controle de acesso

Veja as principais tecnologias para controle de acesso

A cada dia que passa vemos o índice de violência crescer ainda mais, principalmente em centros urbanos, onde o grande fluxo de pessoas pode colocar em risco a segurança de um local, independente do fato de ser uma área comercial ou residencial, sendo necessário melhor controle de acesso.

Muitas empresas vêm investindo em equipamentos e pessoal para oferecer maior segurança a todos que circulam em suas dependências.

Com isso, muitas tecnologias avançadas têm surgido no mercado com a proposta de oferecerem soluções a esse problema.

É muito comum, ao entrarmos em locais, como condomínios comerciais, nos depararmos com um controle de acesso extremamente rígido, com sistema de monitoramento, provido de câmeras de segurança; catracas com controle de acesso biometrico ou com cartões, entre outras formas de garantir a segurança do local.

Como funciona o controle de acesso?

O sistema de controle de acesso tem a função de controlar o acesso a determinados locais que possuem o acesso restrito.

Ele administra o fluxo, de entradas e saídas, de diversas pessoas ao local, seja ele empresas, condomínios, salas específicas em instituições, entre outros. Esse sistema é capaz de gerar relatórios.

Atualmente, no mercado, é possível encontrar diversos tipos de sistemas para controle de acesso. Dentre estes podemos destacar:

  • Controle de acesso linear;
  • Biométrico;
  • Cartões por proximidade;
  • Teclados para senhas;
  • Leitor de código de barras;
  • Tags;
  • Entre outros.

Por que optar por um sistema de controle de acesso?

Antigamente, era muito comum encontrarmos, em diversos locais, sistemas de segurança baseados apenas em imagens obtidas por câmeras de segurança e sons emitidos por diferentes modelos de alarme residencial ou comercial.

Entretanto, esses sistemas, com o passar do tempo e avanço da tecnologia, tornaram-se obsoletos e, às vezes, ineficazes.

Portanto, dispor de um sistema para controle de acesso é uma alternativa moderna e que, além do monitoramento dos acessos, pode trazer diversas vantagens aos locais onde for instalado.

Tendo em vista que o controle de acesso é um ponto essencial para a segurança de espaços, vemos que um grande diferencial desse sistema é que apenas pessoas autorizadas terão acesso ao local.

Principalmente em condomínios, o controle de acesso é benéfico, devido ao fato de que agiliza a entrada de condôminos cadastrados no sistema (funcionários e moradores).

Desse modo, como já mencionado, o sistema para controle de acesso permite que se monitore o fluxo de pessoas gerando relatórios.

Outro fator de segurança

Além dos aspectos levantados a respeito da segurança de locais com o controle de acesso, precisamos apontar que a manutenção predial também é fundamental.

Pode até não parecer, mas permite-se que as pessoas sintam-se seguras em seu interior.

Ademais, a aparência do local pode influenciar as pessoas de diversas formas. Por exemplo, se sua empresa possui uma boa aparência, há mais tendências de que seus clientes e parceiros tenham maior confiança nos serviços e/ou produtos oferecidos por ela.

Portanto, mantenha sempre a manutenção e a limpeza do local em dia, e se for preciso, contrate uma empresa de manutenção predial para a execução dos serviços de reparo.

Entenda suas necessidades

Ao entender o seu negócio, você poderá encontrar qual produto e/ou serviço melhor atende às necessidades deste, de modo que não haja problemas futuros, proveniente de uma má escolha.

Igualmente, é válido se informar sobre a qualidade dos produtos, se apresentam defeitos, se realmente cumprem o prometido, entre outras questões.