Dicas para investir em segurança empresarial

,Ter uma empresa demanda não apenas investimentos em seus negócios, mas também em toda a questão de segurança.

É importante ter em mente que este é um termo abrangente que pode servir para toda a proteção do trabalho, patrimonial, informações do local, equipamentos eletrônicos, vigilância, entre outras coisas.

Esses conceitos servem para proteger todos os ativos empresariais, ou seja, qualquer pessoa, material e informação que são valiosas para o negócio. Esses ativos são divididos em tangíveis (bens físicos, pessoas e imóveis) e intangíveis (marca, informações e princípios).

Dessa forma, a segurança serve para evitar que algo mal, possa acontecer a seus ativos, sejam eles físicos ou não. Os principais riscos que o seu negócio pode sofrer são:

  • Furtos de material e de propriedade intelectual;
  • Espionagem interna ou externa;
  • Incêndios;
  • Acidentes;
  • Contaminações;
  • Assaltos;
  • Sequestros.

Pensando nessas ameaças aos ativos da empresa, alguns elementos básicos de segurança são essenciais para garantir a proteção e bem estar de todos.

A importância das portarias para a segurança

Não dá para deixar que entre e saia quem quer, não é mesmo? As portarias são importantes para controlar o acesso para dentro da empresa. De modo que só as pessoas autorizadas podem entrar, além de deixar um registro de todos os que passaram por ali.

Embora seja mais comum contratar profissionais para fazer esse serviço, o custo pode ser, muitas vezes, um pouco alto. Pois é necessário pagar salário e vários outros encargos.

Uma das opções é investir em um sistema de portaria inteligente. Pois ela dispensa a necessidade de haver porteiros físicos, de forma que o visitante tem um contato direto com quem está lá dentro.

Em prédios residenciais isso tem se tornado bastante comum. Pois os que estão do lado de fora podem ligar no interfone do apartamento que quer visitar, só podendo entrar com a autorização do residente.

Já empresas, não é muito usual, mas não deixa de ser uma boa opção caso seja um escritório dentro de um prédio.

As portarias virtuais também é uma alternativa interessante desde que seu negócio não seja muito grande, pois isso dificulta o desempenho do equipamento. Ela funciona com sistemas de biometria, câmeras de segurança, botão de pânico e sistema de internet.

Evitando danos de causas naturais

Um dos pontos mais importantes a se pensar é a instalação de para raios. Parece óbvio, mas há quem se esqueça que este é um item básico.

Os raios podem causar danos como rachaduras, incêndios, perdas de equipamentos conectados à rede elétrica, ou até mesmo atingir pessoas.

Deve-se considerar que o Brasil é o país que mais tem incidência de raios no mundo, com cerca de 50 milhões registrados por ano. É muito, não?

É extremamente necessário seguir a Norma 5419/2015 do SPDA e do Corpo de Bombeiros, que diz que todos os prédios que tenham 30 metros de altura ou mais, contenham materiais inflamáveis e estruturas com mais de 25 metros têm a obrigação de ter um para raio.

Além desse dispositivo, também há dois procedimentos que ajudam a complementar a segurança do edifício: o aterramento.  Que direciona e dissipa a energia elétrica para o solo; e instalação de dispositivos de proteção contra surtos, que ao detectar tensões consegue desviar as correntes sobrecarregadas.

Equipamentos obrigatórios para segurança

Alguns elementos de segurança são obrigatórios em todas as empresas tanto para empresas industriais quantos para empresas de consultoria digital, pois eles são os que poderiam impedir qualquer tipo de emergência. Os equipamentos que servem para o combate de incêndio são:

  • Extintor de incêndio: pode ser de água, produto químico seco ou especial e gás carbônico, apresentando diferentes classificações. De modo que ele deve ser aplicado ao tipo de incêndio indicado. Precisa estar em um ponto estratégico e visível, fixado à parede
  • Mangueira para hidrante: com diversos tamanhos e larguras, podem ajudar a combater o fogo em edifícios. Não pode apresentar furos ou outros danos que possam prejudicar o seu desempenho
  • Bomba para hidrante: regula o fluxo e a pressão de água

Não apresentar esses equipamentos quando houver inspeção pode gerar multas elevadas. Além de dificultar a ação do Corpo de Bombeiros em caso de acidentes. Também é necessário que eles estejam dentro da validade, sendo necessário uma validação regular.

É imprescindível entrar em contato com empresas especializadas em equipamentos de segurança para instalar os dispositivos de maneira correta.