Use pastilhas na decoração do banheiro: tendência que está voltando com muito sucesso

Revestir superfícies com pastilhas não é algo novo. Na verdade, nos anos 50, seu uso era um sucesso.

Muitos arquitetos propunham o revestimento de fachadas com este material. Mas, anos depois, isso saiu de moda.

Agora, a decoração o resgatou e passou a empregá-lo de forma ampla nos interiores. Parece que esta tendência chegou com força total e promete dar cara nova a casa, da cozinha ao banheiro.

Aquiles Nicolas Kilaris e Tetriz Arquitetura e Interiores

Características das novas pastilhas para decoração de interiores

As pastilhas continuam sendo um material prático e versátil, fácil de aplicar e de limpar. Elas são impermeáveis – feitas em vidro, cerâmica ou outra matéria-prima -; por isso podem ser utilizadas em banheiros.

Karen Pisacane

São facilmente encontradas a venda no mercado, em diversas cores, texturas, formatos e estilos diferentes.

Carolina Ouro e Raduan Arquitetura

Sempre que empregadas em projetos de design de interiores, costumam de deixar os banheiros com visual mais atual, bonito e agradável.

O revestimento em tom suave dá sensação de um espaço mais bem iluminado e com uma aparência mais higiênica. Claro que esta percepção vai depender da combinação com outros materiais e as formas como o pastilhado foi explorado – levando em conta, principalmente, o tamanho das superfícies.

Iara Kilaris e Tetriz Arquitetura e Interiores

Imitações de pastilhas

Nas lojas de material para construção, os revestimentos em pastilhas costumam ser vistos com um preço bem elevado. Além disso, o valor de uma reforma para renovação de um imóvel antigo também é alto.

Por isso, muitas pessoas têm optado por soluções mais simples e baratas, como o uso de tintas ou adesivos – evitando, assim, o famoso “quebra-quebra” de pisos e paredes.

Karen Pisacane e Patricia Kolanian Pasquini

As pastilhas adesivadas ou os adesivos que imitam pastilhas já são uma realidade do mercado. Esta é a forma bastante fácil e rápida de inovar na decoração de um banheiro.

Os dois materiais contêm uma cola de excelente desempenho, aderindo bem às superfícies pintadas ou mesmo azulejadas. Também têm ótima resistência contra os raios ultravioletas e à umidade. Ou seja, perfeitos para os banheiros!

Conseil Brasil

Aplicação das pastilhas em decoração de banheiros

A escolha entre um ou outro modelo de pastilha vai depender de vários fatores. O primeiro é o gosto do proprietário do imóvel. O segundo é o estilo de proposta de decoração. Sem falar que cada ambiente requer um tipo mais adequado de pastilhado.

A variedade de opções é grande, assim como os critérios para a sua aplicação e cuidado – principalmente quanto aos rejuntes, algo difícil de lidar em banheiros.

Anna Paula Moraes , Pietro Terlizzi e Bianchi & Lima Arquitetura

O arquiteto deve estudar bem qual a área em que a pastilha deve ser instalada. Atualmente, as pessoas têm preferido cobrir, por completo, o piso e as paredes do ambiente.

Mas, quanto ao box do chuveiro, uma área extremamente úmida, essa questão deve ser melhor refletida. Isso porque o local pode apresentar muitos pontos de mofo; além de precisar de eventuais reparos no encanamento.

Semíramis Alice Arquitetura & Design

Não há dúvidas de que piso e paredes cobertas com pastilhas ficam mesmo bonitos. O problema, no caso dos banheiros, é que se for preciso consertar um registro, fazer manutenção num ralo ou mudar um ponto de luz, as emendas no revestimento podem ficar visíveis, comprometendo a estética do espaço.

Talvez seja o caso do arquiteto propor ao proprietário do imóvel um ‘mix’ de pastilhas e placas de azulejos.

A aplicação das pastilhas nas propostas de design de banheiros pode ser limitada à apenas um único detalhe. Talvez, por exemplo, marcando o fundo de um nicho embutido. Ou, quem sabe, formando uma moldura para um espelho bisotê. Formando um painel de fundo para a bacia sanitária com caixa acoplada. Algumas faixas ornamentais em nível superior ao tampo da pia. E até cobrindo uma bancada.

Carla Felippi

Efeito das pastilhas na decoração de banheiros

As pastilhas podem deixar a decoração do banheiro mais personalizada, seguindo tanto um estilo clássico quanto um moderno – o que tiver mais a ver com o gosto da família. Cores mais claras, como dito antes, mantém o aspecto do ambiente limpo e elegante. Com os tons neutros, é mais fácil obter uma harmonia visual.  Já com os tons coloridos, um cenário alegre. E com as peças brilhosas, um charme inigualável.

SP Estudio, Idealizzare Arquitetos e Moussi Arquitetura

Atualmente, pode-se ver à venda pastilhas com um design mais diferenciado. As espelhadas combinam muito bem com propostas modernas e minimalistas. Ainda existem as estampadas, as redondas, as largas e muitas outras – que são irreverentes e dão originalidade, sofisticação e glamour para a decoração da casa.

Gostou das ideias? Que tal usar as pastilhas para revestir o piso e as paredes de seu banheiro? Pode ficar incrível!

Estas dicas para usar pastilhas no banheiro foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *