músicas

Cursos que podem melhorar seu conhecimento sobre música

Diferentes estilos musicais marcaram diferentes épocas políticas, como as músicas com instrumentação acústica da década de 70, em que os artistas sofriam repressão militar.

Nesta época, os instrumentos elétricos não eram tão famosos como a guitarra e o baixo elétrico. A Ditadura Militar proibia canções e barrava suas divulgações e a vinculação na TV e na Rádio.

Muitos artistas, eram presos ou exilados apenas por conter letras que eram contra o regime militar e que cantavam músicas, que vinham com críticas camufladas em suas composições, como Cálice de Chico Buarque.

Através da faculdade de música, se pode aprender tanto a teoria da música em si, tal como a sua importância para a sociedade.

Tanto como ela, de certa forma, influenciou o modo de pensamento da geração da época, quanto o aprendizado em aulas práticas.

Como interpretação artística, aula de canto e os princípios básicos necessários, para fazer uma boa composição musical. Cursar faculdade de música é aprender a “ciência” por trás dela.

Segundo Aristóxono, a música é ao mesmo tempo ciência e arte. Aprender um novo instrumento pode aumentar sua disciplina, concentração e paciência!

Afinal, quais métodos utilizar para aprender música?

Com o avanço da tecnologia ficou mais fácil a iniciação ou aprimoramento na técnica de instrumentos, seja ele de corda, percussão ou sopro.

É muito fácil acompanhar as cifras pela internet em tempo real, com um músico já experiente, por exemplo.

O método é totalmente diferente do utilizado na década de 80 até os anos dois mil, quando se aprendia através das revistas com cifras.

Mas, mesmo com a ajuda das cifras na internet, pode haver certa dificuldade em aprender a tocar o instrumento.

Para aprender a tocar violão e tirar músicas

A ajuda de um professor em uma aula de violão – se esse for o seu instrumento escolhido – poderá ajudar a transformar a teoria das cifras em algumas notas musicais.

O instrutor irá te apresentar o fundamento das notas básicas naturais e suas harmonias, aprimorando ainda mais seu conhecimento sobre o instrumento de cordas.

Aula de violão preço, pode variar de acordo com a região ou quantas aulas realizará durante o mês. A média é de quatro aulas por cem reais.

Como aprender trompete?

De acordo com Claude Gordon: “tocar trompete não é mais difícil do que respirar profundamente”. Os instrumentos de sopro, além de disciplina e concentração, requerem muitos exercícios de respiração.

Gerando muitos movimentos repetitivos para o sistema respiratório. Quando inspiramos e exalamos, o pulmão está constantemente em movimento.

Sem contar as posições de mandíbulas para alcançar notas mais altas, que requerem ainda mais trabalho dos órgãos que compõe a caixa torácica.

Saiba o motivo de começar a tocar flauta

Quando se inicia em uma aula de flauta doce, por exemplo, um dos primeiros exercícios a ser praticado pelo aluno é aprender a respirar corretamente.

Partindo depois, para a respiração diafragmática ou profunda, técnica que aproveita melhor o ar usando todos os órgãos responsáveis pela respiração, distribuindo o ar oxigenado para todo o corpo por muito mais tempo.

Aprenda mais sobre o instrumento muito conhecido

A nossa voz também é um instrumento musical, cada ser tem um instrumento interno dentro de si. Uns nascem com um instrumento mais grave, outros mais agudos.

O famoso “dom da voz” conta muito, mas cada voz é uma identidade única, muitos artistas que transcenderam épocas tinham a identidade vocal muito forte.

Não é pelo fato de ser bonita ou feia, mas sim autêntica – mas, saiba que dá pra aprender a cantar, ou pelo menos deixar a voz mais harmoniosa e bem colocada.

Quando se é inexperiente e se inicia o curso de canto para iniciantes, aprende-se, a princípio, a teoria musical junto à práticas fonéticas e a apresentação das notas naturais.

Para depois, saber como trabalhar melhor o seu potencial e saber qual é o seu timbre de voz por exemplo.

A afinação, além de muitos exercícios em grupo, como corais de canto, também faz parte dessa prática de ensino e aprendizagem.

Conheça recursos que podem incrementar em sua capacitação para músicas

Antigamente, era muito mais difícil produzir um álbum musical pelos estúdios, seja pelo preço dos poucos estúdios que havia na época, seja pela falta de tecnologia e recursos.

Hoje em dia, tanto os cursos quanto a tecnologia, facilitam muito a gravação de álbuns, permitindo que produtores ou músicos possam equipar um estúdio em casa, conheça os cursos que possibilitam essa facilidade:

  • A escola de musica de produção musical, poderá fazer com que o aluno produza suas próprias faixas ou trabalhos de outros artistas. Através de softwares, as faixas de áudio podem ser manipuladas – cortada, estendida ou equalizada.;
  • Através de um curso de DJ, é possível aprender um pouco mais sobre o mundo música eletrônica. Além do curso melhorar o seu conhecimento musical, também ensina a manusear os vários botões de um pick-up, ensinando como mixar uma faixa e adentrar na discotecagem digital.