Entenda quais equipamentos de proteção são necessários em cada atividade

Os equipamentos de segurança não são, somente, uma forma para a empresa identificar seus trabalhadores, mas também são parte essencial dos processos de segurança, que garantem a integridade dos trabalhadores.

Apesar de muitas pessoas reclamarem que estes podem ser desconfortáveis ou feios esteticamente, é irrefutável que os diferentes tipos de epi melhoram, extremamente, o ambiente de trabalho para qualquer um.

A importância de um bom calçado

Quando falamos em equipamentos de segurança é justo começarmos falando pela parte inferior do corpo: os pés.

É dito que ferimentos ou alergias nessa parte do corpo prejudicam todo o resto, fazendo com que as pessoas percam sua estabilidade e o ato de andar se torne extremamente desconfortável.

A bota de segurança protege o trabalhador de diversos riscos, isso é um fato, mas é preciso tomar cuidado com essa peça.

Apesar de muitas vezes a empresa fornecer ao trabalhador seu uniforme, precisamos dizer aqui que devem ser usados somente no ambiente de trabalho.

As botas de segurança são capazes de suportar o impacto de quedas sobre os pés, como o caso de alguém derrubar materiais mais pesados.

Logo, acidentes como fraturas e quebra de dedos são evitados, totalmente, com o uso dessas botas.

Esses sapatos também devem dispor de solas de borracha, tanto para evitar acidentes relacionados a escorregões como também para serem capazes de isolar a eletricidade, evitando descargas elétricas pelo solo, por exemplo.

Além disso, as botinas não absorvem líquidos, então riscos de acidentes ou produtos químicos derramados sobre os pés, ficam nulos.

É responsabilidade de toda empresa fornecer essas botas aos seus trabalhadores, e dever dos trabalhadores garantir a integridade de seu uniforme.

Ao realizarmos uma pesquisa de mercado para saber o botina crival preço, pode ver que os preços dessa peça variam entre R$50,00 até os R$200,00, o par.

Por que se usam uniformes?

Há muitos debates sobre a utilização do uniforme dentro do ambiente trabalho, contudo, é importante dizermos que é uma parte importante para empresas, tanto para marketing quanto para segurança.

Hoje em dia, quase 100% das empresas de grande porte oferecem vestuário a seus funcionários.

Em geral, uma blusa e calça para uniforme, juntamente de botas de segurança e outros equipamentos, que dependerão da área em que se trabalha. Mas afinal, por que os uniformes são tão importantes?

Bom, precisamos primeiro falar que o impacto de um uniforme é tanto funcional quanto estético.

Funcional, pois os uniformes são criados com base nos parâmetros de uma empresa, podendo oferecer equipamentos especiais para seus trabalhadores com intuito de diminuir o risco de acidentes.

Estético, pois empresas consolidadas ao redor do mundo, uniformizam seus trabalhadores. Os uniformes também são uma boa forma de identificar os trabalhadores.

Uniformes bem utilizados podem fazer com que os clientes tenham uma boa imagem de uma empresa, gerando tanto admiração, quanto interesse em comprar ou solicitar os serviços desta.

É importante para o trabalhador estar sempre com seu uniforme higienizado e bem vestido, e também com seus equipamentos, como oculos de proteção, sempre em bom estado.

Sendo preferível evitar personalizações, como diminuição do tamanho das saias ou mudança no tecido das blusas.

Isso porque essas roupas, assim como vários outros equipamentos de segurança, são disponibilizadas por empresas de epi, que analisam a situação da empresa e configuram uma roupa que pode atender às necessidades desta.

O uniforme também melhora o ambiente de trabalho. Isso porque uniformes fazem com os funcionários sintam-se mais próximos e conectados com a empresa e também com seus companheiros.

Além disso, o sentimento de igualdade ao se verem todos da mesma forma, diminui a chance de conflitos dentro do ambiente de trabalho.

Outra coisa interessante, que podemos apontar, é que a comunicação visual interpreta os uniformes como uma das formas de marketing mais discretas que existe, e também mais antiga.

De certa forma, ter o nome da empresa estampado na camisa de uma pessoa, que se desloca pela cidade, propaga a imagem da empresa.

Para melhorar ainda mais, uniformes bem feitos podem fazer com que o público geral associe uma imagem mais profissional e integral.

Independe de onde e como se trabalha, ter um uniforme limpo e em perfeito estado não é, simplesmente, uma forma de ganhar mérito ou criar uma imagem para si, é uma obrigação do próprio trabalhador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *