cursos

Cursos comuns que você não conhecia

O mercado é muito amplo, principalmente ao considerar que cada elemento possui suas particularidades, envolvendo o processo de fabricação, instalação e manutenção.

Sendo assim, há alguns cursos que muitas vezes acabam passando despercebidos, porém, são muito significativos para as respectivas áreas que atendem.

O que é o curso DEA?

curso de DEA (Desfibrilador Externo Automático) visa proporcionar o treinamento de pessoas, sejam elas leigas ou não, para efetuar o uso correto do aparelho de desfibrilação, independente da situação ou local em questão.

Nesse cenário, é interessante observar que problemas cardíacos são muito comuns, entre outras condições que resultam em morte súbita.

Dessa forma, cursos como esses, que visam auxiliar na reanimação cardiopulmonar, podem ser decisivos para salvar uma vida.

A carga horária pode variar de acordo com o local, assim como conteúdo programático.

No entanto, de forma geral, o curso abrange alguns dos seguintes temas:

  • Conceito da desfibrilação;
  • O aparelho;
  • Tipos de paradas cardíacas que são detectados por desfibrilador externo automático;
  • Aspectos clínicos importantes para o leigo;
  • Identificação da emergência;
  • Urgências traumáticas;
  • Avaliação inicial e do cenário;
  • Ressuscitação.

Existem instituições que oferecem complementos interessantes desse tipo de curso, com exercícios práticos, prevenção de acidentes, a importância do conhecimento da tarefa.

Noções de primeiros socorros, entre outras possibilidades que podem fazer muita diferença na hora de prestar atendimento uma pessoa.

Como funciona o curso de sobrevivência na selva?

curso de sobrevivência na selva pode estar ou não relacionado a uma profissão na qual a pessoa se forma, como comissários de bordo.

De qualquer maneira, é importante citar que comumente os locais que oferecem esse tipo de modalidade de curso, apresentam as descrições de valores, datas e carga horária meses antes da realização.

É um curso que visa apresentar técnicas essenciais e conceitos indispensáveis para que os alunos estejam preparados para lidar com um ambiente natural e que possui potencial hostil.

Entre os principais aprendizados, estão a criação e confecção do kit sobrevivência, formas de obter fogo, criação de abrigos e coleta e tratamento de água. Entre outros assuntos que podem ser abordados estão:

  • Psicologia e regras de sobrevivência;
  • Compreensão e utilização de bússolas;
  • Técnicas de sinalização de emergência;
  • Liderança e trabalho em equipe;
  • Deslocamento na mata;
  • Escolha de área para abrigos;
  • Alimentos de origem animal e vegetal.

Dentro dessa opção de curso, é possível encontrar locais que ofereçam níveis distintos para os alunos, como básico, intermediário e avançado.

Entre as principais diferenças, estão os locais onde o curso é realizado e alguns dos assuntos abordados.

Por exemplo, no caso do curso avançado os assuntos são vistos de uma perspectiva mais radical, com abordagem psicológica mais profunda, criação de armadilhas e lâminas de pedras.

É importante que os alunos não tenham problemas cardíacos e em boas condições físicas, principalmente ao considerar que diversas atividades exigem esforço físico.

De qualquer forma, é importante que o nível mais adequado para realizar o treinamento seja analisado e o aluno tenha conhecimento de que está em condições para realizar.

Sem dúvidas, é preciso observar que os ensinamentos deste curso podem contribuir com diversas áreas da vida das pessoas, até mesmo no quesito profissional para alguém que trabalha com consultoria digital.

Por exemplo, estar atento ao que está realmente acontecendo antes de tomar decisões, foco, explorar habilidades e apostar na versatilidade e aprender o real valor do trabalho em equipe e da motivação.

Basta olhar cada ensinamento de forma abrangente para potencializar o que foi realizado no curso de sobrevivência.

Outras pessoas e o ambiente empresarial podem ser influenciados de forma positiva, gerando até mesmo resultados mais eficazes.

Como são os cursos de limpeza de piscina?

O curso limpeza de piscina é outra modalidade comum, porém, pouco conhecida.

É preciso considerar que a água é um meio com grande potencial de doenças e é indispensável que as piscinas sejam corretamente higienizadas e passem por manutenções regulares.

Esse tipo de curso comumente vai além da limpeza de piscina que visa apenas retirar folhas, insetos, entre outros elementos que possam estar na água.

Afinal, também envolve técnicas e cuidados com produtos químicos, preservação do recurso hídrico, entre outros conhecimentos essenciais para atender piscinas de uso coletivo e residenciais.

Naturalmente, existem outros cursos que não têm grande destaque, porém, continuam sendo importantes para os setores que visam atender.

Neste cenário, é preciso considerar a importância de um profissional adequadamente capacitado, pois atualmente existem muitas possibilidades de capacitação, incluindo o ensino a distância.

É fundamental que os profissionais de cada área busquem a preparação para obter resultados eficazes e confiáveis por meio de seus serviços.