Taxa de juros Selic – Conceito e definição

Taxa de juros Selic – Conceito e definição

Investidor ou não, provavelmente você já ouviu falar no termo taxa de juros Selic. Saiba um pouco mais sobre este indicador que é diretamente ligado a economia do nosso país.

    Definição da Selic

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que foi criada  em 1979 com o objetivo de tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos pelo Banco Central e pela Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto).

O Selic é um sistema eletrônico que permite a atualização diária das posições das instituições financeiras, assegurando maior controle sobre as reservas bancárias. Além disso, a Selic identifica também a taxa de juros que reflete a média de remuneração dos títulos federais negociados com os bancos. A Selic é considerada a taxa básica porque é usada em operações entre bancos e, por isso, tem influência sobre os juros de toda a economia.

    Conceito da taxa de joros Selic

A taxa de juros Selic é a taxa apurada no Selic, definida nas reuniões mensais do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), sendo o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter a inflação sob controle.

dinheiro moedas Taxa de juros Selic   Conceito e definiçãoQuando os juros caem muito, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais, e este aumento da demanda pode pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada para atender esse maior consumo. Por outro lado, quando os juros sobem, a autoridade monetária inibe o consumo e investimento, a economia desacelera e você evita que os preços subam.

Além disso, redução da taxa básica de juros (Selic) o BC também diminui a atratividade das aplicações em títulos da dívida pública como CDI , e assim começa a “sobrar” um pouco mais de dinheiro no mercado financeiro para viabilizar investimentos que tenham risco e retorno maior que o pago pelo governo.  É por isso que os empresários e investidores pedem corte nas taxas, para viabilizar investimentos e incentivar a migração de recursos da renda fixa para a Bolsa de Valores.

Em um cenário normal, é também por esse motivo que as Bolsas nos Estados Unidos sobem ao menor sinal do Federal Reserve (BC dos EUA) de que os juros possam cair.  Já quando o juro sobe, acontece o inverso, o investimento em dívida atrai o dinheiro que serviria para financiar o setor produtivo e os recursos migram dos projetos e das bolsas de valores para a renda fixa.

    Metodologia e fórmula de cálculo

A taxa de juros selic é obtida ao calcular a taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia,  de acordo com a seguinte fórmula:

 

6f981d55605e27ffb7b7d18ec6d2da22 Taxa de juros Selic   Conceito e definiçãoonde,

Quer aprender a investir na bolsa? A forma mais rápida é através do Curso Online como Investir na Bolsa. Por apenas R$ 40,00, sem mensalidades, você aprende todo o básico necessário para começar a comprar e vender ações. Acesse já!

Lj: fator diário correspondente à taxa da j-ésima operação;

Vj: valor financeiro correspondente à taxa da j-ésima operação;

n: número de operações que compõem a amostra.

A amostra é constituída excluindo-se do universo as operações atípicas, assim consideradas:

- no caso de distribuição simétrica: 2,5% das operações com os maiores fatores diários e 2,5% das operações com os menores fatores diários;

- no caso de distribuição assimétrica positiva: 5% das operações com os maiores fatores diários;

- no caso de distribuição assimétrica negativa: 5% das operações com os menores fatores diários.

O cálculo é feito diretamente pelo sistema Selic após o encerramento das operações, em processo noturno.

Para saber mais, leia também o artigo: Significado das taxas CDI e Selic

  Ficha Técnica
  Curso: Aprenda a Investir na Bolsa de Valores
  Empresa: Cursos24Horas
  Valor: R$ 40,00
  Horas: 40 horas aula
  Certificado: Sim

  3 comments for “Taxa de juros Selic – Conceito e definição

  1. suzana
    2 de junho de 2010 at 23:35
    Muito bom.

    Me ajudou muito.

  2. Jessica
    17 de junho de 2010 at 1:47
    Excelente a explicação. Ajudou muito em meus estudos, obrigada.
  3. Jéssica Silvia
    21 de junho de 2012 at 18:58
    OBRIGADOOOOO ME AJUDOU MUITO NA FACULDADE PQ EU NÃO ENTENDO NADA Q O PROFESSOR FALA !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *