acessibilidade

Meios de segurança e acessibilidade para empresas

Garantir um ambiente seguro e com acessibilidade, a princípio, pode parecer uma tarefa complicada, porém, com o apoio profissional certo, é possível contar com a composição adequada.

É interessante citar que a acessibilidade promove não apenas a integração das pessoas que têm algum tipo de condição impeditiva, como também reforça a autonomia e proteção na locomoção.

Entre os recursos que podem ser empregados, é possível citar a segurança eletrônica sp, em que meios eletrônicos são empregados para a proteção.

No entanto, com o avanço tecnológico, naturalmente, cada vez mais diferentes recursos surgem e uma das formas de categorização abrange as seguintes opções:

  • Controle de acesso;
  • Captação de imagens;
  • Monitoramento;
  • Alarme.

O controle de acesso consiste nos elementos que são instalados para a identificação e organização referente a entrada e saída de pessoas do local. Assim, é possível evitar que pessoas estranhas acessem e, consequentemente, que determinadas situações de risco possam ocorrer.

Já a captação de imagens é amplamente visada por meio de câmeras, que podem ser encontradas em diversos formatos, alcances e resoluções.

Já uma central de monitoramento também tem associação com as câmeras. Neste caso, porém, se trata especificamente do local em que as informações captadas são analisadas e onde medidas de segurança podem ser tomadas.

Por fim, o sistema de alarmes também tem grande importância e o mais comum é que ele conte com elementos de detecção, como sensores, para garantir que um sinal sonoro seja emitido quando uma situação de risco for detectada.

Esse modelo de segurança pode ser encontrado em diversos locais, seja em instituições públicas ou privadas.

Independentemente do local, é indispensável buscar por uma empresa de segurança de confiança para atender às especificações do projeto estabelecido e, de fato, tornar o ambiente mais seguro.

A importância do piso tátil

A procura por piso tátil preço é indispensável, pois se trata de um recurso que contribui de forma significativa ao se tratar de acessibilidade.

A característica de maior destaque está na superfície, além de ser um piso antiderrapante, é o contraste que apresenta em relação ao chão, tanto no que diz a cor, quanto os formatos específicos em alto relevo, que normalmente são circulares.

Os pisos táteis são constituídos de maneira padronizada e possibilitam que as pessoas com baixa visão ou cegas consigam se orientar em diversos espaços, principalmente nos públicos.

É uma alternativa que de certa forma promove a autonomia e segurança, por esse motivo, é possível encontrá-la em locais como estações de metrô, plataformas de ônibus, escadas, rampas, entre outras possibilidades.

A orientação ocorre por meio do contato da bengala utilizada por essas pessoas com os dois padrões de pisos existentes.

Enquanto um tipo tem o propósito de direcionar, com formas longilíneas por determinado local, o outro busca alertar, que é o que apresenta forma circular. Esse alerta é emitido, principalmente, em relação a existência de pontos de serviço, desníveis e obstáculos.

É fundamental que os empreendimentos se atentem às normas existentes, principalmente para atendê-las corretamente, como a NBR 9050, que aborda não apenas os padrões de dimensões, como também os lugares em que a aplicação é mais viável.

A aplicação de barra anti-pânico e da porta corta fogo

Ao procurar por barra antipânico preço, é indispensável ter cautela no modelo escolhido, principalmente por se tratar de um item de segurança.

A barra funciona, basicamente, como uma porta, sendo também chamada de barra de travamento e permite a abertura ágil em situações de emergência.

O ideal é que a instalação seja sempre no lado de dentro da rota estabelecida para fuga, já que por fora há possibilidade de que sejam instaladas fechaduras especiais.

No entanto, mesmo quando estejam trancadas, uma vez que a alavanca é pressionada ou empurrada, um mecanismo é acionado e resulta no destravamento da porta.

Já a porta corta fogo é um elemento capaz de impedir que o fogo se propague para outros locais, por esse motivo, sua estrutura suporta por um determinado período a exposição ao calor, que pode variar, sendo aproximadamente 90 minutos.

A manutenção periódica é indispensável para que o seu funcionamento não seja comprometido nem que coloque a vida das pessoas em risco devido a falhas no mecanismo.

Com os itens apresentados ao longo do texto, é possível estabelecer uma empresa mais segura e acessível para todos. No entanto, para que de fato esse resultado seja alcançado, é preciso atender as normas vigentes, além de garantir uma instalação correta.