. Nesse momento, é necessário que você avalie se essas condições são favoráveis para você também, por isso é muito importante ter um conhecimento prévio do mercado imobiliário.

Não esqueça de valorizar o seu imóvel durante as ofertas para garantir a negociação. Nesse sentido, você deve falar sempre sobre os pontos positivos do imóvel como o estado de conservação dele, a documentação em dia e o que mais for atrativo e vantajoso que possa garantir a negociação.

Esperamos que com essas 8 dicas você consiga colocar seu imóvel à venda sem preocupações. Seja qual for o motivo da venda, é importante fazer tudo de forma correta para concluir a venda com sucesso. 

Este artigo foi produzido pela Essência Móveis, para mais dicas acesse nosso blog

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. 

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Além disso, a Essência Móveis oferece diferentes descontos nas compras, além de frete grátis para algumas regiões. Siga as tendências da decoração de imóveis com qualidade e com um ótimo preço!

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *