Significado das taxas CDI e Selic

Significado das taxas Selic e CDI

Para saber mais, leia também os artigos: Taxa de juros Selic – Conceito e definição / Taxa CDI – Conceito e definição

Um fundo DI acompanha a rentabilidade do CDI, certo? Entretanto, ao analisar a carteira de um destes fundos, o que se encontra, muitas vezes, são títulos públicos federais. Os títulos, por sua vez, costumam ter como indexador a Selic diária, que é diferente da Selic meta.  Preparamos um pequeno texto para que você possa entender significado destes termos.

A taxa básica de juros da economia brasileira, definida nas reuniões mensais do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), é conhecida como Selic meta. Nesta reuniões, os membros do Copom discutem uma série de fatores que afetam a economia, a fim de estabelecer qual será a taxa básica daquele período.

Dentre os fatores examinados com o objetivo de cumprir a meta de inflação para o ano, é levado em conta:mercado de acoes 300x217 Significado das taxas CDI e Selic

  • Expectativas de inflação;
  • Taxas de juros dos países desenvolvidos;
  • preços do petróleo;
  • Preço e commodities como a soja;
  • Índice Geral de Preços Médios (IGPM);
  • Índice de desemprego do país;
  • Volume de crédito e inadimplência.

A Selic diária, entretanto, é um pouco diferente dos juros estabelecidos pelo Copom. Divulgada pelo próprio Banco Central (BC), ela é uma taxa média das operações com títulos públicos no dia. Estas negociações são registradas no Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), que dá origem ao nome da taxa.

Quer aprender a investir na bolsa? A forma mais rápida é através do Curso Online como Investir na Bolsa. Por apenas R$ 40,00, sem mensalidades, você aprende todo o básico necessário para começar a comprar e vender ações. Acesse já!

Um dos fatores que pode influenciar a taxa diária é a liquidez do mercado pois quanto mais dinheiro há em circulação, maior a procura por títulos públicos federais e, portanto, menor a taxa oferecida pelo BC.  Se a taxa diária começa a escapar muito da meta estabelecida pelo Copom, o BC atua no mercado e tenta trazê-la de volta, assim como faz com o controle de moedas estrangeiras.  Confira a tabela de juros selic com dados desde 1995 no site da receita federal.

A relação entre Selic e CDI:

Os movimentos da Selic interferem nas mais diversas aplicações financeiras. Alguns dos investimentos mais populares, como os fundos DI, têm como referência ( benchmark ) o CDI (Certificados de Depósito Interfinanceiro), que, por sua vez, tende a acompanhar a taxa básica de juros.  O CDI é o instrumento com que as tesourarias dos bancos negociam recursos de curto prazo, mas funciona também como indexador.  A média das taxas negociadas entre os bancos é calculada diariamente e usada como referência para aplicações financeiras.

As taxas Selic e do CDI tendem a ser muito próximas e por isso, um fundo DI ou de renda fixa, que tem como objetivo acompanhar o CDI, costuma ter títulos públicos federais indexados à taxa básica de juros em suas carteiras.  O CDI é como se fosse uma taxa espelho da Selic, mas, enquanto um é estabelecido pelas negociações entre os bancos, a outra é definida pelas operações com títulos do governo.

  Ficha Técnica
  Curso: Aprenda a Investir na Bolsa de Valores
  Empresa: Cursos24Horas
  Valor: R$ 40,00
  Horas: 40 horas aula
  Certificado: Sim

  1 comment for “Significado das taxas CDI e Selic

  1. DANILO
    12 de abril de 2010 at 15:20
    MUITO BOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *