Para fazer login "Clique Aqui"

You can change this text in the options panel in the admin

There are tons of ways to configure Magazine Premium... The possibilities are endless!

Member Login
Lost your password?

Significado das taxas CDI e Selic

Significado das taxas Selic e CDI

Para saber mais, leia também os artigos: Taxa de juros Selic – Conceito e definição / Taxa CDI – Conceito e definição

Um fundo DI acompanha a rentabilidade do CDI, certo? Entretanto, ao analisar a carteira de um destes fundos, o que se encontra, muitas vezes, são títulos públicos federais. Os títulos, por sua vez, costumam ter como indexador a Selic diária, que é diferente da Selic meta.  Preparamos um pequeno texto para que você possa entender significado destes termos.

A taxa básica de juros da economia brasileira, definida nas reuniões mensais do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), é conhecida como Selic meta. Nesta reuniões, os membros do Copom discutem uma série de fatores que afetam a economia, a fim de estabelecer qual será a taxa básica daquele período.

Dentre os fatores examinados com o objetivo de cumprir a meta de inflação para o ano, é levado em conta:mercado de acoes 300x217 Significado das taxas CDI e Selic

  • Expectativas de inflação;
  • Taxas de juros dos países desenvolvidos;
  • preços do petróleo;
  • Preço e commodities como a soja;
  • Índice Geral de Preços Médios (IGPM);
  • Índice de desemprego do país;
  • Volume de crédito e inadimplência.

A Selic diária, entretanto, é um pouco diferente dos juros estabelecidos pelo Copom. Divulgada pelo próprio Banco Central (BC), ela é uma taxa média das operações com títulos públicos no dia. Estas negociações são registradas no Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), que dá origem ao nome da taxa.

Quer aprender a investir na bolsa? A forma mais rápida é através do Curso Online como Investir na Bolsa. Por apenas R$ 40,00, sem mensalidades, você aprende todo o básico necessário para começar a comprar e vender ações. Acesse já!

Um dos fatores que pode influenciar a taxa diária é a liquidez do mercado pois quanto mais dinheiro há em circulação, maior a procura por títulos públicos federais e, portanto, menor a taxa oferecida pelo BC.  Se a taxa diária começa a escapar muito da meta estabelecida pelo Copom, o BC atua no mercado e tenta trazê-la de volta, assim como faz com o controle de moedas estrangeiras.  Confira a tabela de juros selic com dados desde 1995 no site da receita federal.

A relação entre Selic e CDI:

Os movimentos da Selic interferem nas mais diversas aplicações financeiras. Alguns dos investimentos mais populares, como os fundos DI, têm como referência ( benchmark ) o CDI (Certificados de Depósito Interfinanceiro), que, por sua vez, tende a acompanhar a taxa básica de juros.  O CDI é o instrumento com que as tesourarias dos bancos negociam recursos de curto prazo, mas funciona também como indexador.  A média das taxas negociadas entre os bancos é calculada diariamente e usada como referência para aplicações financeiras.

As taxas Selic e do CDI tendem a ser muito próximas e por isso, um fundo DI ou de renda fixa, que tem como objetivo acompanhar o CDI, costuma ter títulos públicos federais indexados à taxa básica de juros em suas carteiras.  O CDI é como se fosse uma taxa espelho da Selic, mas, enquanto um é estabelecido pelas negociações entre os bancos, a outra é definida pelas operações com títulos do governo.

  Ficha Técnica
  Curso: Aprenda a Investir na Bolsa de Valores
  Empresa: Cursos24Horas
  Valor: R$ 40,00
  Horas: 40 horas aula
  Certificado: Sim

Tags: , ,

One Response to Significado das taxas CDI e Selic

  1. DANILO on 12 de abril de 2010 at 15:20
    MUITO BOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*




Iniciantes