AVCB

Você sabe o que é AVCB?

A segurança é uma das principais preocupações de todos os seres humanos. Para garantir que todos estejam a salvo de acidentes envolvendo fogo, foram estabelecidas algumas regras de prevenção e contenção de incêndio tanto em lugares públicos como privados.

O principal sistema para impedir que o condomínio seja tomado por chamas é instalando um detector de fumaça. Ele é capaz de captar os indícios de fumaça no ambiente, disparando e avisando a todos que pode ser um início de incêndio.

Sua tecnologia ainda consegue identificar se aquilo é realmente uma fumaça proveniente de fogo, ou se é apenas um alarme falso. Além disso, ele está conectado ao corpo de bombeiros, de forma que eles serão avisados no caso de ocorrer algum incêndio.

Inclusive, existem algumas outras normas que devem ser seguidas, como possuir:

  • Proteção contra incêndios;

  • Saídas eficientes para a rápida retirada de pessoas;

  • Equipamento suficiente para combater o fogo;

  • Pessoas treinadas para uso correto dos equipamentos.

Brigada para prédios

Além das normas listadas anteriormente, outra medida que é obrigatória para prédios é a formação de brigada para condomínio. Ela acontece através de um pequeno curso oferecido pelos bombeiros para não apenas funcionários do edifício, mas também para moradores.

Segundo a Norma Regulamentadora nº 23, todos os participantes devem aprender com o treinamento de bombeiro civil a manusear extintores e equipamentos de contenção de incêndio para proteger o patrimônio e as vidas que correm perigo.

Depois de finalizado o curso, cada participante recebe um certificado e o condomínio recebe um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que garante que o local está apto e preparado para eventuais acidentes envolvendo fogo. A brigada tem validade, de forma que ela precisa ser renovada.

Possuir um laudo AVCB dentro da validade é imprescindível. Se houver fiscalização e a prazo estiver expirado, a vigilância poderá lacrar o local e declará-lo como irregular. Para encontrar mais informações sobre como funciona este processo, você pode consultar uma empresa especializada em AVCB renovação, garantindo informações apropriadas.

Se torne um bombeiro!

O curso bombeiro civil é uma porta de entrada para aqueles que desejam dedicar a sua vida para salvar os outros. Ele acontece através de uma academia de treinamento com objetivo profissional e com a habilitação baseada na legislação vigente. Eles geralmente agem no âmbito urbano, fazendo a verificação de edifícios e comércios espalhados pela cidade.

Seu trabalho se deve especialmente para a prevenção e o combate de incêndios, sendo que o bombeiro pode se tornar um funcionário tanto de instituições públicas como privadas.  A credenciação deve ser feita pelo Corpo de Bombeiros do estado onde está sendo realizado o treinamento de bombeiro.

As principais aprendizagens que o aluno terá em um curso de bombeiros serão o manuseio dos equipamentos de proteção e combate a incêndios, técnicas de primeiros socorros, como lidar com emergência relacionadas a produtos químicos, entre outras coisas.

Além disso, o bombeiro saberá como instalar equipamentos de proteção individual ou de proteção respiratória e produzir análises de risco.

Outras atividades que estão em sua competência são o salvamento em altura e em espaço confinado, além de emergências em elevadores, operações em heliporto e a elaboração de planos de emergência.

Existem, ainda, os bombeiros de competência militar. Diferentemente dos civis, que geralmente zelam por patrimônios e bens privados, os militares são selecionados para defender bens de patamar público. Eles podem atuar, por exemplo, em casos de incêndios florestais ou tragédias relacionadas a desastres naturais.

Para entrar nesta carreira é necessário fazer um concurso público, no qual haverá uma prova que aborda tanto conhecimentos gerais quanto os mais específicos. Depois serão feitos testes de competência física, avaliando as habilidades de natação, corrida e de elevação de seu próprio corpo.

Além disso, é necessário fazer uma verificação criminal de todos os candidatos, pois a carreira militar não permite que os seus bombeiros tenham nenhum tipo de antecedente.

Por fim, a última etapa é uma avaliação médica, para checar se o candidato realmente está apto para exercer suas atividades como bombeiro e se encaixar na rotina bombeiro militar.

Por fim, também não se esqueça de verificar se o ACVB do local onde você mora ou trabalha está com a validade em dia, evitando prejuízos e acidentes.