serviços elétricos

Tudo sobre serviços elétricos

Ao iniciar uma construção, seja ela residencial ou comercial, é importante já ter em mente uma das etapas mais importantes do projeto: os serviços elétricos.

Um sistema elétrico perfeitamente planejado será responsável pelo fornecimento de energia para iluminação e utilização dos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.

Para executar o serviço de maneira segura e funcional, portanto, é essencial contratar um bom eletricista.

Além disso, essa contratação pode ser feita por meio de uma empresa especializada nesse assunto, pois ela poderá fazer o planejamento e a execução do serviço, mas também é possível contratar um bom profissional de maneira independente, caso o projeto tenha sido elaborado pelo projeto de design de interiores, por exemplo.

Como contratar um serviço de instalações elétricas?

Uma das possibilidades de contratação do serviço de instalações é por meio de uma empresa que tem especialização na execução desses serviços.

Além disso, a outra opção é contratar um profissional independente por meio de um Contrato prestação de serviço eletricista. Existem aspectos a serem observados em ambos os modelos.

Ao contratar um profissional independente é preciso ficar atento à qualificação do eletricista. Peça o registro profissional, e fuja dos chamados faz-tudo, que costumam ser pessoas sem qualificação formal.

Certifique-se, portanto, de que ele execute o trabalho seguindo as recomendações da Norma Técnica NBR-5410, da ABNT, que rege as instalações elétricas residenciais. Se o profissional não demonstrar conhecimentos sobre a norma, não o contrate!

Portanto, ao cotar uma prestação de serviços deste tipo, tenha em mente que o orçamento é gratuito e o profissional não deve executar nenhuma ação sem a autorização expressa para início do trabalho.

Realizando cotações

Faça cotações com diferentes profissionais, mas mantenha em mente que o preço não deve ser o único critério para escolha do profissional.

Como dito anteriormente, existem profissionais sem qualificação, que farão o serviço por valores muito menores que os encontrados no mercado, mas uma instalação eletrica é algo que pode apresentar enorme perigo, portanto não deve ser alvo de corte de gastos na obra, pois os riscos não valem a pena.

Outro ponto de atenção ao contratar um eletricista é verificar se os equipamentos e materiais usados têm selo do fabricante e certificação do Inmetro.

As peças têm a possibilidade de compra pelo próprio contratante para garantir sua idoneidade. Peça as especificações ao eletricista e compre você mesmo, com isso também é possível garantir uma economia.

É possível encontrar bons profissionais tanto a partir de buscas na internet quanto de recomendações com pessoas conhecidas.

Em ambos os casos, busque por referências completas, e na hora em que o eletricista estiver fazendo o orçamento faça muitas perguntas, tirando todas as suas dúvidas para não haver problemas.

A outra opção é a contratação de Empresas de Instalações Elétricas Prediais, que serão responsáveis por todas as etapas da instalação elétrica, desde o planejamento até a execução.

Que itens precisam de observação?

Durante a execução de procedimentos ligados à instalações elétricas, é preciso levar em conta a segurança do profissional que está executando os serviços.

Existem  normas regulamentares (NRs) que estabelecem a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs), compostos por itens utilizados pelo eletricista, tais quais:

Assim, todas as medidas tomadas devem adotar processos visando o controle de risco elétrico, mediante análise de risco para garantir a segurança do trabalho.

Para garantir a segurança de todos os profissionais, é preciso que todo o trabalho seja executado com base em um planejamento prévio, que preveja não apenas o modo de execução das tarefas, como  a maneira mais segura de fazê-las.

Todos os trabalhadores que atuem com sistema elétrico devem receber treinamentos específicos sobre os riscos e prevenção de acidentes na atuação com energia elétrica, bem como passar frequentemente por reciclagens.

O projeto elétrico de uma construção é um dos itens fundamentais, pois será o responsável por garantir funcionalidade para os ambientes.

Para ter as demandas nesse quesito é imprescindível contar com a atuação de profissionais ou empresas que atuem observando todos os procedimentos de segurança necessários.