Diversão para as crianças: Confira opções incríveis de brinquedos

O desejo de brincar é natural da criança, pois se trata do processo de aprendizagem e socialização, responsáveis por exercitar as áreas cognitivas, estimulando a fala, o tato e até mesmo o crescimento.

Desta forma, planejar, com cuidado, o espaço de brincadeira das crianças é fundamental, uma vez que o ambiente precisa se adequar às condições necessárias de segurança e qualidade, principalmente, em se tratando dos brinquedos que o comporão.

Para desenvolver bem o projeto, é importante ter em vista algumas questões como: a faixa etária das crianças que utilizarão o espaço; se será necessário realizar alguma adaptação especial; Além disso, entender qual será a condição que o espaço será mantido interfere nas decisões de planejamento e do design.

Tenha em vista o orçamento que irá dispor na hora de escolher os brinquedos, mas disponha da criatividade para desenvolver seu projeto.

Invista na decoração do ambiente

A decoração do ambiente é fundamental, seja em um playground interno ou externo, a decoração chama a atenção da criançada, retirando a inibição e promovendo maior interação cognitiva. Mas lembre-se que a principal questão é promover atividades desafiadoras, sem esquecer-se da segurança das crianças no momento em que utilizarão os brinquedos.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) formulou um documento que tem o objetivo de orientar a segurança em brinquedos instalados em parques, playground e escolas. Trata-se da NBR 16071, que foi criada em 2012.

O conteúdo visa reduzir possíveis lesões de quedas, portanto quando o brinquedo for instalado, deve estar localizado em uma superfície de absorção de choque e impacto, preferencialmente reforçado com um tapete de composição borrachuda. De modo que o piso cause menor impacto na absorção da queda.

Além disso, os equipamentos devem possuir pontas arredondadas, diminuindo também o impacto de uma queda. Não se esqueça de que o chão deve ser nivelado para garantir maior segurança na circulação das crianças.

Quando for pensar nos brinquedos para parquinho infantil pense sempre na idade apropriada na escolha dos equipamentos. Quando se trata de um parquinho infantil de condomínio, por exemplo, é fundamental que este possa ser acessível a uma faixa etária grande.

Avaliar as idades esperadas é importante para pensar os níveis adequados de desafio – evidentemente as atividades devem estar dentro de limites aceitáveis de segurança. Vale ressaltar que o uso das rampas é imprescindível tanto para a criança com deficiência, quanto para as crianças que estão começando a andar sozinhas.

O local em que os brinquedos para parque infantil serão instalados, não deve ser muito pequeno. É claro que tudo vai depender da quantidade de brinquedos que você planeja colocar no ambiente, bem como o tamanho de cada equipamento.

Tenha o cuidado de deixar espaço para que as crianças possam circular. Tenha em mente um espaçamento de, no mínimo, 60 cm entre os brinquedos. Um ambiente arejado com luz solar é sempre uma ótima opção, o que não exclui que lugares cobertos também possam ser interessantes, afinal os dias de chuva são os mais entediantes para os pequenos.

Quais os tipos de playgrounds?

Existem dois tipos mais comuns de playgrounds: os de plástico e os de ferro. Eles são mais usados, uma vez que a temperatura do ambiente e a umidade podem modificar a qualidade do equipamento.

Há a fabrica de playground de plastico que pode ser encontrada com facilidade na internet. Esse tipo de material permite uma enorme variedade de brinquedos, com níveis de dureza e qualidade, assegurados pelos órgãos responsáveis.

Os playgrounds de plástico são perfeitos para locais com intensa exposição solar, condicionados à intempéries causadas pela chuva e a umidade, uma vez que são secos com facilidade seja pelo próprio sol ou por um pano de limpeza. Também são produzidos com cantos arredondados e geralmente dispensam o uso de parafusos, sendo permitido a utilização por crianças menores, até os 6 anos de idade.

Já os brinquedos para parque infantil de ferro são perfeitos para crianças maiores e em outro patamar de desenvolvimento. Nesse tipo de brinquedo, crianças a partir de 7 anos já podem fazer uso desses brinquedos. O ferro é o material mais clássico, suportando diferentes tipos de peso e bastante resiste às intempéries. Com tudo, paulatinamente o equipamento vai apresentando um desgaste seja o descascamento da pintura ou a ferrugem. Também ocupam mais espaço e são mais difíceis de montar.

As opções ainda não acabaram, confira os brinquedos de madeira para playground!

Os parques que utilizam a madeira precisam de manutenção periódica e detalhista, já que as farpas e lascas na madeira podem ferir as crianças. A madeira tratada é a melhor alternativa, uma vez que dura mais e não apodrece com facilidade. Sem contar que são muito bonitos – esteticamente falando, possuindo uma consistência maior do que os demais. Os brinquedos de madeira para playground oferecem um bom custo-benefício, podendo receber o acabamento conforme o seu gosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *