Saiba mais sobre prevenção de riscos

Ambientes de trabalho que oferecem determinados riscos à vida e à saúde dos trabalhadores devem oferecer todos os recursos existentes para que a segurança seja uma prioridade e não fique de fora dos programas internos de forma a prevenir os riscos.

Dessa forma, é fundamental contar a elaboração de métodos e sistemas que tornem os locais de trabalho mais seguros e otimizados, evitando acidentes, lesões e até mesmo fatalidades.

Muitas empresas não sabem exatamente como realizar esse procedimento ou mesmo quais são os utensílios que podem ser utilizados para que os trabalhadores não estejam sujeitos a riscos que podem tirar suas vidas ou incapacitá-los de forma permanente.

No artigo que você acompanha a seguir, confira dicas valiosas para a elaboração de um programa eficiente de proteção conforme as condições ambientais e também saiba como é possível empregar diferentes acessórios na promoção de atividades qualitativas, corretas e seguras.

Programa de Prevenção

Para garantir que todas as medidas em prol da segurança e da preservação da integridade física dos trabalhadores estejam sendo tomadas conforme preveem as leis trabalhistas, é importante desenvolver o que é conhecido como Programa de Prevenção e Riscos Ambientais.

Abreviado como ppra, esse processo tem como finalidade fornecer, por meio de um estudo de avaliação preciso e profundo, a promoção de sistemas e o uso de aparelhos que otimizem a segurança e garantam a integridade física dos trabalhadores.

Esse processo coleta dados de:

  • Antecipação;
  • Reconhecimento;
  • Avaliação;
  • Controle de ocorrências.

Tudo isso para evitar que variados tipos de riscos ambientais possam afetar a saúde e a proteção dos trabalhadores que exercem determinadas tarefas.

Importância e elaboração

Elaboração de ppra, que se destina a empresas de diferentes segmentos, analisa todas as possibilidades de riscos oferecidos pela atividade em questão.

Sua realização é obrigatória em muitos casos, passível de uma multa em caso de não cumprimento. Por isso, a atualização do documento é uma exigência e deve ser fornecida periodicamente, o que pode mudar mediante fatores como número de funcionários, o porte da empresa e as atividades exercidas.

A execução do Ppra nr 9 tem base em uma norma regulamentadora que não pode ser negligenciada, pois isso poderia gerar prejuízos para os ciclos de produção e execução de tarefas como também sérios riscos de acidentes e lesões que podem ser muito perigosos e acarretar em estados de saúde grave aos trabalhadores.

Equipamentos de proteção

Para a realização correta e segura de uma grande gama de atividades de trabalho, é preciso que os colaboradores contem diariamente com acessórios que protejam todo o seu corpo.

O intuito é que os acessórios sejam colocados em locais que podem sofrer danos com a operação ou mesmo a vida, já que os sistemas de proteção são voltados para a preservação de sua integridade física e para evitar acidentes que podem chegar a ser fatais, como quedas.

Nesse contexto, o uso do Equipamento de Proteção Individual, também conhecido como epi, é uma recomendação para o bem-estar organizacional, como também uma obrigação trabalhista.

Toda empresa deve oferecer condições seguras de trabalho a seus funcionários, de forma que, em caso de atividades arriscadas e perigosas, o não oferecimento dos equipamentos de proteção pode gerar problemas legislativos.

Tipos de EPIs

Existem diferentes tipos de epis, como as botas de borracha, utilizadas para a proteção adequada dos pés quando eles podem acabar entrando em contato com superfícies ásperas ou produtos químicos. Elas são empregadas em muitos ambientes de trabalho, gerando mais segurança também na locomoção.

Além delas, os protetores auriculares e a luvas são também extremamente eficazes em diversos contextos.

Os óculos, por exemplo, protegem a audição e os ouvidos quando a altura do som no local de trabalho ultrapassa o limite de decibéis permitido pela legislação trabalhista.

As luvas, por sua vez, em especial a Luva resistente a corte, evitam lesões na área das mãos e fornecem benefícios como a produtividade mais precisa e a segurança contra acidentes. Elas podem ser encontradas em:

  • Abatedouros;
  • Indústrias alimentícia;
  • Manuseio de vidro;
  • Manuseio de lâminas;
  • Frigoríficos.

O mais importante é assegurar a qualidade do procedimento de prevenção e riscos ambientais, como dos produtos de proteção empregados em diversos segmentos.

Todo empreendedor deve ter uma atenção dobrada com esse aspecto, já que ele tem um impacto direto na promoção da qualidade de vida de seus colaboradores e no bem-estar organizacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *