Informações de consultoria para a sua empresa?

Abrir e administrar uma empresa não são tarefas fáceis, pois são muitas questões e assuntos para lidar e tratar, sendo muitas vezes necessário buscar ajuda de quem entende do assunto.

Por isso, sua empresa pode contratar uma assessoria industrial, que oferece um serviço de atendimento especializado em áreas específicas:

Como finanças, marketing, planejamento, legislação, processos, plano de negócios, recursos humanos, entre outros.

Trata-se de um atendimento em que um ou mais profissionais aplicam um diagnóstico da empresa em questão.

Identificam a demanda e apontam oportunidades de melhorias na gestão, ou seja, orientam sobre algumas soluções para alavancar o negócio.

Este tipo de assessoria é oferecido a uma organização societária, e para que esta consultoria seja bem sucedida é necessário ter noções básicas da sua empresa e do mercado.

Ter um objetivo claro e definido e estar disposto a oferecer dados e informações da sua empresa para o especialista.

Também é trabalho das assessorias analisar os problemas que seu negócio tem enfrentado e encontrar possíveis soluções para eles, ajudando, eventualmente, a empresa a implementar estes recursos.

consultoria deve entender a estratégia e os principais objetivos de uma empresa de consultoria digital, para que em seguida, possa analisar os dados e informações dos problemas enfrentados e propor soluções de acordo com a cultura do negócio em questão.

Lembrando que os consultores não tomarão o poder de decisão da empresa: este continuará sendo de responsabilidade do grupo societário do negócio.

Não é possível generalizar ou definir com certeza, mas podem-se elencar alguns dos principais erros cometidos na gestão industrial:

  •  Demanda de trabalho mal calculada;
  •  Informações confidenciais desorganizadas e soltas;
  •  Ausência de treinamento;
  •  Falta ou pouca manutenção de equipamentos;
  •  Colaboradores desqualificados para atuar como liderança;
  •  Logística fragmentada ou insuficiente para atender as demandas.

Como funciona uma consultoria

No geral, as consultorias funcionam da mesma forma: análise do problema e objetivos da empresa e apresentação de soluções e conselhos para a resolução destas questões.

Mas, não são apenas estes passos que definem o trabalho de uma assessoria.

Primeiro, o assessor precisa entender e conhecer para quem está prestando o serviço.

Cabe à empresa fazer um trabalho de integração com este consultor, contando um pouco da história.

Cultura e as principais tomadas de decisões que já foram feitas, para que o profissional entenda como a empresa age em momentos de crise ou não.

Vale lembrar que a contratação de uma assessoria industrial não é feita somente nos momentos em que a empresa estiver passando por problemas ou enfrentando algum tipo de crise.

A consultoria presta também serviços de “conselheiro” para as empresas, sejam elas pequenas ou grandes.

Por isso, durante a contratação do serviço de consultoria empresarial em guarulhos são feitas diversas reuniões com os clientes, para que o trabalho não seja feito de forma isolada.

É um trabalho de parceria entre a assessoria e a empresa. Geralmente, estes trabalhos são feitos durante meses e é essencial que se façam diversas reuniões neste período, para alinhar as ideias e o trabalho a ser feito.

Diversas informações serão solicitadas e relatórios precisarão ser feitos.

Posteriormente, a devida análise de dados e mensuração dessas informações deverão ser averiguadas para que soluções sejam elaboradas, revisadas e aprovadas.

O foco do trabalho da consultoria é o objetivo que a empresa quer alcançar e os consultores trabalharão a partir da realidade, visando algo no futuro.

Por isso, o resultado de uma consultoria muitas vezes somente será percebido com o decorrer do tempo.

Na maioria dos casos, os resultados continuam a surgir mesmo após o término dos serviços da assessoria.

É importante lembrar que, o consultor não é um “mágico”, como é visto muitas vezes ao ser contratado, em que as empresas já esperam mudanças do dia para a noite, por isso, se frustram com o trabalho da consultoria.

Contratar uma assessoria é trazer para dentro do seu negócio, experiência, conhecimentos e ajuda para tomadas de decisões e ações com maiores chances de sucesso.

Como saber se é hora de contratar uma consultoria

Em primeiro lugar, é preciso ter um objetivo e um motivo para contratar a assessoria.

Os consultores servem, muitas vezes, apenas como conselheiros de empresas, ajudando na tomada de decisões com apresentações fundamentadas da situação do seu negócio.

  • Para saber qual o momento certo para contratar uma assessoria industrial, devem ser levados em consideração alguns fatores, como:
  • A empresa e seus societários devem estar dispostos a receber o auxílio e as considerações de um profissional externo;
  • Ter disponibilidade de recursos;
  • Ter a real compreensão do trabalho da consultoria e possuir uma confiança na empresa de assessoria;
  • Analisar as competências necessárias para realizar o trabalho.

Por isso, deve-se identificar em qual momento a sua empresa está antes de contratar um serviço externo de consultoria.

Analisar as necessidades e objetivos que devem ser alcançados com este serviço e estar disposto a passar por mudanças.