Saiba como ter um ambiente seguro

Estabelecer de fato um ambiente seguro pode ser um grande desafio quando não há um bom planejamento e suporte profissional.

Isso se deve ao fato de que a proteção é determinada de acordo com diversos fatores e, por esse motivo, os recursos empregados estão cada vez mais diversos.

Há algumas opções que são consideradas mais tradicionais, por exemplo, um sistema de câmeras de segurança.

De fato, a instalação de cameras é um recurso aplicado há muitos anos, mas ao longo do tempo, alternativas mais avançadas continuam a surgir.

Trata-se de uma alternativa que pode ser vantajosa independentemente da aplicação, seja em prédios comerciais, condomínios ou residências.

A câmera propriamente dita consiste em um dispositivo pequeno, capaz de efetuar filmagens em diferentes ângulos, sendo assim,  entre as principais distinções dos modelos, é possível citar:

  • Capacidade de filmagem;
  • Qualidade das imagens;
  • Distância de captação;
  • Ângulos captados.

Entre os modelos, é possível citar o pinhole, dome e o infravermelho. O primeiro caso consiste em câmeras pequenas, que comumente são aplicadas em lugares em que não é indicado que a presença da filmagem seja notada.

Já o dome é um modelo circular e apesar de algumas alternativas serem vulneráveis, são mais discretas do que as com infravermelho que, por sua vez, são ideais para a detecção de movimentos em locais que não dispõem de muita luminosidade.

A metragem que o sensor alcança também deve ser analisada com cautela para a instalação, de forma geral, o alcance tem variação de 10 a 100 metros, tudo dependerá da área de instalação.

O ideal para espaços maiores, é em torno de 30 ou 50 metros, enquanto para ambientes menores, comumente de 10 a 20 metros já é um alcance satisfatório.

Além disso, é importante citar que muitas opções são favoráveis tanto para ambientes internos, quanto para externos.

Porém, é preciso estar atento ao tipo de resistência apresentada pelo equipamento, principalmente contra intempéries.

Os principais tipos de cofres

Quando se trata de segurança, o cofre também é um elemento muito procurado e, assim como as câmeras.

Diferentes modelos podem ser encontrados no mercado, que se distinguem essencialmente no que diz respeito ao grau de segurança e qualidade.

Para encontrar o modelo ideal, é preciso averiguar as principais exigências a serem atendidas, principalmente no que diz respeito aos recursos para evitar a violação.

No caso do cofre de segurança tipo mecânico, sua funcionalidade tem como principal característica o sistema manual.

Que conta com um disco com marcações numéricas ou uma fechadura, ou seja, é necessário que alguém tenha a chave ou o segredo para abri-lo.

Outros exemplos são os cofres eletrônicos e o embutido.

O eletrônico pode ser encontrado com senha digital ou na forma biométrica, sendo esse segundo caso ainda mais inviolável.

Pois o indivíduo é identificado por meio da digital ou da íris.

Já o embutido, é situado em buracos em paredes, apresentando maior discrição e segurança para as pessoas.

O uso das portas blindadas

Além de câmeras e cofres, contar com uma estrutura que também proporcione maior segurança é indispensável e por isso, se preocupar com a porta de entrada também é fundamental.

Neste caso, a procura por porta blindada preço acaba sendo alta, porém, é importante observar que há classes distintas de segurança oferecida por esses itens.

Por exemplo, a classe 1 corresponde ao nível mais baixo, em que a estrutura é ideal para resistir apenas ao ataque físico das pessoas, enquanto a partir da classe 2, as portas já são mais favoráveis contra a ação de elementos aplicados para arrombamento.

No caso da classe 6, que é a mais alta, o ideal é que além de atender a proteção dos tipos anteriores, também seja resistente a ferramentas de manipulação mais avançadas.

Além disso, por serem compostas por várias camadas com material de alta densidade, as portas blindadas promovem não apenas a segurança, como também um isolamento acústico mais favorável, com um abafamento satisfatório do som externo.

Conforme pode ser observado, a tecnologia favorece diferentes setores e não é diferente ao se tratar de segurança, uma vez que as opções mais avançadas são justamente aquelas que contam com recursos tecnológicos.

De qualquer forma, é indispensável que o produto de segurança adquirido seja o mais adequado para o local em questão, seja uma empresa ou residência, atendendo as necessidades do local e das pessoas de forma realmente satisfatória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *