Diretrizes para montar uma cozinha industrial

Para se ter uma boa cozinha industrial, é necessário que se faça previamente um projeto bem elaborado, de como ela deverá ser montada e quais os investimentos necessários para sua criação.

Ela deve proporcionar uma dinâmica rápida, na hora do preparo dos alimentos, higiene e salubridade, funcionalidade e praticidade.

As cozinhas desse tipo, podem ser usadas em marmitarias, lanchonetes, hospitais, restaurantes, cafés, docerias, churrascarias, empresas de preparo de alimentos congelados, sorveterias, etc.

Assim, para cada tipo de estabelecimento, ela deve ser pensada de uma forma diferente, a que mais se adeque às demandas de produção.

A cozinha industrial demanda diversos cuidados em sua projeção, para que sua eficiência seja garantida.

O que é indispensável em uma cozinha industrial?

Os utensílios que irão compor a cozinha, devem ter qualidade garantida e eficiência, visto que, caso não contenha essas características, todo o processo de produção dos alimentos poderá ser comprometido.

Levando assim, até a geração de prejuízos, o que não é nada viável para um negócio em proporções industriais. A pia de cozinha é uma importante peça desse cômodo, sendo assim, deve ser escolhida com cuidado.

A fabricação de tanques em aço inox para esse item é bem aplicada, visto que esse material confere grande durabilidade a pia e também é de fácil higienização.

As pias podem ser encontradas nas mais varias formas e tamanhos, é fácil encontrar aquela que mais atenda as necessidades de seu empreendimento.

Os preços variam muito de acordo com o fabricante, é recomendável que se adquira o produto daquele que tenha melhor reputação no mercado, de forma que a qualidade seja atendida.

Outro objeto importante para a cozinha industrial é o depurador de ar, é preferível que esse seja uma coifa de inox, dada a sua aplicabilidade muito eficiente.

E por ser confeccionada em um material bastante resistente. A função desse item, é sugar o ar que na cozinha, geralmente, fica denso devido às partículas de gordura que ficam dispostas pelo ambiente.

O seu uso garante um ambiente mais limpo e agradável para os funcionários. Ela deve ser instalada de preferência em cima do fogão.

Pois, é durante o processo de fritura dos alimentos que a gordura é levada pelo ar. A coifa de parede é de fácil instalação.

E é comumente fabricada com materiais de alta resistência, como o inox. Seu preço varia de acordo com o tamanho e marca do produto.

A manutenção é muito importante nesse ambiente, pois proporciona maior vida útil aos seus componentes. Um elemento importante na estrutura da cozinha, é a caixa de gordura inox.

Esta é instalada no encanamento, ajuda a preservar o encanamento e evitar possíveis entupimentos, decorrentes da presença de acúmulo de gordura nos canos na pia.

A otimização do ambiente e o negócio

Vale a pena investir em um produto de alta qualidade, visto que sai muito caro trocar toda uma rede de encanamentos de uma cozinha.

Pois a mão de obra do prestador de serviço de construção é cara, assim como os canos específicos para o uso em locais que tem exigências, como a cozinha industrial.

Os problemas de encanamento são comuns em cozinhas, em que são negligenciados o uso desse produto, portanto é importantíssimo tê-lo.

Sobre a organização da cozinha, vale sempre buscar a otimização dos espaços, a fim de não se sofrer com a falta de espaço, para a realização das atividades culinárias.

Por isso, é fundamental uma pesquisa em conjunto com um profissional, especializado nesse tipo de projeção, para se ter o melhor ambiente possível.

O tamanho deve ser bem estipulado, para que assim, se venha construir a estrutura ideal para o cômodo, levando-se em consideração a demanda de produção e o espaço disponível.

É fundamental que tenha uma área de:

  • Cozimento;
  • Higienização;
  • Confecção;
  • Embalagem;
  • Distribuição;
  • Recebimento de produtos;
  • Limpeza;
  • Armazenamento dos alimentos.

E demais utensílios utilizados na produção, de copa, de lixo, serviço abrigo para gás e áreas destinadas ao uso dos funcionários, como, vestiários, sanitários, escritórios e áreas de descanso.

O ambiente deve contar com visual clean, onde a cor branca prevaleça, não por estética, mas por conta de suas características de reflexão, dado que inox é material mais encontrado na cozinha.

Esta cor também proporciona mais fácil detecção de sujeiras, o que ajuda no processo de limpeza. A cozinha industrial, para ter um bom funcionamento, precisa previamente contar com um projeto de bom custo-benefício.

Feito por um profissional altamente qualificado. Depois basta executar o projeto e formar uma cozinha ideal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *