Entenda o que é medicina do trabalho

Embora seja um tema cada vez mais recorrente, em especial nos processo de admissão empresariais, muitas pessoas ainda não sabem exatamente do que se trata a medicina do trabalho e qual a sua verdadeira importância para a segurança e a saúde dos colaboradores, bem como para o fornecimento de um serviço de qualidade e o desempenho saudável da equipe.

Por isso, reunimos algumas informações extremamente úteis sobre o assunto no artigo a seguir. Confira:

  • O que é medicina do trabalho?
  • Qual a sua importância?
  • Quais os profissionais envolvidos?
  • Onde atuam?
  • Quais os exames recorrentes?
  • Quem realiza esses serviços?

O que é medicina do trabalho?

Para que acidentes de trabalho sejam evitados e, também, para prevenir uma série de doenças às quais os colaboradores estão sujeitos em diferentes segmentos de produção e empresariais, um centro de medicina do trabalho visa avaliar a relação entre a saúde da equipe e as funções desempenhadas cotidianamente.

Além disso, um de seus objetivos é avaliar a conformidade com as normas reguladas de acordo com as previsões do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que devem ser obrigatoriamente seguidas pelas empresas.

Isso vai garantir que o trabalhador não esteja em risco ou que sua qualidade de vida não seja prejudicada pelo desempenho de suas atividades profissionais.

Qual sua importância?

Estar de acordo com a regulamentação que prevê os cuidados devidos com a saúde do trabalhador é uma maneira de garantir mais produtividade e, claro, mais bem-estar organizacional.

Isso sem falar que, se sujeito a riscos de trabalho, o profissional precisa receber uma série de recomendações e passar por avaliações médicas periódicas.

Dessa forma, ele vai ter sua vida assegurada e poderá contar com profissionais devidamente capacitados para instruí-lo de acordo com os riscos de sua atividade.

Sem essas medidas, é impossível garantir a qualidade de vida da equipe, o que pode custar muito caro para as empresas em muitos aspectos.

Profissionais envolvidos

Muitos médicos têm se especializado na área de medicina ocupacional, especialmente porque há, no setor, uma grande possibilidade de desenvolvimento profissional.

Vale lembrar que o médico do trabalho é muito mais do que um simples avaliador das condições físicas e mentais do profissional, pois ele possui conhecimentos específicos de Clínica Médica, por exemplo, bem como de Saúde Pública, o que possibilita que ele chegue a diagnósticos de forma mais precisa e possa instruir sobre programas de prevenção mais eficazes.

Mas não são apenas os médicos que devem estar atentos às medidas de segurança e proteção no ambiente de trabalho. Basicamente, os profissionais que atum em um centro medico do trabalho são:

  • Médicos do Trabalho;
  • Técnicos em Segurança do Trabalho;
  • Engenheiros de Segurança do Trabalho;
  • Fonoaudiologistas;
  • Fisioterapeutas;
  • Psicólogos.

O envolvimento de cada profissional é exigido de acordo com as características de cada ambiente e também de cada função desempenhada dentro da empresa, pois os colaboradores podem lidar com variadas situações de estresse e riscos à sua integridade física.

Onde atuam?

Existe uma série de aplicações profissionais na área da medicina do trabalho e elas podem estar presentes em distintos segmentos, tais como:

  • Rede pública;
  • Pesquisas de campo;
  • Empresas de engenharia;
  • órgãos de normalização;
  • Perícia médica;
  • Sindicatos;
  • Consultorias privadas;
  • Capacitação.

Exames recorrentes

O exame admissional de sangue é um dos mais importantes e também um dos primeiros a serem exigidos no processo de contratação de um trabalhador.

Isso porque as empresas precisam estar atentas à suas condições de saúde para realizarem o devido controle durante o período trabalhado, podendo, assim, avaliar os possíveis impactos de suas funções na sua qualidade de vida.

Outros tipos de exames podem ser exigidos pelo médico do trabalho de acordo com a função que será desempenhada e o cargo ocupado pelo trabalhador.

Além disso, existem recomendações especiais para cada tipo, como o exame sangue admissional jejum, que possibilita a eficácia da avaliação sanguínea. De nada adianta realizar os exames indicados se eles não forem conduzidos da maneira correta, não é mesmo?

Quem realiza esse tipo de serviço?

Como mencionado, os profissionais de segurança do trabalho podem estar presentes em diversas áreas que envolvem a saúde, mas também a manutenção dos espaços que oferecem riscos.

Por isso, uma gama de engenheiros, médicos e técnicos voltados para uma ação integrada no setor é oferecida pelas empresas de medicina do trabalho.

Essas empresas podem ser contratadas de forma a otimizar os procedimentos necessários para que haja uma contratação segura e conforme as leis trabalhistas.

Além disso, outros processos são importantes durante o desempenho das funções e as avaliações médicas devem ser feitas constantemente, de acordo com os riscos oferecidos.

Seja por meio de uma empresa de medicina do trabalho especializada no atendimento dos trabalhadores ou mesmo a partir de uma equipe interna, portanto, é indispensável oferecer as condições ideais de trabalho e assegurar que a saúde de cada membro das equipes não seja prejudicada pelas atividades desempenhadas no ambiente da empresa.