Para fazer login "Clique Aqui"

You can change this text in the options panel in the admin

There are tons of ways to configure Magazine Premium... The possibilities are endless!

Member Login
Lost your password?

Definição de PIB e como calcular

Definição de PIB e como calcular

Mesmo que você não seja profissional do ramo financeiro, provavelmente já ouviu falar em PIB, PIB do Brasil, Produto Interno Bruto e coisas do tipo.  Para ajudar a quem está buscando informações mais profundas acerca do conceito de PIB, damos o conceito principal do PIB e as suas formas de cálculo.

O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Existem 3 tipos de PIB: Agrícola, industrial e de serviços.

Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário (insumos). Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.

    PIB nominal e PIB real

Quando se procura comparar ou analisar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes,ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, já o segundo é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo do Pib eliminando assim o efeito da inflação. Para avaliações mais consistentes, o mais indicado é o uso de seu valor real, que leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens, e não nas alterações de seus preços de mercado. Para isso, faz-se uso de um deflator (normalmente um índice de preços) que isola o crescimento real do produto daquele que se deu artificialmente devido ao aumento dos preços da economia.

    PIB e PIL

A diferença entre o produto interno bruto (PIB) e o produto interno líquido (PIL) traduz-se no valor das depreciações. Ao contrário do PIB, o PIL tem em conta o valor da depreciação do capital. PIL = PIB – depreciações

    investimento moeda 300x152 Definição de PIB e como calcular

    Fórmula para cálculos do PIB

A fórmula clássica para expressar o PIB de uma região é a seguinte:

forumla pib Definição de PIB e como calcular

Onde,

C é o consumo privado

Quer aprender a investir na bolsa? A forma mais rápida é através do Curso Online como Investir na Bolsa. Por apenas R$ 40,00, sem mensalidades, você aprende todo o básico necessário para começar a comprar e vender ações. Acesse já!

I é o total de investimentos realizados

G representa gastos governamentais

X é o volume de exportações

M é o volume de importações

Tendo I igual à formação bruta de capital fixo (FBCF) mais a variação nos estoques (?EST), temos:

forumla pib 2 Definição de PIB e como calcular

    PIB e PNB (produto nacional bruto)

O PIB difere do produto nacional bruto (PNB) basicamente pela renda líquida enviada ao exterior (RLEE): ela é desconsiderada no cálculo do PIB, e considerada no cálculo do PNB, inclusive porque o PNB é gerado a partir da soma do PIB mais entradas e saídas de capital. Esta renda representa a diferença entre recursos enviados ao exterior (pagamento de fatores de produção internacionais alocados no país) e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção que, sendo do país considerado, encontram-se em atividade em outros países. Assim (e simplificadamente), caso um país possua empresas atuando em outros países, mas proíba a instalação de transnacionais no seu território, terá uma renda líquida enviada ao exterior negativa. Pela fórmula:

PNB = PIB – RLEE

O país exemplificado terá um PNB maior que o PIB. No caso brasileiro, o PNB é menor que o PIB, uma vez que a RLEE é negativa (ou seja, envia-se mais recursos ao exterior do que se recebe).

PIB per capita

Os indicadores econômicos agregados (produto, renda, despesa) indicam os mesmos valores para a economia de forma absoluta. Dividindo-se esse valor pela população de um país, obtém-se um valor médio per capita:

forumla pib 3 Definição de PIB e como calcular

O valor per capita foi o primeiro indicador utilizado para analisar a qualidade de vida em um país. Países podem ter um PIB elevado por serem grandes e terem muitos habitantes, mas seu PIB per capita pode resultar baixo, já que a renda total é dividida por muitas pessoas, como é o caso da Índia ou da China.

Países como a Noruega e a Dinamarca exibem um PIB moderado, mas que é suficiente para assegurar uma excelente qualidade de vida a seus poucos milhões de habitantes.

Além do PIB, usam-se outros índices – que revelam o perfil da distribuição de renda de um país (tais como o coeficiente de Gini ou mesmo índices desenvolvidos pela sociologia, como o Índice de Desenvolvimento Humano) – para se obter uma avaliação mais precisa do bem-estar econômico desfrutado por uma população.

  Ficha Técnica
  Curso: Aprenda a Investir na Bolsa de Valores
  Empresa: Cursos24Horas
  Valor: R$ 40,00
  Horas: 40 horas aula
  Certificado: Sim

Tags: ,

One Response to Definição de PIB e como calcular

  1. Roberto on 3 de março de 2010 at 11:25
    O que é MICRONIA?

    Esse termo foi utilizado no livro: Introdução a Econômia – Paul Krugman e Robin Wells

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*




Iniciantes