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7 dicas para empreendedores no mercado digital

Ter sucesso no mercado digital é o sonho de muitos empreendedores. Mas, para alcançar esse objetivo, é necessário muito planejamento e dedicação. 

Sendo assim, independentemente do seu tempo de experiência no empreendedorismo, se manter atento às oportunidades e estabelecer uma estratégia de atuação é fundamental para a escalabilidade do seu negócio.

Para ajudar você nessa jornada, preparamos este artigo com 7 dicas que vão ajudar você a se destacar no mercado digital. Continue a leitura e confira como impulsionar o seu negócio!

1. Conheça seu público

O primeiro passo para se alcançar o sucesso como empreendedores digital é estudar o mercado e conhecer o seu público-alvo. 

Afinal, quando você não sabe nada sobre as pessoas prováveis de consumir o seu infoproduto ou serviço, você gasta muito mais para realizar uma venda.

É isso mesmo! Se você não conhece os hábitos de consumo do seu público e não tem informações sobre suas preferências, você não saberá como se comunicar com ele e nem produzirá um conteúdo que o atraia. 

Então, para nortear a relação entre você e sua audiência, é fundamental entender os desejos e as dores dos seus clientes em potencial. E a criação de uma persona pode lhe ajudar nesse processo. 

Confira abaixo algumas dicas para criar uma persona:

  • Reúna informações relevantes sobre sua audiência;
  • Analise as informações e identifique pontos em comum entre eles;
  • Descreva as características e os hábitos percebidos;
  • Monte sua buyer persona de acordo com as informações analisadas.

2. Elabore um planejamento estratégico

Estabelecer um planejamento estratégico é fundamental para a sustentação do seu empreendimento digital.

Mas, não se engane! O planejamento é um processo contínuo e envolve muitas tomadas de decisões. 

Isso porque ele conterá todas as suas ideias e objetivos, o que significa que, sem ele, o seu negócio corre o risco de ficar sem rumo. 

Por isso, pesquise o mercado e estabeleça metas tangíveis. Dessa forma, você vai conseguir mensurar os resultados e realizar ajustes. 

Saiba ainda que, com um planejamento estratégico, você pode tomar decisões mais assertivas em assuntos, como:

  • Lançamento de novos produtos;
  • Ações de posicionamento da sua marca;
  • Desenvolvimento de campanhas para atração de novos clientes;
  • Realização de análise de risco;
  • Redistribuição dos recursos operacionais.

Além disso, o planejamento estratégico é uma maneira eficiente de projetar seu empreendimento digital de dentro para fora, fortalecendo a cultura do seu negócio e criando uma identidade.

3. Invista na identidade visual do seu negócio

Uma identidade visual consiste em utilizar um conjunto de elementos, especialmente gráficos, para criar uma representação do seu produto digital ou serviço. 

Entre esses elementos estão presentes cores e formas que assumem o papel de identificação visual da sua marca.

Sendo assim, investir na criação de uma identidade visual para a sua marca está atrelada à posição que você busca para o seu negócio.

Isso porque esse conjunto de elementos visuais deve refletir a visão e os valores do seu produto. 

Além disso, é a sua identidade visual que vai ser fortemente lembrada pelos seus clientes, e isso pode ser um fator importante para o seu sucesso.

4. Crie uma landing page

A criação de uma landing page é essencial para a sua estratégia de marketing digital, pois é ela que vai lhe auxiliar na construção de uma base de contatos e permitir que você estabeleça um fluxo de nutrição de leads.

Além disso, essa página, quando bem explorada, pode ajudar a reduzir o seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e te auxiliar a captar informações relevantes sobre o seu público por meio de formulários.

Existem várias plataformas que oferecem ferramentas para criação de landing pages, e uma delas é a HeroSpark. Essa plataforma disponibiliza templates prontos e editáveis que facilitam a criação caso você não tenha conhecimento sobre desenvolvimento de páginas. 

5. Aposte no Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia poderosa para atrair e engajar clientes em potencial de maneira orgânica e educativa. 

Sim, educativa, pois o Marketing de Conteúdo qualifica seus leads por meio da entrega de conteúdo de valor, criando uma percepção de autoridade para o seu negócio.

Para que a construção desse conteúdo seja certeira, você precisa estar por dentro dos anseios do seu público e entregar um material que faça sentido para as necessidades da audiência. 

Entre os diversos motivos para que você invista em Marketing de Conteúdo, podemos citar:

  • Ajuda a construir uma relação mais próxima com o público;
  • Demonstra que você quer estar presente no cotidiano dos seus clientes para além do momento da venda;
  • Pode lhe posicionar como uma autoridade digital;
  • Aumenta suas vendas de maneira orgânica. 

6. Construa um funil de vendas 

O funil de vendas é uma representação visual das etapas que um lead percorre até ser convertido em cliente.

E é observando esse processo que você consegue traçar as melhores estratégias para aquecer o seu lead até o fechamento da compra.

As etapas do funil incluem:

  • Prospecção: etapa de atração, é o primeiro contato com o seu cliente em potencial. 
  • Qualificação: etapa mais longa do funil de vendas e também a que exige uma maior diversidade de recursos. Nela, o seu lead é nutrido com conteúdo relevante que o prepara para a etapa de proposta.
  • Proposta: etapa de conversão do lead em cliente. É nesse momento que tudo deve ser voltado para encaminhá-lo para a sua página de vendas.

A importância do funil de vendas para você como empreendedor digital é a melhoria da previsibilidade das vendas, possibilitando o ajuste da sua estratégia.

7. Conte com boas plataformas

Boas plataformas de marketing e vendas são essenciais para impulsionar negócios e aumentar as vendas de infoprodutos e serviços.

Essas ferramentas tornam os processos mais eficientes e oferecem agilidade para a captação de leads.

Com esses recursos à disposição, você pode, dentre outras ações, automatizar seu funil de vendas, impulsionar campanhas com o envio de e-mail marketing e ter acesso a relatórios personalizados.

Inclusive, existem as chamadas plataformas All in one, ou tudo em um, que são aquelas que concentram em um só lugar ferramentas de marketing digital e vendas.

Um exemplo de plataforma tudo em um é a HeroSpark, que oferece criação de funil de vendas, automação de marketing e hospedagem de infoprodutos em páginas com sistema de pagamento integrado.

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