Diretrizes para montar uma cozinha industrial

Para se ter uma boa cozinha industrial, é necessário que ter previamente um projeto bom de como dá para montar e quais os investimentos necessários para sua criação.

Ela deve proporcionar uma dinâmica rápida, na hora do preparo dos alimentos, higiene e salubridade, funcionalidade e praticidade.

As cozinhas desse tipo, podem ser usadas em marmitarias, lanchonetes, hospitais, restaurantes, cafés, docerias, churrascarias, empresas de preparo de alimentos congelados, sorveterias, etc.

Assim, para cada tipo de estabelecimento, ela deve ser pensada de uma forma diferente, a que mais se adeque às demandas de produção.

A cozinha industrial demanda diversos cuidados em sua projeção, para que sua eficiência seja garantida.

O que é indispensável em uma cozinha industrial?

Os utensílios que irão compor a cozinha, devem ter qualidade garantida e eficiência, visto que, caso não contenha essas características, todo o processo de produção dos alimentos pode ser passível de comprometimento.

Assim, dá para levar até a geração de prejuízos, o que não é nada viável para um negócio em proporções industriais. A pia de cozinha é uma importante peça desse cômodo, portanto deve haver sua escolha.

A fabricação de tanques em aço inox para esse item é tem boas aplicações, visto que esse material confere grande durabilidade à pia.

As pias dá para encontrar nas mais varias formas e tamanhos, é fácil encontrar aquela que mais atenda as necessidades de seu empreendimento.

Outros objetos

Outro objeto importante para a cozinha industrial é o depurador de ar, é preferível que esse seja uma coifa de inox, dada a sua aplicabilidade muito eficiente.

A função desse item é sugar o ar que na cozinha, geralmente, fica denso devido às partículas de gordura que ficam dispostas pelo ambiente.

Pois, é durante o processo de fritura dos alimentos que a gordura dá para levar pela coifa e pelo ar. A coifa de parede é de fácil instalação.

A manutenção é muito importante nesse ambiente, pois proporciona maior vida útil aos seus componentes. Um elemento importante na estrutura da cozinha, é a caixa de gordura inox.

A otimização do ambiente e o negócio

Vale a pena investir em um produto de alta qualidade, visto que sai muito caro trocar toda uma rede de encanamentos de uma cozinha.

Pois a mão de obra do prestador de serviço de construção é cara, assim como os canos específicos para o uso em locais que tem exigências, como a cozinha industrial.

Os problemas de encanamento dá para ver em cozinhas em que há negligência do uso desse produto, portanto é importantíssimo tê-lo.

Sobre a organização da cozinha, vale sempre buscar a otimização dos espaços, a fim de não se sofrer com a falta de espaço, para a realização das atividades culinárias.

Por isso, é fundamental uma pesquisa em conjunto com um profissional, especializado nesse tipo de projeção, para se ter o melhor ambiente possível.

O tamanho precisa de estipulação, para que, assim, possa construir a estrutura ideal para o cômodo, levando em consideração a demanda de produção e o espaço disponível.

É fundamental que tenha uma área de:

  • Cozimento;
  • Higienização;
  • Confecção;
  • Embalagem;
  • Distribuição;
  • Recebimento de produtos;
  • Limpeza;
  • Armazenamento dos alimentos.

E demais utensílios utilizados na produção, de copa, de lixo, serviço abrigo para gás e áreas destinadas ao uso dos funcionários, como, vestiários, sanitários, escritórios e áreas de descanso.

O ambiente deve contar com visual clean, onde a cor branca prevaleça, não por estética, mas por conta de suas características de reflexão, já que o inox é material o qual dá para encontrar na cozinha.

Esta cor também proporciona mais fácil detecção de sujeiras, o que ajuda no processo de limpeza. A cozinha industrial, para ter um bom funcionamento, precisa previamente contar com um projeto de bom custo-benefício.

Feito por um profissional altamente qualificado. Depois basta executar o projeto e formar uma cozinha ideal.