5 dicas de como montar um pensionato de sucesso

Uma forma de ganhar dinheiro como um empresário é comprando um imóvel para alugar os quartos da casa, funcionando como um pensionato

Com a internet, ficou ainda mais fácil abrir uma pensão, sendo uma forma bem popular de ganhar dinheiro pela fácil divulgação do espaço.

Em um pensionato, geralmente as áreas em comuns (sala de estar, cozinha) estão à disposição de todos que moram.

O quarto pode ser privado para o hóspede ou também podem haver quartos coletivos, dependendo da estrutura do negócio. 

Se estiver interessado em administrar um pensionato, precisa levar em consideração essas 5 dicas para garantir o sucesso: 

1 – Plano de negócios

Baseado no tamanho da sua propriedade, veja quantas camas podem ser colocadas nela. 

Além disso, some todos os valores fixos e variáveis, incluindo eletricidade, seguro, alimentação, aluguel, água, gás.

Determine quanto você pode cobrar por moderadores para determinar a receita. Conforme os custos e receitas estimados, calcule o valor de ponto de equilíbrio e quantas pessoas serão necessárias para obter lucro.

Se optar por um pensionato turístico, pense nos meses com maior movimentação e planeje realizar um ajuste no valor cobrado por noite.

2 – Localização

A localização vai influenciar bastante no tipo de pensionato que deseja começar. Turistas vão preferir estar próximos às atrações, por exemplo.

No entanto, se a escolha for por estudantes, eles precisam estar perto das faculdades ou de uma localização central para ter acesso aos meios de transporte. 

Assim, a localização do imóvel pode decidir também quem serão os moradores que irão ocupar o espaço.

3 – Orçamento

Os custos para começar um pensionamento podem variar de acordo com o local, principalmente se você for dono do imóvel e quiser continuar com a mesma estrutura ou construir uma nova.

Não se esqueça de levar em consideração os custos de possíveis upgrades e extras para que a hospedagem seja confortável para todos.

Parte do orçamento também deve ser relacionada à divulgação dos espaços para atrair moradores. 

Um bom exemplo é o site pensaoemsp.com.br uma ótima referência de sucesso já que os interessados em um pensionato conseguem encontrar todas as informações para entrar em contato.

4 – Moradores

Se você pensou em um pensionato para estudantes, as comodidades e configurações vão ser diferentes do que planejar para uma família inteira.

Para um espaço turístico, por exemplo, os moradores terão expectativas diferentes em relação a alimentação, localização e serviços extras do que estudantes. 

Por isso, traçar um bom plano de negócios já garante pensar em que tipo de pessoas deseja ter como cliente para o seu pensionato, pois influencia na escolha de localização, serviços oferecidos, etc.

5 – Serviços extras

Além de alugar o quarto, você também pode fornecer refeições e serviços adicionais, como limpeza, lavanderia, internet, etc. 

Com esses serviços extras, você pode cobrar uma taxa extra pelo uso ou ainda fornecer para todos os hóspedes, independentemente do uso, cobrando uma taxa mais alta pelo aluguel do pensionato. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *