saúde financeira

7 dicas de ouro para manter a saúde financeira do seu negócio

Conheça dicas valiosas sobre como o empreendedor pode manter a saúde financeira do seu negócio sempre em dia.

Para que qualquer negócio prospere no mercado, o empreendedor não deve descuidar da saúde financeira dele. 

Afinal de contas, se as receitas e despesas não estiverem em perfeita sintonia, tudo pode ir pelo ralo. 

Por isso, vamos te dar 7 dicas simples sobre como a sua empresa pode manter uma boa saúde financeira e aumentar as chances de prosperar. Fique conosco até o final e aproveite a leitura!

Contabilize todos os gastos

Essa talvez seja a dica mais importante. O empreendedor deve contabilizar todos os gastos da sua empresa, ou seja, é preciso estar a par sobre onde o dinheiro está sendo empregado. 

Por isso, seja organizado com isso e não negligencie a contabilidade dos seus gastos mensais. Lembre-se: gastar mais do que ganha nunca é recomendado. 

Sendo assim, faça uma planilha de controle de gastos, pois ela pode te ajudar a ter uma noção do valor total das despesas mensais do seu negócio. 

Manter uma boa saúde financeira implica ter um bom controle dos gastos, já que, se eles forem excessivos, podem levar qualquer empresa à falência. Atenção quanto a isso! 

Quite as suas dívidas

Diversos empreendedores, por falta de um bom controle com suas finanças, acabam se enrolando com grandes dívidas. 

Por isso, se você quer tomar as rédeas da situação financeira do seu negócio, trate de quitar todas as dívidas o mais depressa possível. 

Ficar com o nome sujo na praça pode trazer muita dor de cabeça e impedir a sua empresa de comprar novamente. Investir em um curso de hipnose também é uma boa escolha.

Dessa forma, faça um levantamento do valor total das dívidas do seu negócio e providencie a quitação das mesmas. 

Se não der para pagar tudo, tente uma negociação com os credores que seja interessante para ambas as partes. 

Uma empresa que tem dívidas em aberto, sejam trabalhistas ou com fornecedores, não passa nenhuma credibilidade para seus clientes. 

A postergação do pagamento só vai fazer a situação virar uma bola de neve. 

Tenha um bom capital de giro

Você já reparou que todo empreendedor de sucesso tem um capital de giro reservado para alguma eventualidade que possa surgir? 

Essa é uma das estratégias mais inteligentes para manter a boa saúde financeira de qualquer negócio. 

Se você puder, comece a guardar uma quantia em dinheiro todos os meses. 

Ela poderá ser útil no momento em que menos se espera. O livro quem pensa enriquece pode te auxiliar muito nessa jornada.

Imprevistos financeiros, mais cedo ou mais tarde, aparecem pelo caminho. 

E se o empresário não tiver um bom capital de giro para quitar as despesas inesperadas, a gestão pode ficar bem mais complicada, principalmente se o gasto for emergencial. 

Dessa forma, seja organizado com as finanças da sua empresa e tenha uma boa reserva financeira. Estar precavido é sempre uma ótima escolha! 

Vai comprar? Pague à vista

Antes de mais nada, reforçamos que você sempre avalie antes a real necessidade da compra. Mas caso o investimento em sua empresa seja inevitável, procure sempre pagar à vista. 

Quando adotamos essa modalidade de pagamento, podemos pagar mais barato, já que diversos fornecedores concedem bons descontos para clientes que pagam à vista. Descubra o que é amadurecimento.

Sem mencionar o fato de que fazer dívidas nunca é o mais recomendado para quem deseja manter a boa saúde financeira do seu negócio. 

Parcelamentos, na maioria das vezes, têm juros altos, o que deixa de ser interessante, já que você vai pagar bem mais caro. 

Por isso, quando for comprar, pague sempre à vista, dentro das suas condições, obviamente. 

Conte com o auxílio da tecnologia

Os constantes avanços tecnológicos podem ajudar os empreendedores a manter a boa saúde financeira das suas empresas. 

Por isso, você deve fazer o uso inteligente de ferramentas de gestão de finanças. 

Alguns aplicativos também podem ser bem úteis para deixar o seu dia a dia mais prático e, sobretudo, ágil. 

Se você ainda faz toda a contabilidade do seu negócio naquele caderno velho, que tal deixar a tecnologia fazer parte do seu cotidiano? 

Com o uso de modernas ferramentas, o setor financeiro da sua empresa vai tomar atitudes mais assertivas e saber se as finanças estão indo de vento em polpa ou se é necessário cortar despesas para equilibrá-las. 

Avalie as ofertas antes de comprar

As ofertas podem ser uma verdadeira tentação para qualquer pessoa, certo? 

Mas o empreendedor precisa avaliar se a compra de determinado produto que está em oferta é, de fato, necessária. 

Gastar dinheiro com aquilo que não precisa no momento, só porque está em oferta, nem sempre é o mais indicado pelos especialistas em finanças. Tenha inteligência financeira.

Por isso, faça uma minuciosa avaliação de todas as ofertas que aparecerem. 

Nem sempre elas são viáveis, já que podem fazer o empreendedor gastar um valor que pode fazer falta no futuro, além de deixar as finanças uma verdadeira bagunça. 

Afinal, não é só porque algo está em oferta que você precisa comprar, certo?

Faça previsões futuras

Todo empreendedor que preza pela boa saúde financeira do seu negócio, precisa fazer uma previsão de cenários econômicos futuros. 

É preciso estar atento quanto às principais tendências e demais assuntos relacionados ao seu mercado. 

Muitas vezes, fazer um investimento certo pode ser rentável e interessante. Conheça os segredos de uma mente milionária.

Quando estamos empreendendo, precisamos estar precavidos financeiramente e antenados em tudo que acontece em nosso segmento de atuação. 

Por isso, quanto mais informações vindas de fontes seguras você tiver, melhor para todo o seu negócio. Afinal, tomar prejuízos em época de retração econômica ninguém merece!

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente  capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *