Uniformes personalizados e suas variações

O uso de uniformes personalizados serve para fazer a identificação dos funcionários de uma determinada empresa, ou seja, servem para padronizar os colaboradores no ambiente de trabalho sendo, em muitas empresas, um item obrigatório.

Alguns exemplos de profissionais que sempre usam uniformes, são funcionários de construção civil, profissionais de trânsito, policiais, garçons, cozinheiros que usam aventais personalizados, frentistas, bombeiros, etc.

Além de identificar o funcionário, o uso de uniforme de trabalho também tem o objetivo de ser uma forma de melhorar a imagem da empresa, pois os clientes se sentem mais seguros quando são atendidos por profissionais uniformizados.

Isso demonstra segurança, higiene, como no caso do emprego de jalecos personalizados, e também a seriedade do negócio.

Fora os uniformes, muitos trabalhadores são obrigados a usar os equipamentos de proteção individual (EPI) que podem fazer parte da vestimenta também. Uniformes personalizados

Em suma, as principais vantagens oferecidas pelo uso de uniformes personalizados, como, por exemplo, um avental personalizado são:
  • reflete uma boa imagem da empresa;
  • é bom para o funcionário;
  • segurança;
  • passa clareza para o cliente.

Além de não precisar gastar dinheiro comprando roupas para usar no dia a dia indo trabalhar, o funcionário não perde tempo pensando no traje mais adequado para aquele dia.

O uso do uniforme também é uma forma de deixar todo mundo padronizado e assim não há diferenças que podem gerar segregação em uma empresa, como pode acontecer no caso alguém que não esteja tão bem vestido.

Para o cliente, o uso do uniforme por parte dos colaboradores facilita a identificação deles.

É muito constrangedor entrar num determinado local e não saber se aquela pessoa com a qual você está falando trabalha ou não ali.

Além disso, uma empresa com uniforme passa uma impressão melhor, além de respeito e confiança.

O uso do uniforme, como um jaleco branco, por exemplo, está diretamente ligado a fatores como higiene, respeito às regras, organização e segurança.

Por isso, eles são obrigatórios para profissionais de cargos e atividades, mas ainda que não sejam, você saberá que a vestimenta está de acordo com as funções e demandas de cada profissional.

Como fazer os uniformes para a sua empresa?

Existem diversas empresas que são especializadas no desenho e confecção de uniformes.

Como existe uma variedade de materiais, diversos modelos de jalecos, por exemplo, e de outras vestimentas, é preciso ficar atento a alguns detalhes.

O uniforme deve ter um bom caimento e ser ergonômico, não atrapalhando os movimentos de quem está usando-o.

O material usado em sua confecção precisa condizer com o clima do ambiente. No caso de funcionários que trabalham embaixo do sol quente, por exemplo, o uniforme deve feito de um tecido mais leve.

Já os funcionários que trabalham em locais de baixas temperaturas, como em câmaras frias, por exemplo, devem possuir uma vestimenta que suporta o frio.

Os uniformes podem ser personalizados com a estampa da marca, o slogan ou qualquer outro item da identidade visual do seu negócio.

Uso obrigatório de uniformes

Algumas empresas, principalmente as de grande porte, instauram a regra de que o uso do uniforme é obrigatório.

Isso acontece em segmentos corporativos, hospitalares, na hotelaria e para empresas operacionais.

Nesses casos, a empresa é obrigada a fornecer o uniforme, pois a lei não permite que os funcionários tenham que comprá-los.

Dessa forma, uma empresa tem autonomia para definir se essa vai ser uma regra do ambiente de trabalho.

Ao tornar o uso do uniforme como algo obrigatório, a empresa deve estabelecer uma política que orienta os funcionários a respeito do seu uso, inclusive sobre os cuidados que devem ser tomados com as peças.

É preciso deixar bem claro quais são as peças que fazem parte do uniforme, como ele deve ser ajeitado e se há necessidade de combinar com algum sapato específico, por exemplo.

Deve-se ressaltar que os funcionários não podem fazer nenhum tipo de modificação em seus uniformes, pois eles seguem um padrão já determinado pela empresa.

Não adianta um funcionário querer cortar uma calça, ou ajustar uma manga. Todos devem estar iguais, levando em consideração, obviamente, o tamanho de cada um.

As empresas devem se preocupar em escolher um fornecedor de confiança, que tenha um produto de qualidade para que os funcionários consigam aproveitar as peças por mais tempo.

Afinal, se a qualidade não for boa, com o uso diário, as peças não terão uma durabilidade satisfatória.