lavanderia

Saiba como abrir sua lavanderia e entrar neste mercado

Uma lavanderia, é um espaço essencialmente operacional de uma empresa ou casa. Muitas vezes, esse espaço acaba sendo esquecido ou improvisado em outros cômodos de uma residência.

Porém, este espaço é muito utilizado em nosso cotidiano, por nós e pelos outros por tratar-se justamente da limpeza de nossos lares e vestimentas.

A desorganização desse espaço que também chamamos de área de serviço pode nos causar complicações e também atrasos no dia a dia. Por isso, prezar por uma empresa especializada por ser uma saída.

Por que ter uma lavanderia?

Esse arranjo ao qual se fala, trata-se de uma lavanderia planejada, desenvolvendo a arrumação de um local apropriado e também fazendo com que essa organização seja efetiva, para que se possa atender clientes.

Caso opte por mais de duas máquinas de lavar, é interessante escolher modelos que possam ser colocados um sobre o outro. A escolha por opções compactadas também ajudará na otimização do espaço.

A demanda dessa atividade cresce a cada dia, por conta do dia a dia corrido das pessoas e a necessidade crescente de se poupar tempo.

Por isso, a primeira dica é que esse trabalho também conte com a opção de lavanderia delivery, o que torna um diferencial de seu trabalho.

Facilitando ainda mais a vida dos clientes e, é claro, aumentando a demanda e cobrando um pequeno valor a mais pelo serviço de entrega.

Lembrando da importância de desenvolver um site, o mesmo tem que estar bem estruturado e atrativo para chamar atenção e responder as principais dúvidas de um cliente novo.

Conheça algumas dicas para abrir sua lavanderia

Com um investimento pequeno, já consegue se iniciar a atividade sem nenhum problema, o importante é que se comece sabendo das seguintes informações:

Como iniciar o negócio?

Você pode começar com um tanquinho de 15kg, sem nem mesmo ter a máquina que lava e seca roupas, desde que tenha um espaço externo para montar os varais e estender as roupas.

Porém, vale lembrar que com o tempo, é importante a aquisição do equipamento, pois em épocas chuvosas ele será muito útil em seu trabalho.

Organização é importante

A organização é essencial desde os primeiros passos da atividade, pois você irá tratar de várias roupas de diferentes clientes.

O que pode ocasionar uma confusão por entrega de roupas erradas, causando o desconforto e muitas vezes, a perda do freguês.

Conte com profissionais

Você pode contratar uma pessoa para te auxiliar, pois além da questão da entrega errada de roupas, existem aquelas peças que necessitam de mais cuidado do que outras.

Por serem de um tecido mais fino ou por uma alerta do cliente, por exemplo. A fim de manter a qualidade da peça após a lavagem.

Uso de ar condicionado

A Instalação de ar condicionado é uma opção de um conforto muito maior para sua rotina de trabalho. Dentre esses equipamentos, existe o split.

Um ar condicionado de janela que possui um sistema de refrigeração muito eficiente. O valor para instalar ar condicionado split é acessível e ele pode ser encontrado para venda em muitos grandes comércios.

Ofereça serviços de delivery

Como já dito, a atividade delivery te trará um grande diferencial e maior interesse dos clientes. Contribuindo com a fidelização deles, por exemplo.

Cuide da documentação

Existe a necessidade de legalizar o seu trabalho, entretanto essa exigência tornou-se de extrema facilidade. A maneira mais fácil, é tornando-se um microempreendedor individual, ou como é mais conhecido, pela sigla MEI.

Com esse cadastro, você irá pagar alguns impostos, que não são altos e terá o seu CNPJ aberto, ou seja, uma licença da prefeitura para atuar.

Além disso, com o pagamento do MEI você já estará contribuindo com o INSS e terá também uma série de outras vantagens.

A publicidade do negócio

A divulgação é muito importante para a efetivação do serviço, pois do contrário, seu trabalho se transformará numa iniciativa frustrada, tornando por fechar o negócio antes mesmo de começar.

Você pode iniciar divulgando pelas redes sociais, fazendo flyers e pedindo para as pessoas mais próximas de você compartilharem.

Além disso, há o “boca a boca” que é muito importante, pois você pode comentar com as pessoas de seu bairro, que conseguirão fácil acesso ao seu negócio.

O público-alvo

Saber do público-alvo é muito importante para a consumação do trabalho. Ele costuma ser composto de pessoas que trabalham fora a maior parte do dia, principalmente de classe média e que moram sozinhos.

Seguindo essas 8 dicas para organizar sua lavanderia profissionais, com certeza você obterá sucesso e prosperidade em seu negócio.