aluguel de equipamentos

Confira as vantagens do aluguel de equipamentos

É essencial minimizar custos dentre os procedimentos de uma obra. Neste sentido, contar com serviços de aluguel de equipamentos, como aluguel de Retroescavadeira, por exemplo, acaba sendo uma ótima alternativa para quem busca por economia.

Isso porque investir o capital da empresa na compra de equipamentos, normalmente de custo elevado, que depois ficarão em desuso, não é uma boa escolha, podendo significar perda de investimentos.

Partindo desse pressuposto, o aluguel de equipamentos se tornou uma febre no Brasil, uma vez que é muito mais vantajoso alugar o maquinário ao invés de comprá-lo.

Sendo assim, resolvemos fazer a criação de conteúdo com as principais vantagens do aluguel de equipamentos. Continue com a leitura a partir dos próximos tópicos.

Variedade de máquinas e equipamentos

Para quem busca por equipamentos a serem alugados, a principal questão é se a empresa ofertante possui quantidade e variedade suficientes de máquinas e equipamentos.

Assim como foi falado sobre a retroescavadeira, a facilidade e comodidade que aparelhos alugados proporcionam acabam sendo uma mão na roda para a equipe construtora.

Por isso, veja uma lista com os principais equipamentos alugados no setor:

  • Ferramentas elétricas;

  • Acessórios (brocas, discos de corte);

  • Andaimes;

  • Betoneiras e compactadores de solo;

  • Rocadeiras e lavadoras;

  • Enceradeiras;

  • Dentre outros.

Outros tipos de serviços, como a locação de serra circular também são bem procurados no setor da construção civil.

A grande vantagem, por sua vez, é inviabilizar a carga e descarga de materiais ao mesmo tempo em que diminui a mão de obra.

Menor investimento

O investimento para locação de equipamentos é abaixo ao exigido para a compra.

Neste caso, ao alugar máquinas, o capital direcionado é menor, fazendo com que os recursos das empresas fiquem livres para serem aplicados no que realmente interessa ao empreendedor.

Por meio da locação de maquinários, como a famigerada serra circular, o construtor contabiliza as despesas de forma individual, para cada obra ou empreitada, sem que seja necessário fazer dívidas ou financiamentos.

Perda de valor

Quando uma empresa aluga uma máquina, o ofertante tende a designar o melhor em tecnologia e qualidade de produção.

No caso da compra, as máquinas tendem a perder valor conforme o tempo passa.

A partir desse ponto de vista, quando uma empresa compra um transformador de energia, por exemplo, poucos anos depois esta terá de lidar com manutenção e, até mesmo, a troca da peça.

No caso do aluguel, a manutenção é inexistente, proporcionando ainda mais economia em longo prazo.

Reduz a mão de obra

Ao fazer locação de equipamentos é possível diminuir custos com a contratação de mão de obra que tenha qualificação.

O contrato de pessoal especializado para comandar as máquinas somente vai acontecer em um período limitado e específico acerca do processo de construção ou reforma.

Pois não será necessário possuir equipe de manutenção desses equipamentos.

Neste caso, voltamos a citar o exemplo dado acima, uma vez que, em caso de quebra, o conserto de transformador ficará por conta da empresa que o aluga e não por quem o usou.

Menos gastos com transporte, logística e armazenamento

Quem utilizar equipamentos alugados presencia a redução de custos com armazenamento, transporte e logística.

Isso porque a locação elimina o acúmulo de materiais ociosos.

Quando eles não forem mais precisos, basta entregá-los diretamente a empresa locadora.

Instituições especializadas na locação de aparelhos estão em quase todos os municípios, facilitando a logística para feitoria de uma obra, dispensando estrutura e custos adicionais com transporte de materiais de um lugar ao outro.

Além do mais, a disponibilidade para pronta-entrega, desde que planejado com antecedência.

É outro benefício da locação, pois para alugar não é preciso esperar prazos para expedição e entrega, e a obra não permanece parada à espera do equipamento.

Aumento da produtividade

Outra grande vantagem em alugar máquinas e ferramentas é o aumento da produtividade frente às atividades trabalhosas.

Materiais que apresentam um ótimo estado de conservação facilitam o dia a dia dos operadores, que não enfrentam problemas com falhas, erros e demais coisas que atrasam.

Neste sentido, o profissional terá muito mais tempo para trabalhar, aumentando, assim, a produtividade no dia a dia de trabalho.

Portanto, essas são todas as vantagens do aluguel de equipamentos.

Cabe destacar que o custo para alugar não seja maior ou igual a 60% do valor de aquisição da máquina ou equipamento do setor industrial.

Assim sendo, a melhor opção para economizar em sua obra é a locação!

Mas, lembre-se: na hora de contratar o serviço, nada melhor que entrar em contato com uma empresa que realmente ofereça as melhores condições.

Deste modo, o resultado da obra será o melhor possível.