lanchonete

Detalhes que fazem a diferença na lanchonete

Abrir e manter uma lanchonete, assim como qualquer outro negócio, requer atenção a diversos fatores cruciais para a rentabilidade do negócio, como atendimento de exigências legais, estrutura, profissionais, equipamentos, análise de mercado, entre outros aspectos.

Muitas vezes, alguns detalhes aparentemente simples podem ser decisivos, como determinados equipamentos e até mesmo embalagens.

Por exemplo, no caso da cozinha, é preciso observar não apenas o layout para correta organização, como também os equipamentos e recursos necessários para uma estrutura completa, desde as instalações hidráulicas e elétricas, até mesmo uma melhor circulação de ar e das pessoas.

Já a disposição de equipamentos para o local de produção também deve ser calculada de forma cautelosa, em especial, para viabilizar um trabalho mais prático.

Entre os equipamentos, os itens empregados são específicos para cozinhas industriais. Afinal, a estrutura, a potência, entre outros fatores, são distintos e possibilitam atender demandas maiores com toda a qualidade necessária.

coifa lavadora, assim como o fogão industrial, estão entre os elementos mais utilizados.

A coifa é um item indispensável para a qualidade do ar, principalmente quando se leva em consideração que sua principal função é eliminar odores e gorduras por meio de jatos d’água que são liberados pelos bicos pulverizadores.

Além disso, podem apresentar as seguintes vantagens:

  • Equipamento de fácil manutenção;
  • Tratamento de ar satisfatório;
  • Item com proteção contra incêndio;
  • Captação e lavagem de ar no mesmo equipamento.

Naturalmente, para usufruir de todas as vantagens apresentadas, é preciso adquirir um equipamento de qualidade, que esteja de acordo com as normas necessárias e que também seja de um material que promova a durabilidade, como o aço inoxidável.

Ao escolher a coifa, também é preciso considerar as especificações do fogão, em especial, suas dimensões. Afinal, este item deve cobrir toda a sua área.

O fogão também deve ser  escolhido considerando diferentes fatores, pois se trata de um item com chamas potentes, apresentando agilidade no cozimento, além de ter uma estrutura mais rígida e resistente.

O uso do balcão refrigerado

O balcão refrigerado para frios, também chamado de expositor refrigerado, é ideal para lanchonetes, restaurantes, entre outros locais que almejam manter a temperatura ideal para os produtos e ao mesmo tempo, possibilitar que sejam identificados com facilidade pelos profissionais e clientes do local.

Por esse motivo, o balcão de frios tem grande importância, pois facilita também que o profissional possa ter acesso com maior facilidade de acordo com a escolha do cliente.

Comumente, esses itens contam com prateleiras para uma melhor organização dos itens, porém, assim como outros elementos a serem empregados, pode existir diferenças entre os modelos encontrados.

Uma das principais formas de distinguir os modelos consiste na divisão entre balcões verticais e horizontais.

No primeiro caso, o expositor tem forma e/ou acondicionamento semelhante a uma geladeira e é aplicado para bebidas, sendo possível encontrar alternativas com portas de vidro com um sistema muito prático para abrir e fechar.

Para os empreendedores que almejam alternativas mais espaçosas, é possível recorrer aos modelos de três ou de cinco portas, que comportam vários produtos de uma vez, sem perder a qualidade do resfriamento, o que é um fator muito importante.

Já os modelos horizontais são muito aplicados para alimentos e, em alguns casos, há compartimentos para itens congelados, principalmente nas opções que recebem o nome de ilhas com dupla ação, onde há uma maior liberdade de controle de temperatura, tanto para o resfriamento, quanto para o congelamento.

Características de embalagens para pastéis

Caso a lanchonete atue com a venda de pastéis, é indispensável avaliar qual será o tipo de embalagem para pastel que será utilizado, principalmente se também oferecer a opção de entrega.

Normalmente, para consumo na própria lanchonete, a opção mais escolhida é a de saco de papel, enquanto para entregas, as caixas de papelão são mais aplicadas.

De qualquer maneira, é fundamental que o empreendedor tenha consciência de que a forma escolhida terá impacto na impressão do cliente e na praticidade para o consumo.

Além disso, personalizar as embalagens também pode ser vantajoso para reforçar a imagem da marca.

Todos os elementos citados ao longo do texto podem ser decisivos para as lanchonetes e outros locais que atuam com o preparo e venda de diferentes pratos, afinal, podem influenciar tanto na produtividade e funcionalidade do espaço, quanto na mensagem transmitida para os clientes.

Por esse motivo, cabe a cada empreendedor ter cautela na escolha, instalação e uso de cada um deles.