Inbound Marketing: por que investir nessa estratégia?

O Inbound Marketing é cada vez mais adotado por empresas de variados portes e segmentos. Entenda por que a metodologia se tornou tão popular!

Entre as estratégias de marketing digital mais faladas atualmente está o Inbound Marketing. E não é à toa: essa é uma metodologia que tem o poder de posicionar o seu negócio como autoridade e trazer resultados a longo prazo.

Será que você não está perdendo tempo e dinheiro em apostar em estratégias tradicionais que frustram constantemente os resultados?

Continue com a leitura desse artigo e descubra os benefícios de apostar no Inbound Marketing!

O que é Inbound Marketing

Também conhecido como marketing de atração, essa é uma metodologia que tem como objetivo atrair leads altamente qualificados ao seu negócio. Para isso, ela usa de conteúdos que possam os ajudar a resolver problemas, ao invés de propagandas invasivas.

Com isso, o cliente vai até você e as chances de conversão são muito maiores. Além disso, o Inbound Marketing aposta em outras premissas, como profundo conhecimento dos seus clientes, automação de marketing e nutrição do lead até que ele esteja realmente pronto para compra.

Por que apostar no Inbound Marketing

1 – O consumidor mudou

É sabido que o perfil do consumidor mudou muito de uns anos para cá. E esse fato, por si só, já deveria fazer você repensar as suas estratégias de marketing.

Já se foi o tempo em que era eficaz “empurrar” ofertas para os clientes e usar comunicações invasivas e que interrompessem alguma atividade do usuário.

Hoje, o cliente é proativo e bem informado. Por isso, o poder de escolha está em suas mãos. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), com internautas que compraram algo online nos últimos 12 meses, descobriu que  dos entrevistados sempre pesquisam na internet antes de comprar em loja física. 47%

Outro levantamento,o The Shopper Story 2017, revelou que 79% dos consumidores brasileiros são omnishoppers e estão acostumados a utilizar ambientes online e offline durante a sua jornada de compra.

Nesse cenário, oferecer informações que realmente sejam valiosas para os clientes é o grande diferencial. Afinal, esse tipo de conteúdo tem o poder de ajudá-lo a tomar decisões e a resolver problemas.

2 – Processo de vendas mais ágil e eficaz

A grande dificuldade da maioria das empresas é ganhar mais poder de conversão sem precisar aumentar os custos para isso.

Com o Inbound Marketing, é possível atrair leads qualificados e entender em qual fase da jornada de compras eles estão. Tudo isso de forma automatizada e eficaz.

Assim, os contatos que chegam para a equipe de vendas já foram previamente trabalhados dentro de uma ferramenta de automação de marketing. Além disso, o vendedor será munido com uma série de informações sobre o lead que são extremamente valiosas para construir o argumento de vendas.

Dessa forma, o processo de vendas se torna muito mais otimizado e ágil. Aumentando o índice de fechamento e, inclusive, colaborando para maior lucratividade do negócio.

3 – Os resultados são a longo prazo

Uma das grandes vantagens em focar as suas estratégias de marketing digital em conteúdo de qualidade está no fato de que esse tipo de orientação permite conquistar autoridade.

Uma empresa que consegue relevância dentro de seu mercado passa a ser vista como referência no assunto. E, quando isso acontece, os resultados se tornam altamente qualificados e a longo prazo.

Tenha em mente que empresas com autoridade possuem verdadeiros fãs. Além disso, elas são procuradas toda vez que a necessidade do produto/ serviço surge. Afinal, você só tira dúvidas com quem considera realmente expert naquele assunto. E esse é um patamar desejado por todos!

Por onde começar?

Se você já está convencido de que o Inbound Marketing é o caminho para levar a sua empresa a próximo patamar, então está na hora de colocar os planos em prática!

Saiba que o Inbound Marketing precisa de um planejamento consistente para atingir todo o seu potencial. Bem como de frequência na produção de conteúdo e interação com os leads posteriormenote com a criação de workflows de emails personalizados, segundo a dor do lead, e automatizados.

Realizar todas essas tarefas sozinho costuma ser bastante difícil e complexo. Por isso, é fundamental que você conte com a expertise de uma agência de Inbound Marketing.

Assim, você terá o apoio de profissionais que entendem do assunto e que ajudarão a sua empresa a conquistar resultados extraordinários!

 

Texto publicado por WSI Consultoria