3 dicas essenciais para quem deseja investir em imóveis

Investir em imóveis é a modalidade de aplicação mais antiga do mundo, beneficiando muitos investidores, profissionais ou não, com as suas valorizações ao longo da história desse mercado.

Se você está considerando essa possibilidade e ainda não sabe por onde começar, quais são as vantagens e qual é o melhor tipo de imóvel para investir, então leia este artigo até o final para saber tudo o que precisa para iniciar os seus investimentos nesse mercado.

1 – Por onde começar a investir em imóveis?

Os primeiros passos para quem deseja investir e ser bem-sucedido é definir qual o objetivo com aquele investimento e aprender como comprar um apartamento, porque é muito importante conhecer o processo de compra de imóveis antes de começar a investir.

A definição do objetivo é útil para se planejar e decidir se vai comprar imóveis na planta para revender ou imóveis para locação e, assim, viver da renda advinda dos aluguéis.

Seja qual for o seu objetivo, é necessário que o seu planejamento apresente os seguintes pontos:

  • Conhecimento sobre imóveis em regiões com potencial de valorização;
  • Cálculo da taxa de retorno sobre o investimento;
  • Decisão entre imóveis na planta ou prontos para morar.

A verdade é que, tendo um bom planejamento, é possível investir, por exemplo, em lugares com muita facilidade para alugar imóveis, como é o caso dos apartamentos à venda no Rio de Janeiro.

Isso só é viável porque nessa região existe muita movimentação de militares devido ao estado ser a sede das forças armadas. Logo, essa é uma ótima opção para investir em imóveis para alugar.

Estude e entenda o mercado

Em seguida, busque informações sobre a região em que o imóvel está localizado, quais são as melhores épocas para investir e os períodos em que as facilidades de crédito são mais interessantes.

Não só isso, estude sobre os índices que interferem no cálculo do valor do imóvel, como é o caso do Índice Nacional de Custo de Construção (INCC).

Enfim, esse é o caminho que se pode percorrer para começar a investir em imóveis.

No próximo tópico, você vai conhecer quais os benefícios desse tipo de investimento. Confira!

2 – Quais as vantagens em investir em imóveis?

É certo que todo investidor conhece as vantagens e as desvantagens de um bom investimento. Devido a isso, ele estuda tudo sobre a aplicação que pretende fazer para minimizar os riscos.

Porém, após a avaliação sobre o mercado financeiro, muitos preferem comprar imóveis pelos motivos a seguir.

Segurança e solidez

Quem investe em imóveis não sofre com a variação do mercado financeiro, por isso é um investimento seguro, o que faz com que os imóveis sejam um investimento sólido devido à quase inexistente desvalorização desse mercado.

Valorização e aumento de patrimônio

Além disso, a compra de um imóvel aumenta o patrimônio do investidor, ou seja, quanto mais ele investe em bens imobiliários, mais aumenta o seu ativo.

E quanto maior esse espólio, maior será a sua renda, porque, além de um imóvel sofrer valorização ao longo dos anos, ele gera ganhos passivos para o proprietário.

Diversificação de investimento e controle

Vale a pena ressaltar também que é possível diversificar os investimentos em imóveis. Por isso, confira abaixo algumas opções para variar a construção de um patrimônio imobiliário. Você pode:

  • Comprar e alugar imóveis que atendam ao mercado logístico;
  • Investir em imóveis para moradias compartilhadas, como o coliving;
  • Comprar e alugar espaços para coworking.

Os espaços de coliving podem atender às necessidades de pessoas da terceira idade que já não podem ou não conseguem cuidar de uma casa inteira sozinha. Sem falar na oportunidade de estar sempre convivendo com outras pessoas, até mesmo da mesma faixa etária.

Os espaços de coworking, por outro lado, são apenas para as pessoas trabalharem. Eles costumam ser equipados para atender profissionais de diferentes áreas que desejam apenas um local mais tranquilo para trabalhar ou até mesmo estudar.

Além desses, você pode encontrar, por exemplo, apartamentos em São Paulo tanto para alugar como para revendê-los para pessoas que querem morar perto do trabalho e do lazer.

O fato é que, independentemente da diversificação que faça, investir em imóveis garante controle sobre seus ativos pelos seguintes motivos:

  • Garantia do retorno sobre o investimento;
  • Valorização do imóvel depende do próprio proprietário.

Outra dúvida muito comum é sobre quais os tipos de imóveis são ideais para investir. Vamos falar sobre isso agora.

3 – Qual o melhor tipo de imóvel para investir?

Para responder a essa pergunta é preciso considerar o objetivo do investidor. Por exemplo, para quem pretende construir casas ou apartamentos, o melhor imóvel, não há dúvida, é a compra de um terreno. Portanto, esse não é o tipo de investimento que gera indecisão.

Mas a compra de um imóvel comercial é um negócio que causa uma certa inquietação nos investidores, porque ele tem alguns pontos muito negativos, como os descritos a seguir:

  • Os preços sofrem com a variação econômica;
  • Há altos riscos de inadimplência;
  • Não é tão fácil de alugar;
  • As taxas de condomínio são altas;
  • Os custos com a manutenção são caros.

Além desses dois, existem os imóveis usados, uma opção mais barata que um lançamento, desde que não precise de reforma, não tenha problemas estruturais ou pendências judiciais.

E a última opção são os imóveis na planta. A vantagem é que terá um imóvel novinho em folha e com muita facilidade de financiamento.

E para fazer um bom negócio é preciso investigar tudo sobre a documentação e a licença para não ser prejudicado por embargos na obra.

Como pode perceber, a decisão sobre o melhor imóvel depende dos seus objetivos.

Studio: uma ótima opção para começar a investir

Existe um tipo de investimento imobiliário que vem ganhando o coração dos compradores e dos investidores: o apartamento studio.

Esse imóvel não ultrapassa a medida de 35 m², o espaço pode ser decorado de maneira funcional e é ideal para pessoas que moram sozinhas ou no máximo um casal.

O maior atrativo desse imóvel é o preço, pois facilita a vida de quem ainda não conseguiu adquirir seu primeiro apartamento. Isso é tudo o que precisava saber para começar a investir em imóveis. Deixe um comentário para sabermos se o artigo ajudou você!

Autor: Apto