Serviços realizados por bombeiros

Os bombeiros visam salvar e preservar vidas em incêndios e acidentes, mas também há áreas de atuação mais burocráticas como a concessão de laudos e vistorias para funcionamento de estabelecimentos.

Há uma diferença entre a atuação do bombeiro civil e do bombeiro militar. Conheça a área de atuação de cada profissional:

Bombeiro civil

O bombeiro civil atua, principalmente, junto às empresas privadas para garantir a segurança das pessoas no local. Por possuir formação em socorrista, o profissional estará apto a prestar um primeiro atendimento em variadas situações de risco. Os principais locais em que esse profissional pode trabalhar são:

  • Shoppings;

  • Faculdades;

  • Hospitais;

  • Condomínios;

  • Empresas de diversos portes.

A formação do bombeiro civil é mais rápida e simples e abrange conteúdos como prevenção a incêndio, equipamentos de proteção individual (EPIs) e técnicas e teorias do fogo.

Bombeiro militar

Este profissional está habilitado para atender ocorrências como acidentes e incêndios. O bombeiro militar é um funcionário público que fica alocado em batalhões do Corpo de Bombeiros, esperando o chamado para atender a ocorrências.

Treinamento de bombeiro militar é feito a partir do ingresso do interessado na corporação, por meio de um concurso público, composto por várias etapas de admissão.

Há regiões do país em que o Corpo de Bombeiros não é militar e, nesses casos, a corporação é admitida pela Defesa Civil da região, que também acontece por meio de concurso público.

O programa de formação do bombeiro militar é extenso, durando cerca de dois anos. O curso inclui aulas de combate a incêndio, resgate em vias terrestres e aquáticas, primeiros socorros, entre outros.

Depois de realizada a formação geral, o bombeiro pode, ainda, se especializar em uma área específica de sua preferência.

Vistorias

Além da parte de salvamentos e combate a incêndios, os bombeiros militares também são responsáveis por vistorias em estabelecimentos residenciais e comerciais, atestando-lhes a condição de aptidão para funcionarem.

avcb bombeiros é um dos documentos que comprova que o estabelecimento tem condições seguras ao público. O AVCB é, na verdade, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. As condições que precisam ser cumpridas para ganharem o aval do Corpo de Bombeiros são:

  • Fácil acesso para bombeiros;

  • Facilidade de abandono em caso de pânico;

  • Equipamentos de combate a incêndio;

Antes de solicitar o laudo, é preciso que a empresa providencie o projeto de segurança contra incêndio e pânico e adote todas as medidas nele especificadas.

Quando todas as diretrizes estiverem em ordem, o Corpo de Bombeiros vai ao local e confere a condição do local, dando ou não o aval.

Uma vez concedido, o AVCB tem validade de cinco anos para empresas particulares e três para empresas com circulação de público externo. Depois de expirado esse tempo, será necessário fazer a Renovação de avcb, com nova vistoria.

Os bombeiros também podem atuar junto à segurança de instalações elétricas, fazendo recomendações, fiscalizando e atuando, em casos de acidentes.

Já para que as instalações elétricas sejam mais seguras, a Norma Brasileira que regulamenta instalações elétricas, a NB 5410, diz que é preciso instalar um dispositivo de proteção contra surtos, o chamado DPS.

Instalação de DPS serve para desviar os surtos de tensão na rede elétrica, ocasionados por raios. Esse procedimento é essencial para proteger residências e instalações comerciais. Outro sistema usado para captar e desviar correntes de raios é o SPDA, levando a descarga para o solo.

A norma que orienta a proteção contra descargas elétricas é determinada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT 5417.

De acordo com ela, estabelecimentos comerciais, indústrias, edificações com mais de 20 metros de altura e áreas com risco de explosão são obrigadas a adotarem o sistema de proteção.

A fiscalização da instalação eletrica de prédios é responsabilidade do Corpo de Bombeiros de cada localidade. A verificação dos sistemas de proteção faz parte dessa fiscalização também.

A instalação desses dois sistemas de proteção deve ser feita por empresas certificadas, com profissionais qualificados e com autorização de funcionamento emitida também pelo Corpo de Bombeiros.

Assim, os bombeiros são profissionais extremamente importantes para a sociedade, pois são eles que fazem a proteção da vida humana em diversas situações.

São esses profissionais que promovem desde a correta evacuação de um ambiente com princípio de incêndio até resgates de acidentes.

Também são os bombeiros que atuam de forma preventiva, na fiscalização de ambientes que devem atender às especificações de segurança estabelecidas.