8 dicas de florais para ansiedade

Quando o coração palpita sem motivo aparente, a preocupação é constante, existe um medo generalizado, surgem tremores, sensação de falta de ar, mãos frias e suadas e náuseas, é hora de procurar ajuda, porque pode ser ansiedade.

O tratamento conta com várias especialidades, como psiquiatria, psicologia e terapias integrativas como Florais de Bach. No artigo de hoje, veja como o tratamento com floral para ansiedade pode ajudar!

Você é uma pessoa ansiosa?

A ansiedade é uma doença caracterizada pela preocupação exagerada, muitas vezes sem motivo.

Não é apenas uma aflição pontual. Ela é constante, atrapalha a vida cotidiana e pode vir acompanhada dos sintomas citados no início do texto.

É muito importante que a pessoa que se sente ansiosa procure tratamento para que ela possa recuperar a saúde e a qualidade de vida. É possível encontrar alívio da ansiedade no tratamento com um terapeuta floral e com os Florais de Bach.

Como funcionam os Florais de Bach?

Os Florais de Bach fazem parte de um sistema criado por Edward Bach, médico que acreditava que o bem-estar físico está intimamente ligado ao bem estar emocional.

Por isso, quando há um desequilíbrio nas emoções e nos sentimentos, ele se manifesta em outras doenças. Assim, o Dr. Bach criou 38 essências florais capazes de restabelecer o equilíbrio entre o físico e o emocional.

Diferentemente dos óleos essenciais, que são extratos concentrados das plantas, os florais são compostos bastante diluídos extraídos das flores.

Cada essência floral pode ser usada sozinha ou, dependendo da necessidade, são utilizadas várias essências em conjunto.

Floral para ansiedade

Os florais de Bach para ansiedade atuam no medo, na insegurança, falta de interesse no presente, na influência externa exagerada, no desespero e no cuidado excessivo com o outro.

Vários desses pontos podem ser gatilhos para a ansiedade. Veja 8 essências florais que podem ser usadas no tratamento dos sintomas dessa doença!

Impatiens

Floral voltado para a calma e paciência, que às vezes é muito curta nas pessoas ansiosas. Impatiens é para as pessoas que se sentem muito nervosas, tensas e impacientes com o ritmo do mundo e das outras pessoas.

Agrimony

Agrimony é voltado para as pessoas que escondem seus sentimentos. Enquanto sorriem, ocultam o sofrimento interno. É bastante indicado para as pessoas que tentam anestesiar as angústias com o álcool, drogas ou comida.

Aspen

Um dos fatores que disparam uma crise de pânico ou ansiedade é um medo, muitas vezes irracional ou indefinido, de que algo de ruim vai acontecer.

É nesse ponto que o floral Aspen age, clareando os pensamentos e dando coragem para viver o novo.

Mimulus

Diferentemente do Aspen, o Mimulus é para aquelas fobias conhecidas, como medo de falar em público, de viajar de avião, de animais.

É o floral das pessoas muito tímidas, que gaguejam nas interações sociais, ou que são envergonhadas de uma forma geral.

O composto libera a coragem e a espontaneidade que existe em cada um.

Clematis

Um outro problema da pessoa ansiosa é pensar demais no futuro e esquecer de viver o presente.

Clematis é o floral do pé no chão, do viver no presente, da concretização.

Indicado também para as crianças que vivem “no mundo da lua”.

Cherry Plum

Esse floral é indicado para quem fica apavorado só de pensar em perder o controle, seja ele físico ou emocional, o que gera um grande nível de ansiedade.

Essas pessoas tem dificuldade em relaxar e, muitas vezes, não acreditam no autocontrole. Cherry Plum traz calma, estabilidade e segurança.

Rock Rose

O Rock Rose é voltado para pessoas em estado de pânico além do Mimulus, um terror paralisante que pode estar ligado a traumas.

O floral vai ajudar a restabelecer a calma enquanto traz a coragem para enfrentar os medos, que também vão desaparecendo aos poucos.

Red Chestnut

Red Chestnut está ligado ao medo que as pessoas sentem em relação à segurança de outras pessoas, como a mãe que não dorme enquanto o filho não chega em casa, ou com alguém que passa por um lugar perigoso todos os dias.

São medos naturais. Porém, quando exagerado, esse medo passa a diminuir a confiança da outra pessoa. Com esse floral, a pessoa preocupada deixa de ser foco de ansiedade para todos e passa a ser centro de força.

Você se considera uma pessoa insegura? Isso pode ser um gatilho para a ansiedade. Os florais podem ajudar e os óleos essenciais para ansiedade também podem contribuir positivamente no tratamento, além da prática de yoga, cuidando tanto do físico quanto do emocional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *