Detalhes de segurança para a sua empresa

Na hora de montar uma empresa, deve-se pensar em diversas questões relacionadas a documentação, estrutura, funcionários, aluguel de espaço, entre outras coisas.

Todas elas acabam gerando gastos que fazem com que você tenha vontade de relativizar a necessidade de certos itens.

Uma coisa que não pode passar despercebido é o investimento com recursos de segurança.

Todo o seu trabalho prévio, e até mesmo os gastos com os outros pontos, podem ir por água abaixo se não for montado um esquema para garantir que todos estejam a salvo.

Em geral, as coisas que precisam ser garantidas pela segurança empresarial são:

  • Os funcionários;

  • O edifício;

  • As propriedades físicas;

  • A propriedade intelectual.

Para garantir que todas essas estejam a salvo, existem alguns passos primordiais a serem seguidos.

Evitando incêndios

Os incêndios podem acabar destruindo tanto o edifício, quanto as propriedades físicas e intelectuais e, ainda, causando danos à saúde dos funcionários.

Por conta disso, é necessário cuidar para que isso não aconteça e, se acontecer, seja possível resolver a situação o mais rápido possível para evitar a maior danificação.

Antes de tudo, o prédio necessita passar por um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Que irá verificar quais são as condições das instalações, se elas estão aptas para estar em funcionamento e se elas contam com os equipamentos básicos de prevenção contra incêndio.

O laudo apresentado pelo corpo de bombeiros possui validade, de forma que é preciso fazer uma renovação regularmente.

Isso está previsto pela legislação, de maneira que a não realização da vistoria e sua renovação acarretará em multas e, até mesmo, no fechamento do local até que toda a documentação esteja em dia.

Entre algumas das exigências para obter o laudo é a presença de extintores de incêndio, hidrante, mangueiras, porta corta-fogo, corrimão nas escadas e luz de emergência.

Uma questão interessante é que no caso do hidrante predial, ele deve não apenas estar na rua, mas também em cada um dos andares.

Localizado em uma espécie de caixa, no caso de emergências é possível utilizá-la sem grandes esforços.

Hoje, pode-se dizer que este é um recurso essencial para todo e qualquer tipo de ambiente, pois garante a segurança em cenários de risco.

É interessante que, quando feita a vistoria, os bombeiros montem um plano de evacuação de uma empresa e façam uma demonstração de como agir em caso de incêndio aos funcionários.

Assim, no caso de haver acidentes com fogo, todos saberão como seguir e qual a melhor maneira de evacuar a área sem entrar em pânico.

O Corpo de Bombeiros realizará um estudo avaliando todas as saídas possíveis e quais são as possibilidades de cenário de incêndio que podem acontecer.

É bem provável que, por conta disso, exista mais de um plano de evacuação. Todas os funcionários, ou pelo menos a grande maioria, deve passar por esse treinamento.

Invista em cursos especializados para os seus funcionários

Uma boa maneira de garantir que haverá um melhor combate aos danos à sua empresa é investindo em cursos para os seus funcionários, assim como uma empresa de comunicação investe em consultoria digital.

Isso pode parecer um custo a mais para o orçamento do seu negócio, mas, caso seja necessário colocar em prática os ensinamentos, você irá perceber que foi um ótimo investimento.

É possível organizar aulas de manuseio de equipamentos de combate a incêndios, por exemplo.

Existem diversos tipos de extintores e a maioria das pessoas não saberia dizer qual é o adequado para cada situação, de modo que um curso de brigada de incêndio pode acabar sendo muito útil.

Um curso de primeiros socorros também pode fazer toda a diferença.

O principal objetivo dele é realizar procedimentos variados nas pessoas que sofreram acidentes ou agravantes ocasionados por doenças.

Ele leva esse nome porque estes procedimentos são realizados antes da chegada da ambulância, com o intuito de manter a vítima segura e evitar o agravamento de seu estado antes que a ajuda profissional chegue.

Nas aulas de primeiros socorros serão ensinadas as melhores maneiras, por exemplo, de socorrer alguém no caso de incêndio.

As principais atitudes são, além de chamar os bombeiros, é evitar que as pessoas respirem fumaça, deitar a vítima no chão.

Verificar o batimento cardíaco e realizar os procedimentos necessários em caso de o corpo da vítima estar em chamas.

Ainda são ensinadas as maneiras corretas de fazer respiração boca a boca e massagem cardíaca tanto em adultos como em bebês e crianças.