10 motivos para investir no Instagram ainda esse ano

O Instagram é, sem dúvidas, uma das melhores redes sociais para investimento, seja você dono(a) de uma loja de roupas ou um restaurante, há diversas maneiras de promover o seu negócio dentro desta rede social, que a cada dia vem conquistando mais os brasileiros.

O Instagram sempre foi um lugar para se conectar com as pessoas que inspiram, educam e entretêm todos os dias, e se você ainda não considerou colocar sua marca lá, trouxemos 10 bons motivos para se investir no Instagram.

10 motivos para investir no Instagram ainda em 2019

Cada vez mais o Instagram tem deixado de ser apenas um aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos, para se tornar uma ferramenta de negócios. 

Por isso, fique por dentro sobre como aproveitar bem essa rede social:

1. Instagram Stories cada vez mais quente

Quer garantir que você está no radar dos seus clientes? O Instagram Stories permite que você poste conteúdo visual que desaparece no período de 24h. 

Essa funcionalidade é uma das favoritas dos usuários, portanto é imprescindível que você produza esse tipo de conteúdo.

As funcionalidades do stories aumentam o engajamento com seu cliente. A caixa de perguntas deixa um campo aberto de interação com os seguidores. As enquetes fazem os usuários votarem. Os GIFs e o emoji deslizável caem no gosto deles. 

Seu consumidor pode seguir sua contagem regressiva e ser notificado quando ela terminar… são inúmeras as possibilidades de aumentar o contato com o lado de lá do celular.

2. Campanhas com influenciadores digitais

O Instagram conta com uma rede de influenciadores digitais enorme, e é impossível pensar em Instagram sem considerar esses usuários. 

O bom influenciador possui autenticidade, saber disso é muito importante para a atuação da sua empresa nas mídias sociais

Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário alinhar os valores da sua marca com quem vai representá-la.

Entre “celebridades digitais”, funcionários e micro-influenciadores existe um universo grande e variado de influenciadores à disposição da sua marca. 

Cada um atende a um objetivo de comunicação da marca e oferece vantagens que contribuem para ele. 

Os influenciadores digitais são excelentes para ajudar a humanizar a marca e divulgar a cultura e valores do negócio. Dependendo do tamanho da empresa, podem ajudar também no awareness da marca.

3. IGTV

O IGTV, aos poucos, vem se tornando o meio favorito tanto para os influenciadores quanto para as marcas. 

Isso demonstra como o Instagram ainda pode abrir oportunidades para criar conteúdos personalizados. 

O IGTV funciona mais ou menos como o YouTube, sendo um ótimo investimento para marcas. Dá até para criar séries lá.

O IGTV aproxima o público dos criadores de conteúdo que eles adoram.

4. Você pode fazer transmissões ao vivo

Quem nunca assistiu à transmissão ao vivo de um show, palestra ou, simplesmente, de uma conversa com um digital influencer?

É fato que os vídeos tem um poder de conversão e atração maior que as imagens, e por isso eles têm ganhado cada vez mais espaço no Instagram.

Se você ainda não se jogou no mundo das lives, a hora é agora! Ela deve está na lista de suas estratégias a serem desenvolvidas, com prioridade, okay?

5. Você pode ter um perfil comercial

O perfil do seu negócio no Instagram é pessoal ou comercial?

A opção de perfil comercial no Instagram está disponível desde junho de 2016. Antes disso, os perfis das marcas e das pessoas se misturavam, isto é, não existia diferença alguma entre quem tinha um perfil para vender e quem não.

Uma das principais vantagens de se ter um perfil comercial no Instagram é que você conta com CTAs (Call to Action) na forma de botões como “Ligar”, “Enviar e-mail”, “Como chegar”, etc.

Outro benefício que apenas quem tem uma conta comercial no Instagram possui, além da possibilidade de fazer anúncios (coisa que falaremos no motivo a seguir) é a possibilidade de analisar as métricas do perfil lá dentro do aplicativo. 

É como se fosse um Analytics do Instagram, mas é chamado de “Insights”.

6. Possibilidade de fazer anúncios da sua marca

O Instagram também permite que empresas anunciem os seus posts, fazendo com que mais usuários visualizem o seu conteúdo. Esses anúncios podem ser feitos em postagens do feed ou no Instagram stories.

O investimento depende apenas da empresa, assim como o tempo de veiculação de cada campanha. 

É possível distribuir o seu orçamento para diversos posts e segmentar a campanha, garantindo que as impressões geradas serão de pessoas que podem se tornar seus clientes.

Investir no Instagram e em mídia paga é uma ótima dica para começar a construir a sua base de seguidores!

7. As hashtags são suas aliadas

Se você não usa hashtags em seus posts, está perdendo oportunidades! Claro que você não precisa #escrever #assim. 

Você pode usar os seguintes critérios para escolher as suas hashtags:

  • Localização;
  • Segmento;
  • Assunto do post;
  • O nome da sua empresa;
  • Uma hashtag de exclusividade da sua marca.

Nesse último item, é bem interessante manter uma hashtag que só você usa para agrupar os seus posts, ou em um assunto específico só seu.

8. Possibilidade de marcar seus produtos

Em 2018, outro recurso fundamental para as marcas foi lançado, com a possibilidade de inserir preços nos produtos dos posts, levando os visitantes a uma página de vendas, onde há maiores informações sobre o que foi mostrado.

Assim, é possível integrar os produtos cadastrados na loja da sua fanpage e levá-los para seu e-commerce.

9. Aumento do Dark Social

Na prática, o Dark Social ocorre quando o usuário copia o link da publicação e compartilha com outras pessoas por meio de canais como WhatsApp, Facebook Messenger, Skype e e-mail.

Em 2018, já pudemos ver um crescimento das mensagens diretas: os usuários enviam mensagens, fotos, vídeos, GIFs, mensagens de voz e até fazem chamadas de vídeo. 

É um chat completo dentro do Instagram. Inclusive, alguns dos stickers do stories interagem com a direct — e isso pode beneficiar as empresas.

10. Segmentação ao máximo

O modo como o conteúdo é organizado também favorece a descoberta de novas publicações. 

Ao usar a aba Explore, indicada pelo ícone da lupa ao lado do feed principal, os posts recomendados para o usuário são apresentados e separados conforme os interesses individuais.

Comida, jogos, animais, humor, por exemplo,  são tópicos que podem aparecer e prender mais ainda a atenção do consumidor – por isso é interessante utilizar bem as hashtags e definir o conteúdo para que o público encontre o seu nicho.

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Alexandria Marketing, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre marketing digital.

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